Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

como parar de procrastinar

Quem procrastina, deixa tudo para “depois”. Escrever as primeiras páginas da monografia da faculdade? Começar uma rotina saudável de exercícios? Ler aquele livro que está parado na estante? Fazer a declaração de imposto de renda? Depois.

Todas elas são tarefas importantes. E, quando você procrastina, quando deixa “para depois”, quando se convence de que terá mais tempo na próxima semana, a probabilidade das coisas simplesmente não saírem do papel são enormes. Você deixa de fazer e acaba perdendo oportunidades incríveis. Ou faz tudo de qualquer jeito, porque o prazo está apertado.

Que atire a primeira pedra quem nunca procrastinou, quem nunca decidiu ver mais um episódio da sua série favorita ao invés de fazer qualquer outra coisa que era realmente importante naquele momento. Isso é perfeitamente normal e nem sempre uma coisa ruim.

O problema está na repetição, quando o “amanhã” se torna “depois de amanhã” e então “na próxima semana”. O problema é quando a procrastinação começa a formar uma barreira entre você e as suas metas.

Que tipo de procrastinador(a) é você?

O primeiro passo é entender por que você procrastina. Tendemos a procrastinar, por exemplo, quando algo parece complicado demais para ser feito ou quando temos medo de não sermos bons o suficiente em alguma coisa.

Se a tarefa para difícil demais, se parece que demandará uma quantidade enorme de energia, passamos a adiar essa tarefa e, muitas vezes, ela simplesmente não sai do papel nunca.

Por outro lado, se é algo que nunca vivenciamos, se é uma experiência pela qual nunca passamos, criamos um medo irracional de não sermos bons o bastante, então adiamos ao máximo a sua execução por medo do fracasso.

Perfeccionistas também são excelentes procrastinadores. Eles nunca estão satisfeitos com o que fizeram e por isso adiam ao máximo a entrega de uma trabalho ou a conclusão de uma meta, na expectativa insana de que “ainda dá para melhorar”.

Se é uma tarefa que não gostamos de executar, também a adiamos ao máximo, porque é muito mais gostoso fazer o que nos deixa felizes, animados.

Analise o motivo pelo qual você vem procrastinando. É importante saber em qual categoria você se encaixa, para só assim conseguir implementar mudanças significativas na sua vida, a fim de se tornar mais realizadora e menos sonhadora.

Como parar de procrastinar: dicas práticas para parar de adiar as suas tarefas

Deixar de procrastinar é fácil? Não, não é. Você precisará de uma boa combinação de fatores, que envolvem: meta clara + força de vontade + mudança de hábitos + recompensa.

Crie metas S.M.A.R.T.

O primeiro passo é ter uma meta claraem mente. Lembre-se que objetivo e meta não são a mesma coisa. Sua meta precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal (saiba mais sobre metas S.M.A.R.T.), ou seja, você precisa saber o que quer, por que quer e quando quer.

Além de não definir com precisão o que deve ser feito, outro erro muito comum é querer fazer tudo de uma vez só. É assim que algo parece complicado demais e o procrastinar em você começa a adiar as coisas.

Pare de procrastinar criando microrresoluções

Por isso eu amo a ideia das microrresoluções propostas por Caroline L. Arnold em Pequenas atitudes, grandes mudanças. Elas funcionam por meio de uma mudança de hábitos. Ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só para desistir no meio do caminho, você deve estabelecer uma microrresolução de cada vez e praticá-la de maneira consistente até transformá-la em um hábito.

Desde que passei a implementar as microrresoluções na minha vida, aliadas com as minhas metas, consegui calar a maior parte da procrastinadora em mim.

Conheça a Técnica Pomodoro

Se você é uma viciada em procrastinação, também pode fazer valer algumas técnicas de produtividade, como o Técnica Pomodoro, que propõe a você que divida seus esforços em blocos de tempo. Pode ser útil para quem simplesmente não consegue se concentrar.

Organização é fundamental

Além disso, lembre-se que um realizador também é um bom planejador. Ele planeja seus horários, anota o que precisa ser feito, estabelece as prioridades e organiza seu tempo em blocos de tarefas.

Para isso, você pode usar um caderno, um bloco de folhas, uma agenda ou planner. O importante é se organizar e saber eleger as prioridades, definir o que de fato é mais importante ou urgente, para que essas atividades possam ser feitas primeiro, evitando assim a procrastinação.

dicas práticas de como parar de procrastinar

Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower, também conhecida como Matriz de gerenciamento do tempo, propõe a divisão de nossas tarefas em 4 quadrantes:

como parar de procrastinar matriz de eisenhower
  • importante e urgente (faça imediatamente)
  • importante e não urgente (decida quanto vai fazer)
  • não importante e urgente (delegue para outra pessoa)
  • não importante e não urgente (elimine)

Entenda a diferença entre tarefas importante, urgentes e circunstanciais.


Eu lancei recentemente um e-book com dicas que vão ajudar você a se organizar para parar de procrastinar e começar a tirar as suas metas do papel. Nele, você vai aprender o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas. Clique aqui e conheça o e-book.


⚠️ ⚠️ ⚠️ Atenção, procrastinador: perigo!

Se você é um procrastinador, fique longe:

  • do botão soneca;
  • do celular (ao menos enquanto trabalha nas suas metas);
  • da multitarefa;
  • do perfeccionismo.

Espero de coração que essas dicas ajudem você a parar de procrastinar e se transformar em alguém capaz de realizar todas as suas metas!

Se você gostou do conteúdo de hoje, comente e compartilhe! 🙂

Escreva um comentário

Seu comentário*