10 dicas para uma mudança organizada

DicasOrganização postado por Josy Souza em 15 de janeiro de 2017

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Voltei e, desta vez, trouxe um post que vai ajudar quem, assim como eu, está preparando uma mudança de casa.

Como vocês já sabem, além de trabalhar fora em dois empregos, sou mãe de um lindo e sapeca garotinho de 2 anos e 08 meses, por isso, na hora de realizar qualquer atividade, sempre preso pela organização e praticidade. E não foi diferente na hora de preparar minha mudança, sem falar que tive pouco tempo livre para organizar tudo!

Se você está prestes a passar por essa experiência, aproveite as dicas que separei! Tenho certeza que elas vão facilitar e muito a sua vida na casa nova!

PROGRAME-SE

A primeira providência que devemos tomar quando decidimos nos mudar é programar tudo, desde a data da mudança até a data para a ligação dos serviços fundamentais.

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-1

Quando se trata de serviços essências como água, luz, internet e telefone, devemos ter em mente que a “ligação” dos mesmos leva de 2 a 7 dias e deve ser agendada previamente. Por isso, ter em mente a data da mudança é essencial.

Outra providência que depende desta data é a escolha do tipo de mudança que você deseja fazer. Contratar uma empresa especializada pode poupar muito tempo e dor de cabeça, mas, em contrapartida, o valor pode ser bem salgado e pesar no bolso. Calcule tudo na ponta do lápis e pesquise muito antes de fechar o contrato.

Agora, se assim como eu vocês resolverem fazer tudo sozinhas (na minha cidade não existe nenhuma empresa que preste esse tipo de serviço), esse planejamento deve ser levado ainda mais a sério. A parte boa é que certamente vai ficar tudo mais em conta e você terá a oportunidade de ver e rever tudo que você tem guardado em casa.

AS LISTAS SERÃO SUAS MELHORES AMIGAS

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-2

Assim que soube que iríamos nos mudar, peguei um bloquinho e comecei a passar de cômodo em cômodo fazendo um verdadeiro inventário dos móveis e objetos que possuíamos e o que eu queria levar ou não para a casa nova. Isso facilita a nossa vida na hora de encaixotar tudo! Vai por mim!

DEIXE O PASSADO PARA TRÁS

Esse passo é fundamental! Antes de começar a empacotar tudo, pare e pense em tudo que você já não usa mais. Para quê você vai levar coisas sem utilidade, roupas que já não te servem mais, sapatos velhos e brinquedos quebrados para sua casa nova?

Além de diminuir a quantidade de objetos a serem guardados, esse desapego também vai abrir espaço para coisas novas e te deixar com a alma leve depois de doar tudo que ainda está em bom estado para a caridade.

Outra ideia bem bacana é fazer um bazar para vender as coisas que não usa mais e levantar uma graninha! O lixo de uns pode ser o tesouro de outro! Fica a dica!

ORGANIZE TODA A BAGUNÇA

Sabe aquela gaveta cheia de coisas aleatórias? Ou, no nosso caso, aquele cômodo nos fundos da casa onde a gente coloca tudo que não sabe onde colocar? Pois é! A hora da mudança é a hora perfeita para tirar tudo e ver o que realmente ainda tem serventia, o que não está no lugar certo ou o que definitivamente não deveria estar ali. Isso vale para o quartinho dos fundos, para as gavetas do guarda-roupa e até para armários da cozinha! Organize cada cantinho! Isso pode levar algum tempo mas o resultado é tranquilizador!

CHAME OS AMIGOS

Ninguém melhor para te ajudar com a mudança do que um bom grupo de amigos! Além de te ajudar a encaixotar tudo e carregar os móveis, os amigos normalmente abrem nossos olhos para aquilo que estamos levando sem a mínima necessidade! Ajuda nunca é demais!

CAIXAS E MAIS CAIXAS

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-3

A melhor forma de fazer uma mudança e não se descabelar na hora de desempacotar tudo é optar por caixas de papelão. De todas as formas e tamanhos, as caixas nos permitem setorizar objetos e facilita colocar tudo nos devidos lugares na casa nova!

Um bom lugar para conseguir muitas caixas é em supermercados e mercearias de bairro. Aqui na minha cidade, os supermercados disponibilizam as caixas vazias em um setor específico e não cobram nada por elas. Caso você não encontre no mercado aí perto da sua casa, vale a pena procurar em lojas de calçados ou em alguma empresa de reciclagem da sua cidade.

ETIQUETAR, EMBRULHAR, MARCAR

À medida que for empacotando seus pertences, faça do marcador permanente o seu companheiro inseparável! Crie suas próprias etiquetas e vá identificando o conteúdo de cada uma das caixas.

Outra dica super legal é você marcar as caixas que contêm coisas mais delicadas como vidro, líquidos que podem derramar e eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Isso vai auxiliar os carregadores e te salvar no caos.

Uma coisa que eu não poderia deixar de mencionar neste tópico é a importância de embrulhar os itens frágeis com jornal ou tecido mais grosso. Isso impedirá que suas louças, por exemplo, quebrem ao serem manuseadas dentro das caixas.

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-5

PRIORIZE OS ITENS MAIS FRÁGEIS

Se você tiver acesso ao lugar onde você vai morar, pode ser uma boa ideia levar antes da mudança aqueles itens mais frágeis que eu mencionei no tópico anterior. Louças, aparelhos de jantar, jogos de copos e taças, livros, eletroeletrônicos e bebidas merecem uma atenção especial.

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-4

No nosso caso, fomos levando as caixas com esses conteúdos para a casa nova a cada viagem de carro que fazíamos para resolver qualquer coisa por lá. Como já havíamos instalado os armários da cozinha e as estantes da sala, conseguimos organizar os livros, enfeites de decoração, adega e coisas de vidro nos seus devidos lugares. Além de evitar acidentes e prejuízos, isso já adiantou nosso trabalho de organizar tudo!

PERCORRA TODOS OS CÔMODOS

Na hora de finalmente começar a arrumar as coisas para a mudança, o jeito mais fácil que eu encontrei foi setorizar e ir encaixotando de cômodo em cômodo.

Sugiro que comece pela cozinha, local que possui mais itens para serem guardados, depois passe para os quartos, sala, escritório, banheiros e lavanderia.

Não se esqueça de reservar um tempinho para organizar papéis e documentos e jogar fora aquilo que já não tem mais utilidade.

MALA DE SOBREVIVÊNCIA

10-dicas-para-uma-mudanca-organizada-6

Sim! Uma mala com itens de uso imediato é essencial para sua paz de espírito durante e depois da mudança. Mas você deve estar se perguntando o que levar nesse “bote salva-vidas”, por isso, preparei uma listinha para ajudar você!

Para a mala

  • Uniforme (para quem usa no trabalho)
  • 2 mudas de roupa completa (no mínimo, para cada morador da casa)
  • Itens de higiene pessoal
  • Toalhas
  • Cobertor e travesseiro
  • Bolsinha com maquiagem

Para bolsa ou mala de mão:

  • Celular + carregador
  • Carteira
  • Garrafinha de água
  • Remédios
  • Kit de primeiros socorros
  • Lanche rápido

***

Bom, pessoal, essas foram as dicas de hoje. Algumas delas eu coloquei em prática, outras aprendi na marra mesmo! Espero que elas ajudem vocês que irão se mudar!

Tem alguém aí que já se mudou e tem alguma dica para compartilhar com a gente? Me contem tudo aqui nos comentários! Beijos e até a próxima!

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

4 dicas para aumentar a concentração no trabalho

5 produtos de organização para casa nos quais vale a pena investir

Escreva um comentário

Seu comentário*

5 comentários para “10 dicas para uma mudança organizada”

  1. GISELE BRITO DOS SANTOS -
    16/01/2017 às 03:30

    Olá! Conheci seu site em uma busca que fiz no google para encontrar planners e encontrei seus planner maravilhoso! Obrigada por sua generosidade e disposição em ajudar. Agora estou vendo calmamente seu site e me apaixonando cada vez mais! Sucesso pra você e feliz 2017. porque ainda é tempo de desejar né? Rsrs

    • 16/01/2017 às 10:05

      Muito obrigada pelo carinho, Gisele! Fico feliz que tenha gostado do Planner! Um beijo e um 2017 maravilhoso para você também! 🙂

  2. 13/07/2018 às 14:09

    Só dica top.

  3. 31/07/2018 às 15:05

    Oi pessoal.

    Eu tenho uma dica que na verdade acho bem construtiva, prática e economica. Ela vai de encontro com a ordem de encaixotar que o artigo sugeriu, mas eu acho que existe o meio termo entre elas e por isso vou comentar aqui. Acho que é uma dica bem legal, assim como todo o artigo, amei por falar nisso.
    Se você começar pela cozinha, cuidado ao encaixotar tudo, pois geralmente leva dias para terminar, e se for esse o caso, vocês terão que pedir comida fora por vários dias por estar tudo empacotado, o que financeiramente não é muito legal.

    Então se for começar pela cozinha, lembrem de deixar Utensílios chaves pra fora, como panelas mais usadas, pratos, talheres e o que for necessário para aguentar uns dias cozinhando coisas práticas.

    Outra dica bem legal é usar plástico bolha, ele não suja tanto as louças e ajuda para não quebrar, e os rolos grandes não são caros.

    Espero ter ajudado.

  4. 12/09/2018 às 17:23

    Parabéns ótimas dicas, realizar um uma mudança pode ser bem cansativo, mas com dicas como essas podemos amenizar bastante as coisas. A organização e tudo para que ocorra tudo como planejado.