Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Se você me acompanha nas redes sociais, sabe que eu me mudei há cerca de 1 mês. Deixei a casa dos meus pais e estou morando sozinha.

Tem sido um período incrível, de muitas descobertas e aprendizados. E, enquanto compartilhava tudo nas redes sociais, todo o processo da mudança, de montar uma casa do zero, recebi muitas mensagens com pedidos para que eu falasse um pouco mais sobre a parte financeira de ir morar sozinha, ou seja, como organizei as minhas finanças para morar sozinha aos 25 anos.

Como juntar dinheiro para morar sozinha

Como juntar dinheiro para morar sozinha: precisa de quanto?

Não é uma conta simples de fazer. Vai variar de acordo com a região em que você mora, com o estilo de vida que você pretende levar.

Comprar ou alugar?

No momento em que decidi que não entraria em um financiamento imobiliário (posso falar sobre isso em outra oportunidade), comecei a procurar por imóveis para alugar, que fossem em bairros onde eu gostaria de morar e que ao mesmo tempo estivessem dentro do orçamento que eu estipulei.

Casa ou apartamento?

Nesse momento, é muito importante avaliar o que funciona melhor para você: casa ou apartamento? Por questões de segurança, talvez você prefira morar em um apartamento. Nesse caso, some ao valor do aluguel o valor do condomínio.

Você pode dar uma olhadinha nos sites das imobiliárias da sua cidade, para ter uma ideia dos valores dos imóveis na sua região.

Faça uma planilha de previsão de gastos

A dica aqui é criar uma planilha para fazer uma previsão de gastos. Anote uma média de valores para ter uma ideia de quanto do seu orçamento você irá comprometer ao morar sozinha.

Além do valor do aluguel (+ condomínio, se for o caso), anote também o valor do IPTU do imóvel, bem como gastos com energia elétrica, água, gás, telefone e internet, bem como uma estimativa mensal de gastos no supermercado.

Planejamento financeiro para morar sozinha

Lembre-se de somar aos gastos que você já tem. Se você trabalha fora, por exemplo, deve gastar com gasolina ou com transporte público, por exemplo. Está pagando as prestações do carro? Anote também.

Outra coisa importante: você deve gastar algum dinheiro na instalação de serviços na casa nova, como internet, por exemplo. Lembre-se de separar uma quantia para isso.

A regra 50/15/35

Uma dica legal é usar a regra 50/15/35. 50% do seu salário para as despesas fixas, como as que eu citei acima; 15% para as suas prioridades financeiras, ou seja, para poupar e investir; 35% para os gastos eventuais, como restaurante, balada e compras no shopping.

Fazer essa regrinha é importante para verificar a porcentagem que você estará efetivamente comprometendo do seu salário ao morar sozinha. Se, ao colocar tudo na ponta do lápis, os gastos parecerem grandes demais, você precisará otimizar o seu orçamento (talvez procurar um apartamento mais barato em outra região da cidade).

Reserva de emergência

Uma outra dica importante: quando eu decidi morar sozinha, eu já tinha algum dinheiro guardado em uma reserva de emergência. Isso foi decisivo para mim, porque eu assinei o contrato de aluguel com a certeza de que poderia arcar com esse compromisso mesmo que tudo desse errado.

Como empreendedora, meus ganhos mês a mês variam muito, então era muito importante para mim ter essa segurança. Recomendo muitíssimo que você faça o mesmo. Mesmo com carteira assinada, você pode ser demitida a qualquer momento, então antes de assumir um compromisso tão grande quanto o de morar sozinha, garanta que tenha uma reserva de emergência para se manter por alguns meses enquanto busca uma recolocação profissional.

Montar uma casa do zero: do que precisa para morar sozinha?

Itens básicos para morar sozinha

Você também deve inserir na sua planilha de previsão de gastos os valores referentes a móveis e eletrodomésticos que precisará comprar para morar sozinha.

Itens básicos para morar sozinha O que comprar?

Aqui vai uma lista do que você pode precisar:

  • Cama
  • Guarda-roupa
  • Geladeira
  • Fogão
  • Mesa e cadeiras
  • Sofá
  • TV
  • Máquina de lavar

Você também vai precisar de:

  • Jogos de cama (pelo menos 2)
  • Toalhas (pelo menos 2)
  • Panos de prato (pelo menos 4)
  • Lixeiras (pelo menos 2, para o banheiro e para a cozinha)
  • Escorredor de louça
  • Utensílios de cozinha (como pratos, copos, talheres, panelas, escorredor de macarrão, colheres de silicone, conchas, pegadores e por aí vai…)

Confira aqui a lista completa de utensílios de cozinha.

É claro que isso vai depender muito do que você considera indispensável. Eu ainda não tenho TV, guarda-roupa, fogão e máquina de lavar, mas estou conseguindo me virar muito bem. A ideia é ir comprando essas coisas aos pouquinhos ao longo dos próximos meses.

Por enquanto, tenho usado uma arara e caixas organizadoras para guardar as minhas roupas.

Quanto ao fogão, resolvi o problema comprando um desses de camping por R$30,00.

Não sinto falta da TV, uma vez que posso ver Netflix no computador.

Outra coisa que me ajudou muito foi alugar um imóvel com armários embutidos, então não precisei gastar dinheiro com isso também, uma vez que a casa já veio com armários na cozinha, no banheiro e na lavanderia. Vale a pena observar isso.

Pesquise preços e pechinche!

Então, antes mesmo de ir morar sozinha, comece a guardar uma quantia para comprar tudo o que você precisa para mobiliar a sua casa.

Nesse período, aproveite para acompanhar as promoções, principalmente nas lojas online.

Vale a pena procurar em lojinhas de bairro e de móveis usados; você também pode encontrar o que precisa por um preço muito mais em conta.

Como juntar dinheiro para morar sozinha: renda extra

Mobiliar uma casa do zero pode parecer assustador, eu sei. São muitos itens para comprar e você pode pensar que não conseguirá comprar tudo o que precisa sem comprometer o seu orçamento, fazendo parcelas e pagando juros.

Mas se você é como eu e odeia a ideia de ter que pagar parcelas intermináveis, aqui vai uma dica: que tal fazer uma renda extra? Com o dinheiro que conseguir, você pode comprar tudo à vista com desconto!

Quer uma dica? Que tal começar a fazer bolos no pote para vender? Eles são deliciosos e todo mundo gosta! Você pode vender na faculdade, no trabalho, no ônibus…

Mas eu nunca fiz bolos no pote!

Ora, é só aprender! A Marrara Bortoloti é confeiteira e criou uma apostila com mais de 50 receitas de bolos no pote gourmet, com o passo a passo completo para você aprender a produzir os seus bolos no pote em casa, vender e conseguir uma renda extra!

O mais legal é a que a apostila está na promoção, por R$ 49,90. É uma oportunidade incrível de aprender a fazer um dinheirinho extra todo mês, para comprar os móveis e eletrodomésticos da sua casa nova e, quem sabe, muito mais!

+ Dica extra

Outra dica é conversar com familiares e amigos; sempre tem alguém querendo se desfazer de alguma coisa que pode ser útil para você na casa nova.

Chá de casa nova

Que tal convidar todo mundo para conhecer a sua casa nova, preparar algumas comidinhas e fazer uma chá de casa nova? É uma ótima oportunidade para ganhar aquelas coisinhas que ainda falta para terminar de montar a casa, como utensílios de cozinha e enxoval de cama e banho!

Veja dicas de como montar o seu chá de casa nova.

Você sabe cozinhar?

Se não sabe, procure aprender ao menos o básico antes de ir morar sozinha. Não dá para comer miojo todo dia. E pedir comida por aplicativos de delivery pode acabar somando uma quantia absurda no final do mês.

Como eu disse, eu estipulei uma quantia fixa para gastar no supermercado todo mês. Faço uma lista de compras de supermercado com tudo o que preciso e levo uma calculadora junto comigo quando vou ao supermercado.

Veja como economizar nas compras do supermercado.

Lista de compras para morar sozinha

Aliás, comida é uma coisa que estraga muito fácil se você mora sozinha. Por isso, eu deixo para comprar frutas, legumes e verduras em feirinhas livres, direto com o produtor. Assim compro tudo fresquinho, em pequenas quantidades toda semana. Além de não deixar os alimentos estragarem na geladeira, eu também economizo.

Uma outra dica é ter algumas marmitas de vidro no armário. Isso porque você não vai querer cozinhar todos os dias, então, para não cair na tentação de comer besteira, você pode aproveitar os dias de inspiração, preparar comida a mais e congelar o que não for consumido naquele dia. Assim você terá algo prático e saudável no congelador para esquentar nos dias de preguiça.

Gastos fora do orçamento

Mesmo que você se planeje direitinho e anote todos os gastos, sempre podem surgir imprevistos. O chuveiro queima, a pia entope, surge um vazamento qualquer… São coisas que acontecem e que serão exclusivamente responsabilidades suas ao morar sozinha.



Acompanhe a minha rotina morando sozinha.

Escreva um comentário

Seu comentário*