Como economizar nas compras do supermercado

Todo mundo já passou pela experiência de extrapolar as finanças do mês com uma simples ida ao supermercado, afinal, todas aquelas coisas gostosas estão ali e nossos olhares são constantemente atraídos por estratégias de marketing que as empresas usam justamente para fazer com o que o consumidor gaste mais e mais. Ou você acha que aquele corredor de guloseimas localizado bem onde você precisa esperar na fila para pagar as suas compras está ali por acaso? Mas alguns truques simples podem ajudar você a planejar com cuidado as suas compras e não extrapolar o orçamento!

Veja abaixo algumas dicas de como economizar nas compras do supermercado!

1. Mantenha a despensa e a geladeira organizadas

Pode parecer que não, mas manter a despensa e a geladeira organizadas faz toda a diferença quando o assunto é gastar menos no supermercado. Quando a bagunça reina, fica difícil determinar o que falta e você acaba comprando coisas que já tem em casa. Por isso, sempre mantenha a despensa e a geladeira organizadas. Pode ser interessante, por exemplo, fazer uma limpeza geral sempre que for fazer novas compras.

2. Elabore um cardápio de refeições semanal

Procure elaborar um cardápio de refeições para a semana. Defina quais pratos serão preparados e anote os ingredientes necessários. Verifique no armário da cozinha e na geladeira quais ingredientes faltam e anote. Aqui você encontra um cardápio semanal que você pode baixar e imprimir para usar em casa.

3. Faça uma lista de compras

A partir do momento em que você elaborou o cardápio de refeições da semana, anote em uma folha os ingredientes que você precisa comprar para preparar cada prato. Isso é importante principalmente para evitarmos adicionar ao carrinho ingredientes que já temos sobrando em casa e outras coisas das quais absolutamente não precisamos. A lista vai direcionar você na hora das compras. Aproveite e baixe a lista de compras de supermercado toda linda e prática que eu disponibilizei para vocês aqui no blog.

4. Faça compras semanalmente

Apesar de serem mais práticas e economizarem tempo, as compras mensais podem ocasionar um enorme desperdício, uma vez que é muito comum alimentos passarem do prazo de validade ou estragarem ao não serem consumidos a tempo. Por isso, procure fazer suas compras semanalmente e comprar apenas o que será consumido naquela semana, evitando assim o desperdício e garantindo alimentos fresquinhos na sua geladeira.

+ dica: se os alimentos costumam estragar na geladeira, talvez seja interessante para você fazer este Curso de Métodos de Conservação de Alimentos, que ensina de uma maneira muito prática como higienizar, preparar e conservar os diversos tipos de alimentos, garantindo assim que você evite o desperdício de comida (e de dinheiro) em casa.

5. Não faça as suas compras com fome ou com pressa

Reserve um tempo para fazer as suas compras no supermercado e procure estar bem alimentada. É muito comum exagerarmos nas compras quando estamos com fome, simplesmente porque somos impelidas a comprar algo que pareça apetitoso no momento. Além disso, é importante pesquisar e comparar preços, o que será impossível se você estiver com pressa.

6. Preste atenção nas promoções

É verdade que podemos economizar um bocado com promoções no supermercado, mas fique atenta: só é vantagem comprar em grandes quantidades quando se tratam de coisas que você realmente usa bastante em casa e que não vão passar do prazo de validade assim tão rápido. Eu gosto muito de comprar sabão em pó, amaciante, detergente e papel higiênico em promoções, porque realmente vale a pena. Outro detalhe importante é que você precisa ficar de olho no prazo de validade dos alimentos, porque muitas vezes estão em promoção justamente porque estão perto de vencer e pode ser que você não consiga consumir tudo assim tão rápido.

Como economizar nas compras do supermercado 2

7. Você pode economizar muito comprando hortaliças, legumes, verduras e frutas em feiras livres

Muitas vezes, é possível economizar muito comprando hortaliças, legumes, verduras e frutas em feiras livres. Procure dar preferência aos produtos de época, que são mais baratos e fresquinhos.

8. Leve uma calculadora com você para o supermercado

E não tenha vergonha de usar. Pode ser interessante também estabelecer um limite máximo de dinheiro para gastar nas suas compras de supermercado, pois isso a ajudará a permanecer dentro do orçamento.


E então, gostaram das dicas de como economizar nas compras do supermercado?

Leia outros posts sobre finanças.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Adorei o post, Inara! A maioria das dicas eu já adoto aqui em casa.
    Faço compra mensal e deixo para comprar as frutas/verduras na feira da minha rua que acontece toda semana.
    Além disso, uma dica que diminuiu muito o preço do mercado aqui em casa foi começarmos a fazer essa compra mensal – maior – em um mercado que venda por atacado. Mesmo que eu compre só 1 unidade, o preço geralmente é mais baixo!

    Beijos.

    BLOG COISA E TALa

  2. Adorei as dicas, vou começar a fazer minhas compras por semana pois por mês eu gasto demais, gostei desta ideia de cardápio semanal, acho que vou comprar um caderninho só para essa organização pois eu estou precisando mesmo, tanto por economia quanto para me ajudar a comer bem.
    Obrigado pelas dicas,
    Carol Justo | pink is not rose

  3. Eu sempre faço listas de compras todos os meses, compro as misturas do mês tb em quantidades que eu possa fracionar e congelar assim já descongelo somente o que vamos consumir: costumo usar alimentos regionais(amamos comidas com milho de base: cuscuz, canjica, polenta), e da estação…vou a feira livre toda semana e claro na hora da chepa kkkk, isso faz com que sabendo escolher economiza-se e muito, pois eu compro frutas em bacias e assim evito pagar pelo peso por exemplo de mangas, que saem bem caras e compro tb bandejas de legumes( que guardo lavadas pra depois eu usa-las pra congelar as porções de misturas).Eu ao chegar em casa, lavo e esterilizo tudo o que for possível, faço as porções e congelo já pronto pra bater sucos… Facilita o uso de sucos , pago bem mais barato, além de ser saudável eu tbm economizo bastante. Isso tem me ajudado muito nas finanças de nossa casa, pois somos em 4 adultos e 1 bb , meu esposo esta desempregado no momento e meu filho de 18 anos tb.