Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Como realizar metas
Imagem: Reprodução

Você já sabe o que acontece todo ano: janeiro começa carregado de expectativas, de promessas. Você rabisca a primeira página da agenda com uma lista de metas que deseja alcançar no novo ano: emagrecer, levar uma vida mais saudável, fazer uma viagem, ganhar mais dinheiro, comprar um carro…

Mas os meses passam e você simplesmente se esquece da lista, perdida nas tarefas diárias que parecem se acumular, não restando tempo para mais nada.

No livro Pequenas atitudes, grandes mudanças, a autora afirma que 90% das nossas resoluções de ano novo fracassam. Acontece com a esmagadora maioria da população.

É uma estatística alarmante, mas facilmente compreensível se você parar apenas alguns segundos para analisar a sua lista.

O que acontece é que listar as coisas em uma folha de papel não muda nada.

Para realizar metas é preciso tirar o foco do resultado, pois ele é apenas uma consequência do esforço diário direcionado. É sobre isso que vamos conversar hoje!

Como tirar metas do papel?

A diferença entre objetivo e meta

A primeira coisa que você precisa entender é que objetivo e meta não são a mesma coisa.

O objetivo é aquilo que você pretende alcançar e meta é a descrição detalhada, com etapas, quantidades e prazos, do seu objetivo.

Se você deseja emagrecer, esse é o seu objetivo. Mas a partir do momento em que você define que vai emagrecer 5 kg em 30 dias, frequentando uma academia e com o acompanhamento de um nutricionista, você tem uma meta.

Como realizar metas: microrresoluções

A partir do momento em que você criou uma meta específica, é preciso começar a colocar em prática. Você precisará dedicar tempo e energia para a realização da meta.

O problema é que a maioria das pessoas decide fazer tudo, de uma vez só, empenhando o máximo esforço de que for capaz.

Você listou que gostaria de perder peso, então começou logo cortando refrigerantes, frituras e doces da sua alimentação. E claro, resolveu correr um pouquinho todos os dias também, afinal, a ideia era empenhar o máximo esforço para alcançar o resultado esperado no menor tempo possível.

Posso adivinhar o que aconteceu? Com o tempo, quanto mais a meta exigia, menos você dedicava esforços para se manter no caminho para alcançá-la. Então simplesmente desistiu.

Para evitar que isso aconteça, a autora Caroline L. Arnold propõe as microrresoluções. Elas funcionam por meio de uma mudança de hábitos. Ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só para desistir no meio do caminho, você deve estabelecer uma microrresolução de cada vez e praticá-la de maneira consistente até transformá-la em um hábito.

Ainda no exemplo que eu dei, aplicando a ideia das microrresoluções, você poderia começar criando uma microrresolução do tipo “substituir o refrigerante por suco natural”. É algo simples, fácil de executar, e, ao concentrar toda a sua atenção em uma única tarefa possível, a chance de você se manter focada nela é muito maior.

A partir do momento em que deixar de consumir refrigerante for algo natural para você, você pode criar uma microrresolução nova, como “deixar de comer frituras”. E então, quando as frituras estiverem totalmente abolidas da sua alimentação e deixarem de fazer falta para você, você cria uma terceira microrresolução, como “fazer uma caminhada de 30 minutos todos os dias”.

Entenda melhor como as microrresoluções funcionam na prática.

Imagem: Reprodução

Checklist de tarefas

Se a sua meta envolve uma série de tarefas que precisam ser cumpridas, pode ser interessante elaborar uma checklist, desmembrar a sua meta maior em metas menores, para acompanhar o andamento da mesma.

Se a sua meta é fazer uma viagem nos próximos meses, por exemplo, você pode começar criando uma lista que envolva pesquisar o valor das passagens aéreas, hotéis para se hospedar, pontos turísticos mais importantes, bem como o valor que será necessário poupar para a viagem. A partir isso, você pode estabelecer uma quantia a ser poupada todos os meses para cumprir a meta no prazo estipulado.

Estabeleça prazos e comece agora

Não se esqueça de estabelecer prazos para a conclusão de cada meta. Isso é importante para que você não caia na tentação do “mês que vem eu começo”. Comece agora!

***

Listei algumas dicas simples que podem ajudar você a realizar metas, mas lembre-se de que tudo começa pela sua vontade de fazer acontecer. Não adianta nada escrever suas metas no papel e esquecê-lo dentro da gaveta da escrivaninha. Só você pode fazer os seus sonhos se tornarem realidade, viu? Então não tenha medo ou preguiça de correr atrás daquilo que você quer!

***

Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel?

Apesar da lista repleta de afazeres diários, você passa o dia todo resolvendo urgências e, quando chega em casa ao final do dia, se sente frustrada porque percebe que, apesar do cansaço, não fez nada realmente relevante o dia todo?

Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou

A primeira coisa que você precisa entender é que as pessoas não nascem organizadas. Elas aprendem a se organizar

Eu lancei recentemente um e-book com dicas que vão ajudar você a se organizar para conquistar as suas metas. Nele, você vai aprender o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas

Você pode continuar fazendo as mesmas coisas e, consequentemente, continuar obtendo os mesmo resultados, ou pode aprender a se organizar melhorotimizar o seu tempo e começar a conquistar para si a vida que sempre quis viver.

Para mudar de vida, clique aqui e conheça o e-book.

Escreva um comentário

Seu comentário*

6 comentários para “Como realizar metas: o passo a passo para tirar as coisas do papel”

  1. 02/01/2017 às 19:17

    Post útil, organizado e completinho <3 A ideia de exemplificar metas possíveis e não possíveis foi ótima. Afinal, a gente começa o ano com tantas metas e expectativas que é sempre bom ter alguém que abra nossos olhos, hehe. Feliz 2017! 🙂

    • 03/01/2017 às 11:30

      Oi, Van! Fico super feliz que tenha gostado do post! 🙂 Um beijo e Feliz 2017!

  2. sueli
    06/01/2017 às 09:50

    É difícil ,mas se não tentar,não acontece!

  3. 28/05/2017 às 16:44

    Inara, amo navegar pelo seu blog, porque sei que sempre vou me deparar com dicas incríveis que agregam muito a minha vida. Graças a Deus, neste ano já consegui realizar duas metas e me sinto realizada com isso, mas agora com essas suas dicas vai ficar ainda mais fácil eu me organizar para alcançar as outras.
    Um abraço e novamente parabéns!

    https://edificacaoparticular.wordpress.com/

    • 30/05/2017 às 10:57

      Ah, muito obrigada pelo carinho, Tayná! Fico muito feliz em saber que está gostando do blog e que as dicas têm sido úteis para você, viu?

      Um super beijo e muitas metas realizadas para você em 2017! 🙂