Como fazer muitas coisas ao mesmo tempo está afetando a sua produtividade

Ao contrário do que você pode imaginar, fazer muitas coisas ao mesmo não torna você uma pessoa mais produtiva. Temos a crença de que, quanto mais coisas fazemos no nosso dia, melhor. Realmente acreditamos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo acelera a nossa produtividade, nos faz produzir mais em menos tempo, mas a verdade é que, quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, alguma coisa não está sendo bem feita.

Multitarefa prejudica a produtividade

Na verdade, estudos comprovaram que a nossa produtividade pode diminuir consideravelmente quando tentamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso acontece porque a multitarefa prejudica a nossa memória de trabalho, e, quando somos interrompidos no meio de uma tarefa, podem ser necessários até 25 minutos para que possamos voltar a nos concentrar naquela determinada tarefa de novo.

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo traz uma sensação de muita motivação e esforço, mas a verdade é que, ao contrário de produzir, você está simplesmente se ocupando com várias coisas. É mais interessante concentrar a sua atenção em uma única tarefa e fazê-la bem feita do que alternar várias tarefas e não realizar nenhuma com excelência.

A solução

Realizar várias tarefas em um dia é muito bom, não é? Mas você não precisa realizar todas ao mesmo tempo. A solução é simples: estabeleça horários determinados para realizar cada atividade e foque em uma tarefa de cada vez. No seu planner, liste suas atividades, com horário para começar e para terminar, e só comece uma nova tarefa quando a anterior estiver finalizada. Isso garantirá mais foco no trabalho e aumentará a sua produtividade.

Você pode usar a Técnica Pomodoro para ajudar você a focar no trabalho, se tem dificuldade de concentração. Outra dica é colocar o seu celular bem longe da sua mesa de trabalho, já que ele é outro grande vilão da produtividade.

Não posso ser multitarefa NUNCA?

É claro que pode! Caminhar ouvindo um podcast ou conversando com alguém ao seu lado não trará nenhum prejuízo. Estamos falando de atividades que demandam concentração e tomada de decisões, ou seja, tarefas que podem de alguma maneira ser afetadas quando interrompidas. É muito mais difícil escrever um texto enquanto você conversa com a pessoa do seu lado.


E por hoje é isso! E você, está sendo multitarefa? Já sentiu que isso está afetando a sua produtividade também?

Leia mais sobre produtividade.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Cara, esse post é maravilhoso, eu vejo com muita frequência as pessoas confundirem a produtividade com o multitarefas, eu sou completamente adepta de fazer cada coisa de uma vez, sempre que tento fazer tudo junto eu paro na metade.

    Carol Justo | pink is not rose

    • Exatamente, Carol! E, muitas vezes, fazemos isso até sem perceber, né? 🙁 Eu mesma, às vezes, quero fazer tudo ao mesmo tempo e preciso me policiar para respirar fundo, identificar o que é prioridade e focar naquilo até terminar e poder passar para uma segunda tarefa!