Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Ao contrário do que você pode imaginar, fazer muitas coisas ao mesmo não torna você uma pessoa mais produtiva. Temos a crença de que, quanto mais coisas fazemos no nosso dia, melhor. Realmente acreditamos que fazer muitas coisas ao mesmo tempo acelera a nossa produtividade, nos faz produzir mais em menos tempo, mas a verdade é que, quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, alguma coisa não está sendo bem feita.

Multitarefa prejudica a produtividade

Na verdade, estudos comprovaram que a nossa produtividade pode diminuir consideravelmente quando tentamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso acontece porque a multitarefa prejudica a nossa memória de trabalho, e, quando somos interrompidos no meio de uma tarefa, podem ser necessários até 25 minutos para que possamos voltar a nos concentrar naquela determinada tarefa de novo.

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo traz uma sensação de muita motivação e esforço, mas a verdade é que, ao contrário de produzir, você está simplesmente se ocupando com várias coisas. É mais interessante concentrar a sua atenção em uma única tarefa e fazê-la bem feita do que alternar várias tarefas e não realizar nenhuma com excelência.

A solução

Realizar várias tarefas em um dia é muito bom, não é? Mas você não precisa realizar todas ao mesmo tempo. A solução é simples: estabeleça horários determinados para realizar cada atividade e foque em uma tarefa de cada vez. No seu planner, liste suas atividades, com horário para começar e para terminar, e só comece uma nova tarefa quando a anterior estiver finalizada. Isso garantirá mais foco no trabalho e aumentará a sua produtividade.

Você pode usar a Técnica Pomodoro para ajudar você a focar no trabalho, se tem dificuldade de concentração. Outra dica é colocar o seu celular bem longe da sua mesa de trabalho, já que ele é outro grande vilão da produtividade.

Não posso ser multitarefa NUNCA?

É claro que pode! Caminhar ouvindo um podcast ou conversando com alguém ao seu lado não trará nenhum prejuízo. Estamos falando de atividades que demandam concentração e tomada de decisões, ou seja, tarefas que podem de alguma maneira ser afetadas quando interrompidas. É muito mais difícil escrever um texto enquanto você conversa com a pessoa do seu lado.


E por hoje é isso! E você, está sendo multitarefa? Já sentiu que isso está afetando a sua produtividade também?

Leia mais sobre produtividade.

Escreva um comentário

Seu comentário*

5 comentários para “Como fazer muitas coisas ao mesmo tempo está afetando a sua produtividade”

  1. 13/05/2018 às 06:05

    Cara, esse post é maravilhoso, eu vejo com muita frequência as pessoas confundirem a produtividade com o multitarefas, eu sou completamente adepta de fazer cada coisa de uma vez, sempre que tento fazer tudo junto eu paro na metade.

    Carol Justo | pink is not rose

    • 23/05/2018 às 10:37

      Exatamente, Carol! E, muitas vezes, fazemos isso até sem perceber, né? 🙁 Eu mesma, às vezes, quero fazer tudo ao mesmo tempo e preciso me policiar para respirar fundo, identificar o que é prioridade e focar naquilo até terminar e poder passar para uma segunda tarefa!