Como ter disciplina para trabalhar em casa

Negócios e Carreira postado por Inara Souza em 12 de novembro de 2018

Se você trabalha em casa, sabe o quanto é fácil se distrair com outras coisas. Um familiar, o filho chamando, as tarefas domésticas, o telefone tocando… Se não houver disciplina, o trabalho pode acumular e o home office pode acabar se tornando um problema. Eu sei de tudo isso porque já passei – e ainda passo – por isso todos os dias. Sendo assim, hoje eu listei 7 coisas que podem ajudar você a ter disciplina para trabalhar em casa.

#1

Tenha um local para trabalhar

Quando começamos a trabalhar em casa, geralmente aproveitamos qualquer cantinho para trabalhar: a mesa da cozinha, o sofá da sala e até a cama no quarto.

No entanto, isso não é o ideal. É muito importante criar um local para trabalhar em casa, específico para isso, por menor que seja.

Por muito tempo, eu usei uma metade da mesa da cozinha. Deixava ali sobre ela todos os meus equipamentos de trabalho: computador, caderno de anotações e agenda. Mas isso me prejudicava muito, uma vez que sempre haviam outras pessoas passando por ali, o que acabava me desconcentrando.

Assim que pude, comprei uma escrivaninha e uma cadeira de escritório e montei o meu escritório no quarto, em um cantinho reservado, onde eu sabia que não haveriam pessoas passando a todo momento.

Sendo assim, por menor que seja o cantinho que você tem disponível, organize-o da melhor maneira possível para que você possa se concentrar no trabalho, sem distrações. É importante que seja um local arejadobem iluminado e que possibilite a você privacidade.

#2

Vista-se para o trabalho

A tentação de trabalhar de pijama o dia todo é enorme, eu sei, mas evite passar o dia todo assim, como acabou de acordar.

Quando você se levanta, toma um bom café da manhã e tira o pijama, sua mente entende que é hora de focar no trabalho.

Quando você passa o dia todo de pijama, fica muito mais propensa a ter preguiça, sonolência e uma vontade enorme de ficar na cama o dia todo também.

#3

Crie uma rotina

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é que você não tem horário para entrar ou para sair do trabalho. No entanto, isso pode ser um problema, principalmente se você não for do tipo disciplinada.

Portanto, tente estabelecer uma rotina de trabalho. Tente acordar sempre no mesmo horário e estabelecer um período para a realização de cada tarefa. Um planner pode ajudar você nessa tarefa.

#4

Organize a sua semana de trabalho

Dica para você: por aqui, eu gosto muito de separar cada dia da semana para uma tarefa, pois já percebi que sou muito mais produtiva assim. Isso me ajuda a não procrastinar tanto, pois não fico alternando tarefas, então permaneço focada por mais tempo.

Para você entender melhor, costumo fazer assim: na segunda-feira, por exemplo, escrevo posts para o blog. Na terça-feira, escrevo roteiros de vídeos. Na quarta-feira, gravo os vídeos. Na quinta-feira, edito todo o conteúdo. Na sexta-feira, programo os posts das redes sociais.

Você pode aplicar isso na sua própria rotina de trabalho, conforme as tarefas que precisa realizar.

Veja como fazer muitas coisas ao mesmo tempo está afetando a sua produtividade.

#5

Tenha metas diárias

Preocupe-se em criar metas diárias também. Isso também ajuda muito a manter o foco naquilo que precisa ser feito.

Crie suas metas e ofereça a si mesma pequenas recompensas ao realizá-las. Nossa mente adora recompensas!

#6

Algumas ferramentas podem ajudar

Na hora de organizar a sua rotina de trabalho, algumas ferramentas podem te ajudar, como os aplicativos de listas e calendário.

Um dos meus favoritos é o Google Keep. Com ele, você consegue criar listas de tarefas e dar “check” em cada uma conforme avança no seu trabalho. Isso é ótimo para estruturar sua rotina de trabalho. O aplicativo também permite a você adicionar notas, imagens, mensagens de voz e vídeos.

Se você é da turma que adora um papel, um planner pode ser a opção perfeita.

#7

Saiba a hora de parar de trabalhar

Se você trabalha em casa e ama o que você faz, provavelmente vai precisar frear a si mesma de vez em quando. Isso porque, quando você trabalha em casa, perde a noção do tempo.

Tão importante quanto ter um horário para começar a trabalhar é ter um horário para parar de trabalhar. Por mais que você ame o que faz, sua mente precisa de descanso.

***

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Você pode ler mais sobre negócios e carreira clicando aqui ou visitando o blog www.meunegociodocoracao.com.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Como ganhar dinheiro com artesanato

Escreva um comentário

Seu comentário*