Uma das minhas maiores reclamações com relação ao ano que passou é que eu passei muito tempo ociosa, sem criar, trabalhar ou realizar. Sabe aquele dia em que você chega ao final dele e para para pensar “caramba, o que é que eu fiz de relevante hoje?”. Foram muitos dias assim. Principalmente porque, agora eu percebo, eu nunca me organizava direito e parava para pensar nas coisas que eu precisava efetivamente fazer naquele dia em questão.

De verdade, essa coisa de organização é bem mais complexa do que parece. É algo que você precisa adotar como modelo de vida e levar a sério todos os dias. Criar planos, traçar metas, montar lista de tarefas, saber quando, como e onde você quer chegar e o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos. Empurrar com a barriga e ver “no que dá” geralmente não funciona.

E foi pensando nesse 2014 que acabou de chegar e na minha resolução de realmente fazer diferente é que eu passei as últimas semanas lendo e relendo, de trás para frente e de frente para trás, do começo ao fim, o blog da Thais. Sem dúvida nenhuma é o blog de organização mais completo que existe e eu sempre saio de lá cheia de expectativas, ideias, metas e planos.

Desta vez, decidi fazer uma listinha aqui no blog com tudo o que eu aprendi e descobri e que quero implementar na minha rotina diária para focar e otimizar o meu tempo. São dicas simples de organização que qualquer pessoa pode incluir na rotina e que, depois de alguns dias fazendo, eu percebo que surte resultado, sim. De qualquer forma, quando se trata de organização, eu aprendi, você precisa encontrar o que funciona melhor para você. Ainda estou adaptando os métodos e vendo o que realmente funciona por aqui, e você vai precisar de um tempo para fazer isso também. Mas são dicas muitos úteis e eu tenho certeza que vão me ajudar e a vocês também a fazer de 2014 um ano mais produtivo!

1. Tenha uma agenda para anotar compromissos

Não para anotar tarefas, mas compromissos mesmo. Com dia, hora e local marcado. Pode ser uma agendinha de papel ou a do próprio celular. O importante é que você tenha um lugar para agendar seus compromissos e controlar seus horários. Eu comprei uma dessas agendas pequenininhas que cabem em qualquer bolsa. Funciono melhor com a agenda de papel do que com a virtual.

2. Descubra o seu período de maior produtividade

A Thais dá uma dica bem bacana: definir o nosso período de maior produtividade. Eu, por exemplo, funciono melhor de manhã. A ideia é que você use o seu período de maior produtividade para realizar as tarefas mais complicadas, deixando para depois as tarefas que não demandam tanta atenção e que você pode realizar mesmo quando bate aquele soninho de tarde.

3. Crie uma lista de tarefas

A ideia é simples: no dia anterior, faça uma lista de tudo o que você precisa fazer. O trabalho da faculdade, compras no mercado, algum projeto que você precisa iniciar no trabalho, um e-mail que você precisa escrever, enfim, fazer uma lista ajuda você a organizar as coisas e definir mais ou menos como será o seu dia. Para mim essa ideia está funcionando ainda mais do que o esperado: eu fico elétrica por riscar as coisas da listinha e por isso acabo focando no que eu preciso fazer naquele momento para ir logo para o item seguinte. Geralmente consigo riscar toda a lista em um tempo ainda mais curto do que eu havia determinado.

4. Faça pausas

Já ouviram falar da técnica Pomodoro? Basicamente, consiste em dividir o tempo em períodos de 25 minutos, chamados de “pomodoro”. A cada 25 minutos, devemos fazer uma pausa curta de 5 minutos e, a cada 4 ciclos “pomodoros” completos, fazemos uma pausa maior de 15 minutos. A ideia aqui é focar no trabalho que está sendo feito e evitar distrações, ou seja, quando estiver realizando a sua tarefa, deve se concentrar exclusivamente nela por 25 minutos. A técnica é muito boa e ajuda você a ter disciplina, mas vou confessar que não está funcionando muito bem para mim. Fico angustiada de ter que parar a cada 25 minutos para fazer uma pausa. Por isso decidi que vou aumentar um pouquinho os “pomodoros”. Por exemplo: fazer ciclos de 40 minutos e parar por 10 minutos depois. De qualquer forma, se você quiser saber mais sobre a técnica, leia o post da Thais.

5. A regra dos 2 minutos

Não postergue. Sabe aquele costume horrível de deixar tudo para depois? Eu sou muito de fazer isso. Receber tarefas e adiá-las o quanto eu puder. Mas a dica aqui é que, se você receber uma tarefa que pode ser executada em 2 minutos, faça-a naquele momento, mesmo que não seja uma tarefa importante. Você levará menos tempo realizando-a do que anotando-a para fazer depois. Essa dica está funcionando bastante para mim com a questão dos e-mails. Eu abro a caixa de entrada pelo menos 3 vezes por dia e, quando percebo que um e-mail pode ser respondido rapidamente, faço-o logo e não deixo para depois, como eu geralmente fazia. Na verdade, mais que isso: muitas vezes eu lia e arquivava mentalmente como “responder depois” e acabava esquecendo dele! (rs) Que feio!

***

Como vocês viram, as dicas são bem simples e bem fáceis de acrescentar na rotina! Para quem quiser aprender mais sobre organização, fica a dica: leiam o Vida Organizada! Você vai encontrar por lá várias dicas bacanas com relação à casa, família, trabalho, técnicas legais de organização e otimização do tempo e muito mais!

Um beijo e até a próxima! 🙂

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Este ano eu comecei a fazer isso. Tenho feito listinhas, pindurando notas e lembretes para não esquecer de nada. E reservando um caderninho para anotar todas as coisas que preciso organizar. Mas o meu grande pecado ainda são os emails… eu estava até semana passada com um email desde novembro sobre um publieditorial para ser respondido e tinha me esquecido completamente! Já imaginou o resultado né, rs. Foi isso que me deixou mais esperta e me forçou a me organizar melhor este ano. Espero continuar né. Começar é fácil, vamos ver se progride, hehe.

    Beijocas!

    Aninha
    madlyluv.com

    • Eu também sou assim, Ana! Demoro SÉCULOS para responder um e-mail! Sempre “deixo para depois” e acabo esquecendo! Mas é algo que eu venho tentando mudar com essa regrinhas dos 2 minutos!

      E é verdade, começar é fácil, o difícil é se manter organizada!

      Beijos!

    • Que legal, Camila! Vou confessar que eu sempre fui muito desorganizada! E acho que nunca vou ser uma pessoa que tem tudo perfeitamente delineado, mas algumas coisinhas básicas que podem ser feitas e acrescentadas na rotina (como essas no post) fazem diferença já! 🙂

  2. Desorganização é com certeza o meu sobrenome. Já melhorei muito mas ainda sim, sou meio desleixada com os meus compromissos. Preciso urgentemente comprar uma agenda e levar a sério. Eu tenho essa mesma sensação de dias nada produtivos também. É tão chato isso :s

    Já conheço o blog da Thais, mas com certeza, preciso ler e me dedicar mais. Quem sabe eu consiga por fim, fazer este ano diferente? *-*

    Beijocas!

  3. Ahhh eu já conhecia o blog da Thaís, até imprimi uma sugestão de rotina semanal que ela deu uma vez, mas confesso que só funcionou no início e depois fui ficando com preguiça! Mas é bom mesmo tentar se organizar, uma coisa que funciona muito bem comigo é a listinha de afazeres também, a maioria pela mesma razão que tu dissestes… riscar um item da lista! Hahahaha bjs

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

  4. Das dicas que você deu a única que ainda não sigo é a técnica de pomodoro, não consigo parar uma tarefa no meio pq tenho que “descansar”, acabo ficando com a sensação de que não vou terminar nunca! Prefiro dividir a tarefa (ou o que estiver fazendo) em etapas, mesmo que eu leve 20 minutos em uma e 2h na outra, assim pelo menos tenho a impressão de estar concluindo coisas.
    E ai nas minhas listas vou subdividindo cada tarefa. E realmente é MT gostoso ir riscando ahahahha

    Beijos

  5. GOSTEI
    PRECISO DE DICAS PARA MEU SERVIÇO.
    É NUMA SECRETARIA DE UMA ESCOLA CADA UM MINUTO VEM UM SERVIÇO É FICO PERDIDA.