Por que você está correndo tanto e para qual direção? Há algum tempo atrás eu me fiz essa pergunta quando me vi cansada, estressada e extremamente ansiosa. Eu estava sempre fazendo, realizando, tomando a frente, querendo controlar cada situação…

Um diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada e 27 kg a mais na balança: a resposta estava na minha cara o tempo todo. Eu estava correndo para todas as direções erradas.

Primeiro, Deus fechou definitivamente todas as portas que eu tentei abrir por mim mesma. Depois, Ele me fez olhar para o que de fato era importante. Daquele instante em diante, a minha vida nunca mais foi a mesma.

Eu aprendi que mais importante que a velocidade, é a direção. Eu descobri que Deus tinha um propósito para mim e que a minha vida era importante, que as minhas escolhas eram importantes, que o que eu queria era importante.

Hoje eu quero te falar sobre os 10 HÁBITOS que eu implementei na minha rotina e que hoje me ajudam a VIVER UMA VIDA MAIS LEVE.

Inscreva-se no meu canal no YouTube.

Vá com calma

O primeiro hábito pode parecer simples demais, mas a verdade é que estamos tão acostumados à correria do dia a dia, a super valorização de uma produtividade insana, estamos tão acostumadas a fazer tudo com pressa, que não paramos para apreciar e valorizar o quanto é especial o fato de simplesmente estarmos vivas, de termos acordado mais um dia. Então, vá com calma.

A vida não é uma maratona; você não precisa ter tanta pressa. O primeiro hábito que me ajuda a levar uma vida mais leve é acordar com calma, dedicar os primeiros minutinhos do meu dia a simplesmente apreciar o presente que é estar viva e respirando.

Nesses primeiros minutinhos do dia, eu gosto de tirar o pijama e dedicar algum tempo para mim. Faço a minha rotina de skincare com sabonete líquido facial, hidratante e protetor solar, depois passo o meu café na cozinha e aproveito esse comecinho do dia para estar em silêncio, fazer uma prece rápida e desejar que o dia seja bom.

O fato é que a forma como começamos o dia tem um impacto significativo no restante dele, influenciando nossa disposição e produtividade. Começar o dia com calma é uma ótima maneira de estabelecer um tom positivo para o restante do dia e também nos ajuda a nos preparar mental e emocionalmente para enfrentar os desafios que possam surgir.

Pense naqueles dias em que você acordou atrasada para o trabalho ou para algum compromisso, e em como o dia já começou estressante e atropelado. Se todos os seus dias são assim, tente programar o despertador para acordar apenas 10 ou 15 minutos mais cedo, para que você tenha tempo para acordar com calma. Isso vai permitir que você encare o dia com mais serenidade e equilíbrio. Faz toda a diferença!

Pratique exercícios físicos

Eu sei que você já ouviu dezenas de vezes que a prática regular de exercícios físicos é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Eu sei que você já sabe que durante o exercício físico nosso corpo libera hormônios de prazer e bem-estar que fazem bem para a nossa mente.

Mas saber é diferente de fazer. Eu mesma levei uma vida sedentária a maior parte do tempo e não percebia o quanto isso afetava a minha vida de tantas formas diferentes: na minha disposição, na minha autoestima e até no meu humor. Eu precisei engordar 27 kg e passar por um transtorno de ansiedade para finalmente entender que, se eu quisesse viver uma vida boa e leve, os exercícios precisariam fazer parte da minha rotina diária. Hoje, este é o segundo hábito diário que me ajuda a viver uma vida mais leve.

Então, o meu conselho é: encontre algo que você goste de fazer e levante a bunda do sofá. Pode ser uma caminhada leve, academia, pilates, dança ou ioga. Você pode começar agora, fazendo exercícios em casa. Há canais no YouTube de treinos, com aulas gratuitas de dança e ioga, por exemplo. Pare de dar desculpas para si mesma.

Tenha uma alimentação saudável

O mesmo vale para a alimentação. Uma boa alimentação faz toda a diferença no nosso dia. Optar por alimentos frescos e nutritivos e por uma dieta equilibrada tem um impacto positivo não apenas na nossa saúde física, mas também no nosso humor e na nossa energia.

Há diversos estudos que inclusive apontam a relação entre os hábitos alimentares e vários tipos de doenças. Então, se o objetivo é levar uma vida mais leve, é primordial fazer escolhas mais conscientes com relação à nossa alimentação, buscando ter hábitos mais saudáveis e nos nutrir daquilo que de fato fará bem para o nosso corpo.

Planeje o seu dia, mas não tente controlar tudo

Depois do café da manhã, eu gosto de sentar e planejar o meu dia, organizar as tarefas e compromissos, ter uma visão geral de tudo o que eu preciso fazer para que o meu dia tenha alguma ordem, sabe? Isso é extremamente importante para mim porque me ajuda a diminuir a ansiedade e ter um dia mais leve e produtivo.

Mas eu também aprendi a não tentar controlar tudo. Nem sempre as coisas vão sair exatamente como o planejado e tudo bem. O importante é sempre dar o melhor de si. E eu falo sobre coisas simples como não conseguir concluir uma tarefa até sobre momentos na nossa vida em que sentimos que estamos perdendo o controle da situação. O fato é que nem tudo está em nosso poder e aceitar isso fará com que a nossa vida seja muito mais leve.

Epicteto já dizia que “não somos perturbados pelas coisas, mas pela opinião que temos delas”. O sofrimento vem quando não somos capazes de aceitar que as coisas são como são.

Não podemos mudar as circunstâncias e os acontecimentos, mas podemos mudar a maneira como percebemos e reagimos a essas circunstâncias e acontecimentos.

Cultive um relacionamento com Deus

Outro hábito que faz com o que os meus dias sejam mais leves é cultivar um relacionamento com Deus. Todos os dias pela manhã eu reservo alguns minutinhos para ler ou ouvir a Palavra, fazer o meu devocional e praticar a gratidão. É a maneira que eu encontrei de me conectar com Deus e você pode encontrar a sua também.

Pratique a gratidão

Falando em gratidão, este é outro hábito que me ajuda a levar uma vida mais leve, já que a gratidão me ajuda a focar nas coisas positivas e me ajuda a criar uma perpectiva mais otimista para apreciar as pequenas coisas da vida.

Não importa como estejam as coisas na sua vida agora, eu tenho absoluta certeza de que se você parar só alguns minutinhos para pensar, vai encontrar pelo menos uma dezena de coisas pelas quais agradecer.

E eu gosto de falar em “praticar a gratidão” porque nem sempre é uma tarefa fácil. É de fato um exercício diário e quanto mais você pratica, melhor você fica. Eu gosto de fazer um exercício simples: todos os dias começo ou termino o dia listando 3 coisas pelas quais sou grata naquele dia. E isso me ajuda a lembrar que há sempre algo pelo qual agradecer.

Simplifique a sua vida

Levamos uma vida agitada e cheia de distrações. É preciso estar constantemente alerta ou a rotina nos engole, com todas as obrigações e listas de coisas para fazer. Com isso, o que realmente importa acaba sendo deixado de lado e quase não sobra tempo para cuidar e valorizar aquilo que de fato faz sentido e preenche a nossa vida de alegria.

Então, sempre que puder, procure simplificar. Buda dizia que “quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar”. Quanto mais móveis e objetos você tem, mais coisas terá para limpar, por exemplo. Quanto mais projetos você abraça, menos tempo você tem para estar com a sua família. Então, pensando nisso, é importante buscar dizer “sim” somente para as coisas e oportunidades certas, ou nos veremos sempre tão cheios de coisas para fazer que não restará tempo para nada que importa de verdade.

Uma vida ocupada é uma vida de distrações. O que precisamos é buscar uma vida com propósito.

Busque autoconhecimento

Eu falei sobre dizer “sim” para as coisas e oportunidades certas, mas como reconhecemos essas coisas e oportunidades? Nem tudo o que é bom é bom para a gente, por isso o autoconhecimento é tão importante.

Buscar o seu desenvolvimento pessoal vai proporcionar a você viver uma vida de acordo com os valores e as verdades que fazem sentido para você. Quando você sabe quem é e o que está disposto a fazer, menos as circunstâncias externas influenciam o seu caminho, menos as opiniões das outras pessoas falam sobre quem você é e cada vez mais você é capaz de construir uma vida plenamente feliz e realizada nos seus termos.

Buscar o meu desenvolvimento como pessoa é outro hábito extremamente importante para mim e que me faz viver uma vida mais leve. Por isso, na minha rotina eu sempre tento incluir momentos de meditação, reflexão e leitura. Estudar sobre filosofia, psicologia, inteligência emocional, relacionamento humano – eu sinto que tudo isso me ajuda a me tornar um ser humano melhor e fazer escolhas melhores para a minha vida.

Contamine-se com as coisas boas

O fato é que nossas emoções são constantemente afetadas pelo que vem de fora. Quando ouvimos uma música com uma frequência mais baixa, quando lemos uma notícia ruim, quando convivemos com uma pessoa negativa… todas essas coisas afetam o nosso dia e acabam minando a nossa energia e contaminando nossos sentimentos.

Por isso é tão importante, tanto quanto for possível, nos contaminar com o que é bom e belo. Ouvir boas músicas, assistir bons filmes, ler boas notícias, conviver com pessoas otimistas e de bem com a vida… ou seja, coisas que aumentarão a nossa frequência e nos farão vibrar positivamente.

No meu dia a dia, eu tento me manter longe das notícias ruins na televisão, tento me preservar ao máximo de relações com pessoas negativas e grosseiras e tanto quanto é possível tento me contaminar apenas com coisas boas. Isso com certeza me ajudar a viver uma vida mais leve!

Seja você o reflexo do que quer ver no mundo

No vídeo sobre as 7 lições que mudaram a minha vida para melhor, eu falei sobre doar mais daquilo que eu desejo receber. Se eu desejo amor, preciso doar amor. Se eu desejo paz, preciso ser um agente de paz dentro de casa e com as pessoas que estão ao meu redor.

Eu acredito demais em um universo de causa e efeito. E acredito que recebemos do universo sempre mais do que doamos. Então, todos os dias, eu tento ser mais daquilo que desejo ter na minha vida, afinal, tudo começa dentro da gente. E esse é com certeza outro hábito que me ajuda a levar uma vida mais leve!

Leia também: 10 maneiras simples de incorporar o autocuidado na sua rotina diária

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.