Clique aqui e inscreva-se no canal.

5 hábitos que vão mudar sua vida

Desenvolver autoconhecimento

Eu não poderia começar esta lista sem falar sobre autoconhecimento. Sem desenvolver autoconhecimento, acaba se tornando mais difícil o processo de fazer boas escolhas para nós mesmas, de desenvolver hábitos que vão nos ajudar a alcançar objetivos que façam sentido para nós, que proporcionem a escalada para nos tornamos o tipo de pessoa que desejamos nos tornar.

Desenvolver autoconhecimento nada mais é do que buscar conhecer mais a nós mesmas. Entender quem somos, o que queremos, o que estamos dispostas a fazer, quais são os nossos valores, quais são as crenças enraizadas que acabam prejudicando determinadas áreas das nossas vidas, quais repetições de padrões acabam fazendo com que determinadas experiências continuem se repetindo na nossa vida e o que podemos fazer daquele momento em diante para “girar a chave” e colher resultados diferentes.

Há muitas maneiras de desenvolver autoconhecimento. A terapia é uma delas. Mas você também pode desenvolver autoconhecimento simplesmente questionando a si mesma, tentando identificar e compreender seus sentimentos e emoções, seus padrões de comportamento, como eles surgem.

Desenvolver autoconhecimento é tão importante porque é através dele que podemos praticar a nossa autenticidade, desenvolver maturidade emocional, e a partir daí podemos nos relacionar melhor com nós mesmos e com as outras pessoas.

5 hábitos que vão mudar sua vida

Praticar autocuidado

O autocuidado surge quando você entende que você é a sua maior prioridade. E que todo o resto é apenas consequência da maneira com a qual você se relaciona com você, de como você cuida de você.

Você só pode exigir do mundo o que você já oferece para si mesma. Você só pode exigir amor, se aprendeu a se amar profundamente primeiro. Você só pode exigir respeito, se você se respeita.

Leia também: 5 atitudes para aumentar a sua autoestima

Há muitas maneiras de praticar o autocuidado no dia a dia. Você pode pensar em práticas que vão cuidar do seu corpo, da sua mente e do seu espírito. Eu gosto muito de meditar, fazer caminhada e tirar um dia da semana para fazer um spa day.

5 hábitos que vão mudar sua vida

Aprender a dizer “não”

Dizer “não” também é uma forma de autocuidado, que é potencializada por meio do autoconhecimento. Quando você se conhece, e quando pratica o autocuidado, você pode dizer “não” mais facilmente para tudo o que fere os seus valores, para o que impede o seu crescimento ou simplesmente para aquilo que você não quer fazer.

Pode parecer bobagem, mas para quem (assim como eu) cresceu sendo “boazinha” e desenvolveu a necessidade de agradar como forma de evitar conflitos, dizer “não” é muito difícil. Em vários momentos da minha vida, eu disse “sim” para coisas que eu queria dizer “não”, o que acarretou uma série de consequências desastrosas para a minha vida, simplesmente porque eu não conseguia colocar as minhas vontades em primeiro lugar e me posicionar de maneira firme.

Aprender a dizer “não” foi essencial para que eu pudesse começar a viver uma vida nos termos que eu queria e do que era significativo e relevante para mim e, assim, ser mais feliz.

hábitos que vão mudar sua vida

Buscar novos aprendizados

Outro hábito que transformou significativamente a minha vida foi buscar me aperfeiçoar constantemente, não apenas nas áreas das quais eu gosto e me identifico, mas também naquilo que eu tenho dificuldade e preciso desenvolver em mim.

Para isso, estou sempre lendo, ouvindo podcasts, assistindo documentários e vídeos no YouTube que me proporcionem conhecimentos e novos aprendizados. Particularmente, eu amo estudar sobre psicologia, filosofia e comportamento humano. Mas também estudo muito sobre organização financeira e gestão empresarial, por exemplo, que são áreas que eu quero melhorar.

Isso amplia a sua visão de mundo, faz você adquirir novas habilidades e, consequentemente, a sua vida muda.

Leia também: 5 sinais de que você está amadurecendo

Praticar a gratidão

Praticar a gratidão mudou a minha vida porque me fez treinar o olhar para longe de todas as coisas que eu não gosto, não sei ou ainda não tenho, e focar o olhar no quanto eu já sou abençoada, em todas as coisas boas que eu já recebi, em tudo o que eu já sou, em tudo o que eu já sei.

Agradecer é “fazer a graça descer”. Eu aprendi que quanto mais agradeço, mais motivos tenho para agradecer.

Leia mais sobre desenvolvimento pessoal.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Agradeço ter encontrado essa leitura “esclarecedora sobre tantos questionamentos meus”. Justamente por não saber nada de tecnologia e buscar,encontrei-a.
    Linguagem clara, coerente e objetiva que me animaram!
    Que menina inteligente você!