Muitas pessoas já haviam comentado comigo a respeito do filme O Guarda-Costas. A curiosidade apertou e eu decidi que assistiria ao filme, que, na década de 90, obteve duas indicações ao Oscar e popularizou a música I Will Always Love You, o tema mais famoso da carreira de Whitney Houston. A produção foi um sucesso que resultou na arrecadação de mais de US$ 410 milhões em todo o mundo, segundo a revista Veja. Várias citações referem-se ao O Guarda-Costas como um filme que “marcou gerações”. O enredo não é particularmente incrível, mas as atuações de Kevin Costner e Whitney Houston são. Sinceramente? Nunca vi tanta química entre dois personagens de um filme antes.
Basicamente, o filme conta a história de Frank Farmer, interpretado magistralmente por Kevin Costner, um ex-agente do serviço secreto contratado para proteger Rachel Marron, interpretada por Whitney Houston, uma grande cantora e atriz que está sendo ameaçada de morte por um fanático que parece estar mais próximo do que todos imaginam.
Enquanto escrevo essa crítica, e enquanto tento organizar as imagens do filme na minha cabeça, tudo o que me vem à mente é o sorriso de Kevin Costner e Whitney Houston, respectivamente como Frank e Rachel, enquanto conversam à mesa na primeira vez em que saem efetivamente juntos. Eu faço uma ideia minimamente remota do que eles estavam falando, mas me lembro bem dos sorrisos. O tipo de sorriso de quem está a vontade com o personagem. O tipo de sorriso de quem sabe bem como brincar com o espectador e convencê-lo a continuar ali, sentado, com os olhos grudados na tela. A menos que eu seja a única louca esquizofrênica que reparou nisso, quem assistiu ao filme deve saber exatamente do que eu estou falando.
Eles convencem. É quase loucura acreditar que Whitney Houston teve problemas com a maquiagem durante o teste porque não acreditava ser boa o bastante para o papel, como contou Kevin Costner durante a cerimônia de enterro de Whitney Houston. Como eu disse no início dessa resenha, o enredo não é particularmente instigante, e é quase fácil demais identificar quem está por trás das cartas de ameça de morte, mas as atuações, tanto de Costner, como de Houston, são brilhantes.

Ele, um agente durão, um guarda-costas que leva a sério sua profissão… Ela, uma cantora e atriz brilhante, amante do palco, da música… Eu ainda me lembro do momento em que ela, Rachel, brinca com ele, Frank, sobre a mulher que ele amava ter morrido enquanto ele a protegia. Frank faz cara de sério, e o sorriso de Rachel esmorece, e ele a faz acreditar, durante alguns poucos segundos, de que isso aconteceu realmente, antes de confessar, sorrindo, que ela simplesmente deixou de amá-lo. E eu me lembro dela perguntar se ele morreria por ela. E ele dizer simplesmente que “era seu trabalho”. E ela franzir o cenho e arriscar: “por qualquer um?”. E ele acenar com a cabeça novamente. … Quantas pessoas realmente morreriam “por qualquer um”?
Se fosse para resumir o filme em uma frase, eu diria que O Guarda-Costas é aquele tipo de filme que faz você sair da sala de cinema com um sorriso no rosto e uma tristeza ao mesmo tempo terna e saudosa no peito.
Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.
Eu ainda nao vi o filme. Mas pela teu comentário estou super emplogada. Adoro sair da sala de cinema com um sorriso.
http://www.soentrenosmulheres.co.cc
Que delícia chegar no seu blog e encontrar um post sobre esse filme. Eu amo Whitney Houston e por causa dela já vi e revi esse filme centenas de vezes. Ele faz parte da minha DVDteca, assim como o Cd com a trilha sonora.
O post ficou incrível.
Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Mamãe e papai amam esse filme! rs
Confesso que nunca assisti totalmente, ficava com sono 😡
Mas pelo jeito que você disse no post, me deixou com uma vontade de assistir, só pelo sorriso. rs
Beijos!
Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios
Cara…que post maravilhoso. Vc não vai acreditar no que eu estava vendo agora..exatamente esse filme com a namorada do meu irmão. Eu posso assistir O Guarda Costas milhões de vezes que sempre choro. Não imagino como seria uma nova versão desse filme mas segundo o que andam falando pelo jeito vai ter mesmo.=( E me parece que a atriz será a Rihanna.
Oi, Karlinha, eu também ouvi boatos sobre essa nova versão… Vou procurar saber mais!
Beijos! =D
vi esse filme chorei ele e lindo demais rs
http://blogversoselivros.blogspot.com.br/
Oii!
Nunca assisti a esse filme, mas agora fiquei com vontade! Parece ser legal! 🙂
Beijos!
Eu adoro este filme com suas músicas maravilhosas. Já assisti a “n” vezes e com certeza vou assistir outras tantas.
Bjs, Rose.
Eu sou tão apaixonada por esse filme, é incrível que você nunca tenha assistido, é um clássico da sessão da tarde e do Cine espetacular no SBT. A trilha sonora é um caso a parte, sou apaixonada por todas as músicas.
É um filme clichezão que sem dúvida o final não te surpreende muito, mas vale a pena por ter uma história tão linda e romântica.
Beijos
Caline – Mundo de Papel
Ei, Caline, eu sou a alienação em pessoa, sabe não? kkkkk Nem eu acredito que nunca tinha assistido esse filme antes… Mas gostei muito! É verdade, a história não surpreende, mas a parte romântica vale a pena!
Beijos!
Olá Inara
Eu amei este filme e chorei bastante. Aconselho a veres As palavras que nunca te direi.
Beijocas;)