O inverno por aqui ainda nem chegou, mas já deu para perceber que ele não está de brincadeira esse ano. As temperaturas estão caindo e a previsão é que faça 3º C em São Paulo nesse dia 12, Dia dos Namorados. Mas a nossa preocupação hoje é com os animaizinhos em casa. Você já deve ter notado como eles andam dorminhocos ultimamente, procurando cantinhos quentinhos para dormir, mesmo durante o dia. É que eles também sentem frio, e por isso precisamos tomar um cuidado especial com eles. Pensando nisso, hoje eu separei algumas dicas para vocês de como proteger seu animalzinho do frio.

Como proteger seu animalzinho do frio
Imagem: Reprodução

SE O ANIMALZINHO DORME FORA DE CASA

Se o seu cachorrinho dorme fora de casa, é importante verificar se não há goteiras dentro da casinha e posicioná-la de maneira que não receba rajadas de vento diretamente. Mover a casinha para a garagem ou para qualquer lugar coberto, por exemplo, pode impedir que o animalzinho sofra com o contato direto com a chuva ou vento. Lembre-se de colocar algumas mantas ou cobertor para que ele não fique em contato direto com o chão frio, mas não se esqueça de trocar as cobertas regularmente, principalmente se estiverem molhadas.

Como proteger seu animalzinho do frio
Imagem: Reprodução / ANNA LURYE

SE O ANIMALZINHO DORME DENTRO DE CASA

No caso dos animaizinhos que dormem dentro de casa, procure também oferecer a eles mantas ou um cobertor, principalmente para evitar que eles durmam em contato direto com o piso frio. No caso dos gatinhos, é muito comum eles procurarem lugares altos para dormir, então deixe uma manta ou coberta sobre aquela estante ou cadeira em que ele costuma dormir, pois assim ele não sentirá frio.

TOSA, BANHO E ROUPINHAS

No caso dos animaizinhos com pelo longo, evite tosá-los nessa época do ano, pois os pelos ajudam a mantê-los mais quentinhos. A mesma coisa com os banhos: procure diminuir a quantidade de vezes que eles tomam banho nessa época do ano e quando realmente for necessário lavá-los, procure fazer isso em uma área aquecida e seque-os imediatamente depois.

A minha gatinha não gosta de roupas, ela simplesmente trava quando vestimos uma nela (é engraçado!), mas se o seu animalzinho está acostumado com elas, pode ser uma boa maneira de mantê-lo aquecido também.

Como proteger seu animalzinho do frio
Fonte: Reprodução / JAKUBZAK

ALIMENTAÇÃO

Outro cuidado importante deve ser com a alimentação. Nessa época do ano, eles costumam comer mais (pois gastam mais calorias para se manter aquecidos) e beber menos água. Você pode aumentar um pouquinho a quantidade de ração que oferece a ele diariamente. E procure verificar se ele está bebendo água; se não estiver, pode ser legal espalhar mais vasilhas de água pela casa para estimulá-lo.

VACINAÇÃO

Além de todos esses cuidados, verifique também se o seu animalzinho está com a vacinação em dia. Existem algumas vacinas específicas para gripe, mas só o seu veterinário poderá informá-lo melhor.

***

E essas foram as dicas de hoje, pessoal! É só um lembrete para não descuidar do seu animalzinho no frio, pois eles também sofrem com as temperaturas baixas! Um beijo e até a próxima!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.