Gatinha 3

Eu já contei para vocês que tenho uma gatinha, né? Até gravei um vídeo contando um pouquinho mais sobre como ela chegou até mim e alguns cuidados que tenho com ela. Como é a primeira vez que eu convivo com um gato em casa, tenho feito descobertas assustadoras e deliciosas ao mesmo tempo.

Gatos são cheios de manias. A minha gosta de se enfiar nos lugares mais assustadores: dentro do sofá, por exemplo. Ela tem uma verdadeira fixação por quebrar as regras e ir dormir dentro do sofá escuro e abafado. Já até costurei aquela parte com velcro atrás do sofá e ela sempre dá um jeito de rasgar a costura e entrar. Outra mania que não é exclusividade dela mas de todos os gatos: arrastar suas patinhas por qualquer superfície que pareça minimamente atrativa. Um dos nossos sofás já foi declarado como zona de guerra e, mesmo tendo um arranhador em casa, ela prefere o sofá. E ainda não acabou: quando ela não está dormindo dentro do sofá, a escolhida é uma velha sapateira dentro do quarto dos meus pais. E nem adianta colocar travesseiro, cobertor ou caminha: ela odeia!

É claro que desde que ela chegou a internet tem sido minha amiga quando o quesito é assunto de gato. Por exemplo, quando a minha começou a ter surtos de loucura e correr pela casa como uma louca em final de campeonato, fui pesquisar se alguém andava dando açúcar ou bebida para ela, mas descobri que era só uma explosão de energia mesmo, comum em gatos domésticos. E aos pouquinhos tenho descoberto outras coisas, aprendido inclusive o que funciona melhor na decoração para quem tem um gatinho em casa. E como eu sei que muitas leitoras minhas são gateiras também, decidi compartilhar com vocês algumas coisinhas que aprendi e que podem ser úteis para vocês em casa também! Vamos lá?

Dicas de decoração para quem tem gatos em casa 3

O GATO E A JANELA

Acho que o primeiro cuidado que você precisa ter quando decide ter um gatinho em casa é telar todas as janelas, principalmente se mora em apartamento. Eles adoram caçar e qualquer passarinho na janela é uma distração para eles, o que pode resultar facilmente em um acidente. Sem falar nos perigos que existem lá fora, onde eles podem ser facilmente atropelados ou brigarem com outros gatos, por exemplo.

Dicas de decoração para quem tem gatos em casa 1

O GATO E O SOFÁ

Você precisa entender que o seu gatinho vai afiar as unhas e arranhar o seu sofá novinho, mas não é nada pessoal. Eles têm uma necessidade muito grande de gastá-las e estão sempre arranhando as coisas, inclusive os móveis. Na hora de escolher o sofá da sua casa, opte pode tecidos que são menos atrativos para eles. Basicamente, tecidos com tramas mais fechadas (como o suede e acqua block) são menos atraentes para os gatos.

O GATO E O TAPETE

Gatos também adoram arranhar e afiar suas unhas no tapete. Nós tínhamos um tapete bem grande na sala, mas acabamos nos desfazendo dele com o tempo, até porque acumula muito pelo e acaba sendo necessário um maior esforço na limpeza. O ideal mesmo é eliminar os tapetes do ambiente, mas se você gostar muito deles e não quiser se desfazer, procure optar por modelos que não desfiam com tanta facilidade como os fabricados com materiais sintéticos como o sisal e o polipropileno.

O GATO E OS LUGARES ALTOS

Gatos adoram brincar! E adoram subir nas coisas também, para alcançar os lugares mais altos! Aqui em casa, tivemos de adaptar algumas coisas para “evitar acidentes”: por exemplo, empurramos os enfeites das estantes para o fundo da prateleira, deixando um espaço para ela pular e subir aonde quiser, e também guardamos os que ofereciam mais perigo (vidro, por exemplo). Não foram raras as vezes no começo que levantávamos de noite com um barulhão e quando íamos ver ela tinha derrubado porta-retratos e enfeites diversos no chão enquanto brincava. Subir em coisas é a diversão deles, e por isso é importante disponibilizar prateleiras, estantes e nichos para que eles possam subir.

Dicas de decoração para quem tem gatos em casa 2

Há diversos projetos interessantes na internet que foram desenvolvidos pensando justamente no bem-estar dos gatinhos e que você pode facilmente adaptar para a sua casa também. Um conjunto de prateleiras que formam uma escadinha, por exemplo, ou nichos fechados onde eles podem dormir tranquilamente.

O GATOS E AS PLANTAS

Isso eu só descobri recentemente: gatinhos costumam comer plantas! Eu fiquei muito assustada no começo, mas descobri que eles costumam comer plantinhas para auxiliar no processo digestivo e na eliminação de bolas de pelo. No entanto, você precisa ter cuidado com as espécies que cultiva em casa, pois algumas são venenosas para os gatos. Aqui tem uma listinha de algumas plantas potencialmente perigosas. Procure deixar as plantas perigosas longe do alcance deles ou livre-se delas! Também existe uma graminha própria para gatos que é vendida em pet-shops e desenvolvida especialmente para eles: vale pesquisar!

E essas foram as dicas de hoje, pessoal! Espero que tenham gostado! Quem tem gatinho em casa também? Quais cuidados vocês costumam tomar?

Fontes das Imagens: Animale! Revista Casa Linda.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 tendências de decoração para o ano de 2016

5 ideias criativas para decorar o corredor da sua casa

Escreva um comentário

Seu comentário*

4 comentários para “Dicas de decoração para quem tem gatos em casa”

  1. 18/01/2016 às 23:30

    Amei as dicas para decorar pensando nos bichanos. Fica lindo na decoração, eu queria ter espaço e uma casa minha p fazer aqui. Uma dica bacana para evitar os arranhados no sofá é comprar arranhadores de papelão. O meu gato pelo menos é louco por papelão ou de cordas, ele tb ama arranhar as cordas kkkk O post ficou lindo! Beijos

    • 19/01/2016 às 01:25

      Ótima dica essa do papelão, Josi! Nunca tinha pensado nisso, mas a minha gatinha também gosta de arranhar caixas de sapato, por exemplo! 🙂

  2. Silvia
    18/08/2016 às 21:01

    Eu tenho três gatos em um apartamento pequeno. Fiz escadinha com prateleiras e meu irmão fez nichos para eles dormirem. Tenho sorte de ter um irmão que mexe com madeiras. Mas o caso do sofá é realmente complicado, eles tem um lugar especial do sofá que gostam de arranhar então eu coloquei um arranhador bem nesse local. Solucionado! Adoro os seus posts. Bjos

    • 19/08/2016 às 11:33

      Que legal! Eles devem adorar! 🙂 Fico feliz que esteja gostando dos posts, Silvia! Um beijo! 🙂