O vintage é um estilo de decoração que nunca sai de moda. Não é difícil entender: ele é romântico, delicado, cheio de personalidade e levemente nostálgico. É um estilo que remete ao passado sem deixar de ser atual e charmoso. E o melhor é que muitos móveis e objetos de decoração podem ser herdados ou encontrados em vendas de garagens e antiquários por um preço bem baixo, ou seja, é um estilo de decoração bastante acessível e econômico. Se você pretende decorar a casa no estilo vintage, confira as 5 dicas que eu e a loja de decoração Maria Pia Casa separamos hoje para você!

decoração vintage 1

Imagem: via

Móveis herdados ou garimpados

A primeira dica para quem quer decorar a casa no estilo vintage é apostar nas peças que já tem em casa, que foram herdadas ou garimpadas por um preço bacana em feiras de antiguidades. Aposte em um mobiliário clássico, de cores neutras e formas arredondadas. Um móvel referência desse estilo de decoração é a cristaleira, que você pode usar na decoração para guardar de forma charmosa suas louças ou uma coleção. Outra característica marcante desse estilo são os móveis com pés palito, que foram utilizados pela primeira vez nos anos 1950.

a casinha dela - isa maiolino - 7

Imagem: via

Os detalhes importam – e muito!

A decoração vintage é bastante rica em detalhes. Ela é nostálgica, romântica e bastante suave. Aposte em miudezas que serão capazes de agregar ao ambiente a delicadeza do qual ele precisa. Papel de parede com estampas florais, toalhas de mesa e guardanapos com rendas e bordados, jogos de porcelana decorados, caixas estampadas, quadros e gaiolas decorativas, mantas com estampas delicadas, retratos, pôsteres, rádios e relógios antigos – tudo isso remete ao estilo vintage. Outro item que não pode faltar é a vitrola.

decoração vintage 3

Imagem: via

Faça você mesma

Não tenha medo e aposte nas peças feitas por você mesma na hora de decorar a casa no estilo vintage. Você pode, por exemplo, restaurar seus móveis com técnicas de pintura e pátina, que conferem um ar velhinho muito charmoso aos móveis. Almofadas, mantas e cobertores confeccionados em crochê ou a partir da técnica do patchwork também são bastante comuns nesse estilo de decoração – isso porque o vintage surgiu como consequência da 2ª Guerra Mundial, quando era bastante comum consertar pertences do lar e valorizar trabalhos feitos à mão.

decoração vintage 4

Imagem: via

Vintage x Retrô

É muito comum confundir a decoração vintage com o estilo retrô. Apesar de parecidos, eles não são iguais. O vintage resgata elementos das décadas de 20 a 60, apostando em móveis herdados ou garimpados em vendas de garagens e antiquários. O retrô, no entanto, baseia-se na releitura de móveis e objetos que já foram tendência no passado, ou seja, são produtos que remetem ao antigo mas que são produzidos com tecnologia de última geração.

Isso é ótimo porque nem sempre é possível encontrar móveis e peças de decoração antigas e originais em bom estado de conservação. Sem falar que muita gente não curte muito a ideia de repaginar um móvel ou um objeto de decoração com as próprias mãos, preferindo comprar peças lindas prontinhas! Assim, se você quer decorar a sua casa no estilo vintage, pode contar com lojas de decoração especializadas que vendem peças novinhas com aquela carinha de velha que a gente ama tanto! É o caso da Maria Pia Casa, uma loja que reúne os mais variados modelos de móveis, acessórios, artigos para casa e presentes, inclusive vários itens lindos de decoração vintage. Olha só o que você pode encontrar por lá:produtos maria pia casa

♡ Para quem mora na cidade de São Paulo, a Maria Pia Casa está no D&D Shopping. Para quem é de Campinas, pode visitar a loja física que fica localizada no Jardim Paineiras. Se você mora no interior ou em outros estados, no entanto, não precisa ficar triste: todos os produtos da loja podem ser adquiridos através do site de decoração da Maria Pia Casa.

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Sou apaixonada pelo estilo Vintage/Retrô e Provençal,acho lindo e muito delicado.O floral é algo que remete muito a esses estilos.Amei as plaquinhas imitando placa de carro,gosto muito da frase “All you need is love” e amei também a plaquinha escrito Love com a bicicleta.Muito legal a proposta de uma loja especializada nisso <3