Você está cansada de se sentir prisioneira da sua própria vida? Talvez você esteja cansada de se sentir um fracasso, de estar constantemente procrastinando suas tarefas, de sempre tentar começar algo novo e acabar desistindo no meio do caminho…
Eu sei como é se sentir desapontada consigo mesma o tempo todo. Eu não estou julgando você; eu já estive neste lugar também. Até 2021, eu levava uma vida completamente diferente da vida que eu levo hoje: eu não tinha bons hábitos alimentares, não praticava atividade física, não investia no meu crescimento pessoal e profissional, negociava constantemente o meu tempo com Deus, não cuidava bem do meu dinheiro, continuava cultivando relações disfuncionais e vivia adiando as mudanças que eu sabia que precisava realizar na minha vida…
O meu passatempo preferido era passar horas deitada na cama assistindo um episódio atrás do outro da minha nova série favorita enquanto comia alguma besteira. Ou rolando infinitamente o feed das redes sociais tentando preencher o vazio da minha vida através dos recortes perfeitos que as outras pessoas faziam da vida delas nas redes sociais.
Mas eu consegui sair desse ciclo vicioso e transformei completamente a minha vida de lá para cá. Não foi um processo fácil e nem rápido. E ele nem está concluído (penso que nunca estará, pois buscar o nosso desenvolvimento pessoal é um trabalho para a vida toda). Mas hoje eu finalmente gosto da minha vida, do meu corpo, emagreci quase 30kgs nesse meio tempo, tenho um trabalho que eu amo e o relacionamento com o qual eu sempre sonhei, e eu posso afirmar com convicção para você: mudar seus hábitos é totalmente possível porque eu mudei os meus!
Neste vídeo, eu preparei um guia passo a passo com dicas reais que vão te ajudar a se transformar na pessoa capaz de conquistar todos os seus sonhos e objetivos!
Passo 1: pare de esperar o momento perfeito
O momento perfeito para começar é agora. Não é amanhã. Não é no começo da próxima semana. Não é ano que vem.
A verdade é que o momento perfeito é criado por nós mesmas através da ação. Então pare de esperar se sentir mais motivada, mais capaz, menos ansiosa, pare de esperar pela oportunidade, ferramentas ou momento perfeito!
Dar o primeiro passo é difícil. Você vai ter que lidar com pensamentos do tipo: “não sou capaz”, “nossa, eu sou tão desajeitada com isso”, “isso é tão chato”, “o que as outras pessoas devem estar pensando sobre mim?”…
Seu cérebro vai pregar peças em você, bombardeando você com pensamentos de incapacidade, medo ou vergonha, simplesmente porque a função dele é manter você na sua zona de conforto. Ele está, literalmente, protegendo você do que ele considera uma ameaça: a mudança!
Passo 2: aceite o desconforto da mudança
O cérebro é um órgão que consome uma quantidade significativa de energia, utilizando cerca de 20% do oxigênio do nosso corpo. Quando realizamos tarefas rotineiras, ele cria conexões neurais específicas para essas atividades, permitindo que sejam executadas com menos esforço. Isso significa que, ao permanecer em situações familiares e seguras, o cérebro economiza energia ao evitar o gasto necessário para aprender algo novo ou enfrentar desafios.
Mudanças exigem adaptação e aprendizado, processos que podem ser desafiadores e desconfortáveis, que demandam gasto de energia, e é por isso que ao iniciar uma atividade nova ou tentar inserir um novo hábito na sua rotina, você enfrenta tanta resistência.
No entanto, com o tempo e a repetição, o cérebro se adapta a nova rotina e aos novos hábitos, tornando-os automáticos. Isso é parte do processo que os neurocientistas chamam de neuroplasticidade, que é basicamente a capacidade que o nosso cérebro tem de mudar, de aprender coisas novas…
Quando eu decidi começar a academia, por exemplo, eu enfrentei uma série de desafios internos e externos. A verdade que eu nunca contei a ninguém é que eu me sentia feia e desajeitada. Achava que todos estavam olhando para mim na academia e pensando: “o que essa gorda está fazendo aqui?”. Além disso, eu não sabia como usar os aparelhos da academia e me sentia burra por não saber ler a ficha de treinos.
Mas com o tempo eu entendi que ninguém se importava – estavam todos preocupados com as suas próprias vidas e corpos. Além disso, todos ali também tiveram que passar pelo processo de aprendizado – ninguém começa na academia sabendo o que é um stiff ou qual é a posição correta do corpo durante o exercício.
Então, o meu primeiro conselho é: pare de esperar o momento perfeito e aceite o desconforto da mudança! Comece agora, onde você está e com as condições que você tem neste momento. Você nunca vai ficar boa ou confortável se não começar! Vai ser difícil, mas eu prometo que vai valer a pena!
Passo 3: faça um “life audit” da sua vida
Um “life audit” é uma auditoria da sua vida e esta pode ser uma ferramenta transformadora, que vai te ajudar a tomar consciência da sua vida e alinhar suas ações com seus valores e objetivos pessoais. Com isso, você ganha clareza sobre o que realmente importa para você, consegue identificar as áreas de insatisfação na sua vida e criar um plano de ação para fazer ajustes significativos.
Comece refletindo sobre o que realmente importa para você. Identifique seus valores e paixões. Qual tipo de vida você gostaria de levar? O que gostaria de estar fazendo e com quem gostaria de estar neste momento, se não houvesse nenhum obstáculo e todos os seus desejos pudessem se tornar realidade em um passe de mágica? Qual seria o trabalho dos seus sonhos? O relacionamento dos seus sonhos? O estilo de vida perfeito para você? Como você gostaria de estar se sentindo?
Em seguida, examine sua vida em diferentes categorias, como carreira, finanças, saúde e relacionamentos. Avalie cada área em uma escala de 0 a 10, identificando onde você se sente satisfeita e onde há espaço para melhorias.
Após avaliar cada área, analise suas descobertas. Pergunte-se se sua vida está alinhada com seus valores e metas. Identifique forças e fraquezas, além de crenças limitantes que possam estar impedindo seu progresso.
Com base na análise, defina metas específicas para as áreas que precisam de atenção. Crie um plano de ação que inclua passos concretos para alcançar essas metas, garantindo que sejam realistas e alcançáveis. Você pode criar um quadro de visualizações ou simplesmente escrever em uma folha de papel.
Veja um exemplo:

Visualizar seu objetivo é muito importante! Escrever e falar como se aquilo já fosse uma realidade na sua vida! Ao visualizar um objetivo, você programa seu cérebro para se concentrar nos passos necessários para alcançá-lo. Isso envolve criar imagens mentais detalhadas que representam tanto o resultado final quanto o processo necessário para chegar lá. Essa prática pode facilitar a execução de tarefas na “vida real”, pois o cérebro não distingue entre experiências vividas e imaginadas.

Passo 4: crie uma estratégia
Você já visualizou sua rotina ideal, o tipo de pessoa que você quer ser. No exemplo que eu dei, você é uma pessoa muito mais saudável, que se preocupa com o seu corpo e bem-estar e que recuperou a sua autoestima.
Eu dei o exemplo na área da saúde, mas você pode repetir o processo na área que sentir mais necessidade! Talvez você já seja uma pessoa saudável e que se preocupa com o próprio corpo… talvez as mudanças que você deseja sejam na área dos relacionamentos, na sua carreira ou até na forma como você lida com o seu dinheiro.
Seja como for, o próximo passo é criar uma estratégia concreta para realizar o seu objetivo. Ainda usando o exemplo que eu dei, você poderia desenvolver uma estratégia baseada em 3 passos:
- Praticar exercício físico de 3-4 vezes na semana (40 minutos de atividade aeróbica e mais 30 minutos de exercício de resistência muscular toda segunda, quarta, sexta e/ou sábado).
- Preparar marmitas para a semana (no domingo, cozinhar marmitas para o restante da semana, evitando assim cair na tentação de pedir delivery ou comer alguma besteira durante a semana)
- Beber pelo menos 2L de água todos os dias (manter sempre a garrafa de água por perto para não esquecer de beber)
Se você tem dificuldade de estabelecer metas e tirar essas metas do papel, vou deixar aqui de recomendação para você o meu e-book “Como parar de procrastinar, tirar suas metas do papel e transformar a sua vida”. Ele pode te ajudar bastante a criar metas específicas e definir prioridades! Clique aqui para adquirir o seu.
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel?

Apesar da lista repleta de afazeres diários, você passa o dia todo resolvendo urgências e, quando chega em casa ao final do dia, se sente frustrada porque percebe que, apesar do cansaço, não fez nada realmente relevante o dia todo?
Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou?
A primeira coisa que você precisa entender é que as pessoas não nascem organizadas. Elas aprendem a se organizar.
Neste e-book você encontrará dicas que vão ajudar você a se organizar para conquistar as suas metas. Nele, você vai aprender o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas.
Você pode continuar fazendo as mesmas coisas e, consequentemente, continuar obtendo os mesmo resultados, ou pode aprender a se organizar melhor, otimizar o seu tempo e começar a conquistar para si a vida que sempre quis viver.
Clique aqui e conheça o e-book.
Passo 5: apenas continue em frente!
O tempo que se leva para criar e manter um novo hábito varia significativamente de pessoa para pessoa, mas estudos sugerem que, em média, pode levar entre 18 a 254 dias para que um comportamento se torne automático, ou seja, vire um hábito.
Lembrando que um hábito é uma ação ou comportamento que se repete com frequência e regularidade, tornando-se automático ao longo do tempo. É aquele comportamento que você repete sem precisar pensar muito sobre. É como escovar os dentes. Mas também pode ser como abrir o celular e rolar o feed do Instagram alucinadamente. Quanto mais você repete aquela ação, mais automática ela se torna. Com surpresa, você olha para as horas no fim do dia e percebe que passou a tarde toda largada no sofá com os olhos vidrados na tela do celular.
Talvez você precise não apenas criar novos hábitos, mas substituir hábitos ruins por outros hábitos melhores. É um processo difícil, principalmente no começo. E é por isso que o que vai contar neste momento é a sua disciplina. A disciplina de escolher, deliberadamente, abrir um livro ao invés de pegar o celular. De se levantar da cama às 5h ou 6h da manhã para treinar, quando poderia permanecer quentinha e confortável debaixo das cobertas. A disciplina de, mesmo depois de apertar o botão de soneca e perder o treino da segunda-feira de manhã, continuar firme no seu propósito e levantar no horário quando o despertador tocar na terça-feira.
Você vai falhar. Eu te digo isso por experiência própria. Sua mudança de vida não vai ser linear. Não vão ser só flores. Muito pelo contrário: vai ser difícil e você vai ter vontade de desistir no meio do processo. Chutar o balde não vai fazer as coisas melhorarem. Mire na transformação que você busca para a sua vida e apenas continue em frente!
+ [dica extra]: crie o seu menu de dopamina

Eu te disse que não vai ser fácil, principalmente substituir velhos hábitos ruins por novos e melhores. Principalmente quando estiver cansada, preocupada, ansiosa ou nervosa, quando tiver sentimentos não tão bons, você vai sentir vontade de procrastinar e voltar para os velhos hábitos.
Você já se perguntou o motivo pelo qual é capaz de passar horas rolando o feed do Instagram ou do TikTok sem nem perceber? Porque as redes sociais foram projetados para estimular a liberação de dopamina no nosso corpo.
A dopamina é um neurotransmissor que desempenha papel fundamental no sistema nervoso central. Ela está envolvida em diversos processos cognitivos e comportamentais, além de desempenhar um papel crucial no sistema de recompensa do cérebro. (fonte: em.com.br)
Um dos principais sistemas em que a dopamina atua é o sistema de recompensa. Nesse sistema, a dopamina é liberada quando experienciamos algo prazeroso ou recompensador, como quando comemos uma comida gostosa, recebemos um elogio ou alcançamos um objetivo. Essa liberação de dopamina cria uma sensação de prazer e motivação, incentivando o comportamento repetitivo.
É por isso que você é capaz de perder horas do seu dia na frente do celular!
No entanto, as redes sociais, embora ofereçam uma sensação temporária de prazer, não são uma boa fonte de dopamina e podem impactar negativamente a nossa saúde mental e o nosso bem-estar emocional, por isso o uso deve ser moderado.
Na próxima vez que sentir que precisa de uma pausa, de um descanso, evite pegar o celular logo de cara. A minha dica para esses momentos é acessar o seu menu de dopamina.
Basicamente, você vai escrever no bloco de notas do celular ou em uma folha de papel uma lista de coisas que fazem com que você se sinta bem, para usar nos momentos em que precisar de uma pausa, de um respiro das suas tarefas do dia. Estas atividades podem ser: fazer uma caminhada, visitar uma cafeteria nova, tomar um banho relaxante, fazer carinho nos seus pets, tomar sol, ouvir um podcast, etc…
O objetivo do menu de dopamina é te garantir uma lista de atividades para praticar nos momentos de pausa, quando sentir que precisa se distrair com alguma coisa, sem que a resposta imediata seja o celular.

HÁBITOS INEGOCIÁVEIS da minha rotina de sucesso
- A primeira hora do dia é a mais importante
Eu levanto por volta das 07h da manhã. E como hoje eu sei que a primeira hora do dia é a mais importante, é a que vai ditar o ritmo do meu dia, eu procuro acordar com calma, me hidratar, preparar um bom café da manhã, ter meu tempo com Deus (lendo a Bíblia, fazendo o meu devocional e orações), para só então de fato começar a me arrumar para o meu dia de trabalho.
Já percebeu que quando você acorda agitada, atrasada, pegando no celular, o seu dia já começa caótico e a probabilidade é que ele continue assim? A minha dica é acordar pelo menos 30 minutos mais cedo do que você costuma acordar, para que você tenha um início de dia tranquilo, com atividade que te fazem bem, porque assim você já começa o dia energizada!
2. Regra das 9h
Uma regra importante que eu estabeleci para mim e que tem feito uma diferença enorme na minha rotina foi estabelecer momentos para não usar o celular.
De fato, como criadora de conteúdo, eu preciso passar muito tempo na frente das telas todos os dias e, conhecendo os malefícios que este hábito causa, eu estabeleci uma regra: nada de celular antes das 9h da manhã e nem após as 21h.
Antes das 9h eu aproveito para fazer a minha rotina da manhã com calma antes de ser bombardeada de informações através das redes sociais e da minha lista de e-mails. Após as 21h, eu tenho procurado estabelecer uma rotina para ter uma boa noite de sono, e parte da minha higiene do sono é não utilizar mais o celular após as 21h. Tem sido maravilhoso!
3. 20 minutos de leitura de livros de não-ficção
Outro hábito inegociável na minha rotina é separar um momento do meu dia para a leitura. Eu tenho separado 20 minutos do meu dia para focar na leitura de livros de não-ficção, buscando o meu desenvolvimento pessoal. As minhas leituras favoritas têm sido os livros sobre hábitos, organização financeira e inteligência emocional.
4. 40 minutos de exercício aeróbico
Pelo menos 4 vezes na semana, eu procuro fazer algum tipo de exercício aeróbico: caminhar na esteira, correr, andar de bicicleta… O meu maior objetivo é cuidar bem do meu corpo para envelhecer com saúde.
5. 30 minutos de exercício de resistência
Além do exercício aeróbico, eu também procuro incluir na minha rotina 30 minutos de musculação pelo menos 3 vezes na semana. Geralmente, eu vou para a academia e faço por lá mesmo a musculação e o cardio.
6. 30 minutos por dia para manter a casa em ordem
No fim do dia, eu gosto de separar pelo menos 30 minutos do meu tempo para manter a casa em ordem.
Eu trabalho em casa e é muito importante para mim que o espaço esteja organizado e limpo, para que eu possa ser mais produtiva no meu trabalho. Por isso, para conseguir manter a casa em ordem e não me sobrecarregar de tarefas, todos os dias eu procuro tirar 30 minutos para organizar as coisas e fazer aquilo que precisa ser feito com relação aos serviços domésticos.
7. 20 minutos por dia planejando
Já dizia Benjamim Franklin: “Se você falha em planejar, está planejando falhar”. Esta frase reflete bem o meu pensamento. É por isso que todos os dias eu tiro alguns minutos para planejar as tarefas do dia. Eu gosto de organizar meus compromissos e tarefas, tanto os da empresa quanto os meus pessoais, usando o Notion. E isso me ajuda demais a realizar as coisas que eu preciso de uma maneira muito mais assertiva.
Leia mais sobre desenvolvimento pessoal.
0 Comentários