Nós sabemos como os temperos são essenciais na hora de dar um sabor especial ao prato que estamos preparando. Mas com tanta variedade, quais são de fato as melhores ervas e especiarias para ter na cozinha?
Este é um guia de ervas e especiarias essenciais para ter na cozinha – e como usar cada uma.
Orégano
O orégano é muito versátil e pode ser utilizado em diversas receitas. Por conta de sua origem, o orégano é muito ligado aos pratos típicos italianos, como molhos vermelhos e pizzas.
Você pode usá-lo no preparo de pizzas, legumes e vegetais refogados, molhos e até como tempero de carnes, peixes e aves.
O orégano também é uma excelente combinação com queijos em geral, tomates, saladas, sopas e até para aromatizar óleos e vinagres
No mercado, é possível encontrar o orégano na forma de óleo essencial, folhas frescas e, mais comumente, as folhas de orégano secas.
Pimenta-do-reino
Também conhecida como pimenta-preta, a pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados no Brasil e no mundo.
Ela agrega sabor a todo tipo de carne grelhada, cozida ou assada. Use em marinados de carnes, no cozimento de frangos, camarões e assados.
Prefira a versão em grãos. As propriedades da pimenta-do-reino são melhor preservadas quando moídas na hora, mantendo seu sabor e aroma.
Alecrim
As folhas de alecrim são frequentemente usadas na culinária mediterrânea e italiana. É um ingrediente excelente para carnes como cordeiro, vitela, porco, carnes vermelhas e peixes.
Além disso, como são aromáticas, elas também podem ser adicionadas em sopas, molhos à base de tomate, purê de batatas, legumes assados ou para aromatizar o azeite de oliva.
O alecrim pode ser também usado para dar um gosto especial a pães e tortas salgadas.
Folha de Louro
No Brasil, a folha de louro é ingrediente essencial no preparo do feijão. Ela também combina particularmente bem com lentilha.
Mais comumente, as folhas de louro são usadas para dar sabor a sopas, ensopados e molhos, pois seu sabor vai sendo liberado aos poucos.
Outro uso comum das folhas de louro é na cavidade do frango assado ou de outras carnes.
Noz-moscada
A noz-moscada é uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados.
É um tempero comumente utilizado na preparação do molho béchamel. Ela combina especialmente bem com queijos, sendo bastante utilizada em molhos e suflês de queijo.
A noz-moscada também é bastante utilizada no preparo de bolos, biscoitos, tortas, pudins, cremes de ovos e frutas assadas.
Páprica
A páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão ou pimenta secos e moídos. Muito popular em diversos países do mundo, o condimento é típico da culinária da Hungria. E não por acaso, o nome do ingrediente vem de uma palavra húngara que significa “pimenta”.
Você pode encontrá-la na versão doce ou picante.
A páprica doce é tão versátil que pode ser usada em carnes assadas, peixes, sopas, refogados, pães, arroz e frutos do mar.
O ideal é adicionar a páprica nos minutos finais do processo de cozimento. O calor prolongado prejudica tanto o sabor quanto a cor do tempero.
Colorau
Também conhecido como urucum ou colorífico, é uma especiaria de sabor terroso, delicado e levemente amargo.
O colorau é comumente usado para dar cor aos alimentos, principalmente em aves e arroz, molhos e em preparações como a moqueca de peixe.
Curry
O curry é uma mistura geralmente feita com coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo, cúrcuma, cardamomo, mostarda em grãos, pimenta-do-reino e pimenta jalapeño.
Costuma ser utilizada no preparo de molhos para picadinhos de carne e legumes, e em frango ou peixe, geralmente combinada com leite de coco.
Ele também cai muito bem no preparo de legumes e leguminosas, como cenoura, batata e até lentilha.
Açafrão
O açafrão-da-terra, ou somente açafrão, como é popularmente chamado, é uma especiaria oriunda da Ásia. Também encontrado com o nome de cúrcuma, é uma raiz da família do gengibre, bastante utilizada para dar cor nas receitas, possui sabor terroso e levemente apimentado.
Picante, o açafrão intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.
Lemon Pepper
O lemon pepper é uma mistura de temperos usada na culinária indiana, europeia e também nos Estados Unidos.
Como o nome indica, o tempero é uma mistura de raspas de limão siciliano desidratadas, pimenta do reino e sal.
É usada em diversas partes do mundo para temperar peixes e outros frutos do mar, mas você também pode usar no preparo de legumes assados, asas de frango e até no preparo da pipoca!
Tomilho
O tomilho é uma erva muito versátil e combina com vários tipos de alimentos.
Ele é o segredinho para deixar as carnes vermelhas irresistíveis, mas também pode ser usado para temperar carne de frango, em marinados para carnes, em pratos com tomate e queijo, molho de tomate, omeletes e ovos mexidos e feijão de todo tipo.
Manjericão
O manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã.
Apesar de estar frequentemente associado à cozinha mediterrânea, o manjericão pode ser utilizado em um número quase ilimitado de pratos, particularmente em saladas, molhos de tomate, pizzas, como tempero de frango, no preparo de sopas e caldos de legumes e até acompanhando queijos frescos, como mussarela de búfala.
Chimichurri
Essa misturinha tornou-se muito popular nos últimos tempos. É uma mistura de ervas com vinagre, azeite e alho. Algumas receitas levam ainda pimenta e/ou páprica.
O chimicurri é um tempero bem versátil e pode ser utilizado no churrasco e filés em geral, frango, porco, peixes e frutos do mar, legumes e muito mais.
Leia também: Qual o melhor tipo de panela para cozinhar?
0 Comentários