Temperos: ervas e especiarias essenciais para ter na cozinha - e como usar cada uma

Nós sabemos como os temperos são essenciais na hora de dar um sabor especial ao prato que estamos preparando. Mas com tanta variedade, quais são de fato as melhores ervas e especiarias para ter na cozinha?

Este é um guia de ervas e especiarias essenciais para ter na cozinha – e como usar cada uma.

orégano

Orégano

orégano é muito versátil e pode ser utilizado em diversas receitas. Por conta de sua origem, o orégano é muito ligado aos pratos típicos italianos, como molhos vermelhos e pizzas.

Você pode usá-lo no preparo de pizzas, legumes e vegetais refogados, molhos e até como tempero de carnes, peixes e aves.

O orégano também é uma excelente combinação com queijos em geral, tomates, saladas, sopas e até para aromatizar óleos e vinagres

No mercado, é possível encontrar o orégano na forma de óleo essencial, folhas frescas e, mais comumente, as folhas de orégano secas.

primenta-do-reino

Pimenta-do-reino

Também conhecida como pimenta-preta, a pimenta-do-reino é um dos temperos mais utilizados no Brasil e no mundo. 

Ela agrega sabor a todo tipo de carne grelhada, cozida ou assada. Use em marinados de carnes, no cozimento de frangos, camarões e assados.

Prefira a versão em grãos. As propriedades da pimenta-do-reino são melhor preservadas quando moídas na hora, mantendo seu sabor e aroma.

alecrim

Alecrim

As folhas de alecrim são frequentemente usadas na culinária mediterrânea e italiana. É um ingrediente excelente para carnes como cordeiro, vitela, porco, carnes vermelhas e peixes.

Além disso, como são aromáticas, elas também podem ser adicionadas em sopas, molhos à base de tomate, purê de batatas, legumes assados ou para aromatizar o azeite de oliva.

O alecrim pode ser também usado para dar um gosto especial a pães e tortas salgadas. 

folha de louro

Folha de Louro

No Brasil, a folha de louro é ingrediente essencial no preparo do feijão. Ela também combina particularmente bem com lentilha.

Mais comumente, as folhas de louro são usadas para dar sabor a sopas, ensopados e molhos, pois seu sabor vai sendo liberado aos poucos. 

Outro uso comum das folhas de louro é na cavidade do frango assado ou de outras carnes. 

noz-moscada

Noz-moscada

A noz-moscada é uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados.

É um tempero comumente utilizado na preparação do molho béchamel. Ela combina especialmente bem com queijos, sendo bastante utilizada em molhos e suflês de queijo.

A noz-moscada também é bastante utilizada no preparo de bolos, biscoitos, tortas, pudins, cremes de ovos e frutas assadas.

páprica

Páprica

A páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão ou pimenta secos e moídos. Muito popular em diversos países do mundo, o condimento é típico da culinária da Hungria. E não por acaso, o nome do ingrediente vem de uma palavra húngara que significa “pimenta”. 

Você pode encontrá-la na versão doce ou picante.

A páprica doce é tão versátil que pode ser usada em carnes assadas, peixes, sopas, refogados, pães, arroz e frutos do mar.

O ideal é adicionar a páprica nos minutos finais do processo de cozimento. O calor prolongado prejudica tanto o sabor quanto a cor do tempero.

colorau

Colorau

Também conhecido como urucum ou colorífico, é uma especiaria de sabor terroso, delicado e levemente amargo.

O colorau é comumente usado para dar cor aos alimentos, principalmente em aves e arroz, molhos e em preparações como a moqueca de peixe.

curry

Curry

O curry é uma mistura geralmente feita com coentro, cominho, feno-grego, alho, gengibre, canela, cravo, cúrcuma, cardamomo, mostarda em grãos, pimenta-do-reino e pimenta jalapeño.

Costuma ser utilizada no preparo de molhos para picadinhos de carne e legumes, e em frango ou peixe, geralmente combinada com leite de coco.

Ele também cai muito bem no preparo de legumes e leguminosas, como cenoura, batata e até lentilha. 

açafrão

Açafrão

O açafrão-da-terra, ou somente açafrão, como é popularmente chamado, é uma especiaria oriunda da Ásia. Também encontrado com o nome de cúrcuma, é uma raiz da família do gengibre, bastante utilizada para dar cor nas receitas, possui sabor terroso e levemente apimentado.

Picante, o açafrão intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.

lemon pepper

Lemon Pepper

lemon pepper é uma mistura de temperos usada na culinária indiana, europeia e também nos Estados Unidos.

Como o nome indica, o tempero é uma mistura de raspas de limão siciliano desidratadas, pimenta do reino e sal.

É usada em diversas partes do mundo para temperar peixes e outros frutos do mar, mas você também pode usar no preparo de legumes assados, asas de frango e até no preparo da pipoca!

tomilho

Tomilho

O tomilho é uma erva muito versátil e combina com vários tipos de alimentos.

Ele é o segredinho para deixar as carnes vermelhas irresistíveis, mas também pode ser usado para temperar carne de frango, em marinados para carnes, em pratos com tomate e queijo, molho de tomate, omeletes e ovos mexidos e feijão de todo tipo.

manjericão

Manjericão

manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã.

Apesar de estar frequentemente associado à cozinha mediterrânea, o manjericão pode ser utilizado em um número quase ilimitado de pratos, particularmente em saladas, molhos de tomate, pizzas, como tempero de frango, no preparo de sopas e caldos de legumes e até acompanhando queijos frescos, como mussarela de búfala.

chimichurri

Chimichurri

Essa misturinha tornou-se muito popular nos últimos tempos. É uma mistura de ervas com vinagre, azeite e alho. Algumas receitas levam ainda pimenta e/ou páprica.

O chimicurri é um tempero bem versátil e pode ser utilizado no churrasco e filés em geral, frango, porco, peixes e frutos do mar, legumes e muito mais.

Leia também: Qual o melhor tipo de panela para cozinhar?

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.