Conclui recentemente a leitura do livro Me Poupe!, escrito por Nathalia Arcuri, rainha das finanças, e hoje estou aqui para compartilhar com você 5 lições valiosas que aprendi com o livro.

Se você ainda não conhece a Nathalia, bom, ela é criadora do primeiro canal de entretenimento financeiro do mundo, o Me Poupe!, que já conta com mais de 2 milhões de inscritos, pessoas interessadas em aprender mais sobre finanças, sobre como cuidar melhor do próprio dinheiro, sobre poupar e investir. Seus vídeos são focados nesses assuntos e, recentemente, em 2018, a Nathalia escreveu também um livro com “10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”.

livro me poupe Nathalia Arcuri

O livro é irreverente e direto ao ponto, exatamente como são os vídeos da Nathalia no YouTube. São 176 páginas, onde a autora aborda assuntos que poderiam parecer chatos e difíceis demais, não fosse sua linguagem divertida e facilidade em descomplicar as coisas para quem não entende nada do assunto.

Você vai aprender sobre Taxa Selic, CDI, Renda Fixa, IPCA, poupança, tesouro direto, CDB e muitos outros temas de uma maneira gostosa, como se estivesse conversando com uma amiga que entende tudo do assunto e está disposta a compartilhar todo o seu conhecimento para que você também possa mudar a sua vida através da educação financeira.

Nathalia é apaixonada pelo mundo das finanças desde cedo e fica muito claro para quem assiste seus vídeos e para quem lê o seu livro o quanto falar sobre o assunto é especial para ela.

Como leitora, eu adorei conhecer um pouquinho mais da trajetória da Nathalia, como pessoa, como profissional e como poupadora, bem como a sua relação com o dinheiro.

Como alguém que sabe o quanto é importante e especial batalhar para conquistar os nossos sonhos, eu amei aprender estratégias que vão me permitir cuidar ainda melhor do meu rico dinheirinho, sem neura, de modo a fazer o dinheiro trabalhar para mim e não o contrário.

Aqui estão 5 lições valiosas que aprendi com a Nathalia nesse livro:

1. Fale mais sobre dinheiro

A Nathalia começa o livro abordando a nossa dificuldade em conversar sobre dinheiro. Simplesmente não é um assunto que surge com facilidade em uma rodinha de amigos.

No livro, a autora trata o assunto como uma espécie de doença, apelidada por ela de “dinheirofobia”, ou seja, a dificuldade de falar sobre dinheiro, a crença de que o dinheiro é algo mau, sujo, e que investir é coisa só de gente que tem muito dinheiro.

No livro, a autora aborda o quanto é importante conversarmos mais sobre dinheiro, como nossos familiares e amigos. Falar sobre ele de uma maneira positiva, buscar conhecimento, conversar com gente que entende do assunto mais do que a gente. Quando o dinheiro deixa de ser tabu, recusar o convite para dividir a conta no happy hour com os amigos, quando você consumiu apenas um refrigerante, também deixa de ser.

2. Tenha um objetivo claro

Outra lição valiosa do livro é com relação a importância de termos objetivos claros. E como só conseguimos ter clareza sobre as coisas que queremos – e o motivo pelo qual queremos essas coisas – quando conhecemos a nós mesmos.

Quando você não tem objetivos muito claros, corre o risco de comprar coisas por impulso, coisas que você terá se arrependido de comprar no dia seguinte.

livro me poupe Nathalia Arcuri

3. Poupar é diferente de guardar

Esse era um conceito que eu ainda não conhecia, mas que fez todo o sentido para mim. Nathalia fala sobre a diferença entre guardar e poupar o seu dinheiro.

É bem simples de entender: quando você guarda alguma coisa, é pressuposto que aquela coisa estará lá, a sua disposição, quando você quiser fazer uso dela. Poupar, no entanto, significa reservar algo para um fim específico.

Quando você guarda, sem um objetivo muito bem definido, sente-se mais propenso a usar o dinheiro quando bem quiser. Quando você tem um objetivo para o dinheiro, você guarda poupando para um fim específico, então é muito mais difícil cair na tentação de usar aquele dinheiro de maneira aleatória.

4. “Se eu não cuidar do meu dinheiro, ninguém vai fazer isso por mim.”

Essa foi uma das lições mais valiosas para mim, que, sim, sinto muita dificuldade em negociar e até mesmo em pedir um desconto durante uma compra. Aliás, não me lembro de ter feito isso alguma vez na vida.

“Pegue o telefone e ligue para todos esses fornecedores. Negocie, pechinche, ameace migrar para a concorrência. Dá certo. Eu faço isso o tempo todo. E, mesmo quando acho que chegou no talo da negociação, tento mais um pouquinho. A operadora não vai me ligar oferecendo desconto. Se eu não cuidar do meu dinheiro, ninguém vai fazer isso por mim.”

5. “Viver não é correr atrás de dinheiro.”

A quinta e última lição valiosa do livro é a de que o dinheiro não precisa ser um inimigo. Como a própria Nathalia diz,

“… a vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias.”

Você não precisa sacrificar o seu presente em nome do seu futuro. A coisa toda é sobre gastar dinheiro e poupar dinheiro com inteligência e conhecimento.

O objetivo será sempre viver uma vida com significado, alinhada com os seus valores.

Quando você respeita o seu dinheiro, quando deixa de encará-lo como um inimigo, quando reconhece o valor dele (que tem muito mais a ver com o tempo que você leva para ganhá-lo), percebe que gastá-lo assim, aleatoriamente, não é legal e nem inteligente. Inteligente é usá-lo a favor dos seus sonhos.

***

livro me poupe Nathalia Arcuri

É uma leitura fácil, com uma linguagem que todo mundo entende, inclusive quem não tem familiaridade nenhuma com o mundo das finanças.

Através de 10 passos práticos, simples e totalmente aplicáveis, a autora ensina a você como melhorar a sua relação com o dinheiro, como deixar de encarar o dinheiro como um inimigo e como passar a enxergá-lo como um meio para um fim, algo capaz de proporcionar a você experiências incríveis, alinhadas com a vida que você quer viver – e não com a vida que você vive com desconforto e insegurança, para pagar as contas do mês e só.

Leia. Você não irá se arrepender.

Compre o livro com 20% de desconto clicando aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Kindle Unlimited: como ler muitos livros gastando bem pouquinho

Escreva um comentário

Seu comentário*