As coifas e depuradores são os eletrodoméstico úteis na eliminação de odores e gordura do ambiente da cozinha. Posicionados sobre o fogão, eles sugam a fumaça e a gordura produzidas durante o preparo dos alimentos, eliminando o mau cheiro. Mas qual tipo de coifa ou depurador escolher?

Coifa com exaustor ou depurador

Antes de mais nada, é preciso entender a diferença entre coifa com exaustor e depurador. A diferença está na instalação, na potência e na maneira como o ar é filtrado.

Uma coifa com função de exaustor conduz os vapores produzidos durante o preparo das refeições do ambiente interno para o ambiente externo por meio de um tubo que deve ser instalado juntamente com a coifa. O ar quente sai, carregado de impurezas, e o ambiente é renovado com o ar frio que vem do ambiente externo. É a opção ideal para espaços maiores, uma vez que são mais potentes.

Já o depurador suga e então filtra o ar do ambiente da cozinha, renovando-0 de modo que possa ser lançado novamente no ambiente. É a opção ideal para apartamentos e cozinhas pequenas.

A coifa tradicionalmente atua com a função de exaustor, mas também pode ser utilizada como depurador (nesse caso, dispensando a instalação de um duto para troca de ar).

As coifas possuem maior poder de sucção, justificando o preço mais elevado.

Quais são os tipos de coifas?

Os principais tipos de coifas são:

Coifa de parede

É instalada bem perto da parede, logo acima do fogão.

Imagem: Reprodução | Consul

Coifa de ilha

Especialmente para cozinhas planejadas com ilha, ou seja, em que o fogão ou cooktop são instalados no centro da cozinha. Nesse caso, a coifa é instalada logo acima do fogão, no teto.

Imagem: Reprodução | Electrolux

Coifa de embutir

Esse tipo de coifa é especialmente projetada para cozinhas planejadas, podendo ser instaladas independentemente da posição dos armários. Nesse caso, você pode até embutir a coifa no armário, fazendo com que ela permaneça “escondida”.

Imagem: Reprodução

Cuidados especiais na hora de escolher a sua coifa ou depurador

  • A coifa deve ser instalada a uma distância de pelo menos 65 cm do fogão, para garantir seu funcionamento correto.
  • Os filtros de gordura e de carvão das coifas com depurador devem ser limpos regularmente e trocados de acordo com as informações do fabricante, uma vez que filtros sujos, com acúmulo de sujeira e gordura, não funcionarão corretamente.
  • Você deve verificar, antes de fazer a sua compra, a capacidade de sucção do aparelho, ou seja, o volume de ar que ele é capaz de absorver. Quanto maior a capacidade de sucção do aparelho, maior será a quantidade de vapor retirado do ambiente. Para saber a capacidade ideal para o ambiente da sua casa, multiplique  as dimensões da cozinha (comprimento x largura x altura) e, o resultado, multiplique por 10. Ou seja, se a sua cozinha mede 4,00 m (largura) x 5,00 m (comprimento) x 3,00 m (altura), o cálculo será (4 x 5 x 3) x 10, que é igual a 600 m³/h. Isso significa que uma coifa com capacidade de sucção igual ou maior que 600 m³/h será suficiente para o ambiente (entenda melhor).

***

Leia mais sobre construção e reforma clicando aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Significado das cores na decoração: qual cor usar em cada ambiente da casa?

Escreva um comentário

Seu comentário*

1 comentário para “Coifa, exaustor ou depurador: qual tipo de coifa escolher?”

  1. Denise nascimento
    09/10/2018 às 14:33

    Amei !