Eu sei por que você não consegue se organizar.

E eu sei porque também já fui desorganizada, já pensei que nunca conseguiria me organizar, já acreditei que pessoas nascem organizadas e que eu simplesmente não tinha o menor talento para isso.

Mas eu descobri que organização é um processo, um trabalho diário que requer força de vontade e, principalmente, mudança de hábitos.

Hoje eu vou contar para você 4 razões por que você NÃO CONSEGUE se organizar.

4 razões por que você não consegue se organizar

1. Você não tem tempo para se organizar

Eu sei, a sua vida é corrida. Entre trabalhar, cuidar das tarefas domésticas e administrar os seus relacionamentos, não sobra muito tempo para organização. Acertei?

A verdade é que a organização não leva mais do que 5 minutos e vai ajudar você a criar uma rotina produtiva, focada no que realmente importa.

Pessoas que não tem tempo para se organizar geralmente são pessoas que procrastinam, que não sabem administrar o seu tempo, que acabam se distraindo de suas obrigações e tarefas muito facilmente. São pessoas que chegam ao final do dia exaustas física e mentalmente – e ainda assim sentem que não fizeram nada o dia inteiro, que o dia não rendeu.

O fato é que o tempo passa da mesma forma para todo mundo, mas algumas pessoas sabem aproveitá-lo ao máximo, sabem fazer o melhor com o tempo que possuem, para criar a vida que sempre sonharam.

2. Você não tem uma rotina

Rotinas são importantes para quem quer levar uma vida mais organizada. Saber o que você fará hoje, amanhã e na semana que vem, por exemplo, faz com que você fique mais focada em suas tarefas, sua mente livre para produzir sem distrações ou preocupações.

Se a sua mente está constantemente em alerta, preocupada sobre quando terá tempo para finalizar aquele trabalho importante da faculdade, que dia da semana é melhor para organizar a despensa ou qual era mesmo o último dia para o pagamento daquela conta, você simplesmente não consegue focar no que está na sua frente naquele momento.

Limpe a sua mente. Crie rotinas: para os afazeres domésticos, para a organização da sua vida financeira e para o trabalho, por exemplo. Estabeleça dia e hora para tudo e tente agrupar suas obrigações por blocos, ou seja, não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Eu gosto, por exemplo, de separar um dia da semana para a limpeza da casa, sei que todo último dia do mês será focado na organização das minhas finanças e faço um cronograma diário dos meus afazeres, com início e término de cada tarefa, pois quando a mente recebe um comando do tipo “você tem 1 hora para terminar essa tarefa”, ela tende a encontrar maneiras de realizar o que precisa ser feito naquele tempo estipulado, ou seja, fica mais motivada e focada.

3. Você quer aplicar diferentes métodos de organização na sua vida

Talvez você realmente queira se organizar. Você até está bem intencionada, lê sobre diferentes métodos de organização, tenta aplicar todos eles e desiste logo em seguida quando não vê resultado.

A verdade é que o melhor método de organização é aquele que funciona para você.

Não adianta querer seguir o cronograma que eu criei, pois ele é baseado na minha rotina, e temos vidas completamente diferentes.

A organização precisa fazer sentido para você, precisa ser uma ferramenta poderosa para te ajudar a conquistar a vida dos seus sonhos.

4 razões por que você não consegue se organizar

4. Você não se compromete com a organização

Você não vai se tornar organizada do dia para noite. Pense bem: você praticou a desorganização a vida toda, então vai precisar de pelo menos algumas semanas antes de se sentir confortável com a organização. E não adianta querer organizar tudo ao mesmo tempo também, porque isso só vai te trazer frustração.

Comece aos pouquinhos, mudando pequenos hábitos na sua rotina. Por exemplo, estabeleça que vai guardar o sapato no lugar certo sempre que chegar em casa. Ou que vai organizar a sua mesa de trabalho todos os dias antes de ir embora para que no outro dia você possa simplesmente sentar e começar a trabalhar.

Comprometa-se com a organização, mas não tente dar um passo maior do que você pode dar. Vá aos pouquinhos, mas seja consistente.

Você vai continuar adiando seus sonhos porque acredita que não tem tempo para colocá-los em prática ou vai estabelecer uma rotina produtiva que a ajudará a alcançar as suas metas?

Você vai continuar desperdiçando tempo lidando com a tralha e a bagunça na sua casa ou vai criar e praticar ações que a ajudem a manter a casa organizada no dia a dia, para que você gaste apenas o mínimo de tempo viável necessário na limpeza e manutenção dela?

Gostou desse conteúdo? Pois quem está inscrita na nossa lista de e-mail já tinha lido bem antes! Quis compartilhar esse conteúdo exclusivo só para você ter um gostinho do que vai receber na sua caixa de entrada de e-mails toda semana se fizer parte da nossa lista! 🙂

Tá esperando o quê, hein? Vem, se inscreve!!! 

4 razões por que você não consegue se organizar

Me conta: por que é que você não consegue se organizar? Quais são as suas maiores dúvidas quando o assunto é organização pessoal? Quem sabe seu comentário não vira um post aqui no blog? Tô pensando em fazer uma série de posts com dúvidas sobre organização pessoal que vocês têm! 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

3 dicas para planejar o seu dia com eficiência

5 dicas para organizar melhor o seu tempo e ser mais produtiva

Escreva um comentário

Seu comentário*

6 comentários para “4 razões por que você não consegue se organizar”

  1. Cássia Souza
    14/04/2018 às 00:21

    Inara! Admiro muito seu jeito de viver e a forma como apresenta todas essas dicas para tornar nossa vida mais leve e produtiva… Me identifiquei muito com algumas coisas que tu disseste no post, como o fato de me sentir exausta no fim do dia e a procrastinação…
    Além de que, várias vezes já tentei me organizar e comecei a fazer tudo ao mesmo tempo. Óbvio: não deu certo!
    Agradeço pelas dicas, vou tentar colocar em prática!
    Beijinhos :*

    • 14/04/2018 às 11:32

      Fico muito feliz que tenha gostado do post, Cássia! E espero de verdade que ele seja útil para você! 🙂 Um beijo!

  2. 14/04/2018 às 16:04

    Falta de organização, é mesmo fatal! Eu adoro me organizar e deixar tudo ordenado, até para me encontrar bem, interiormente falando. hahaha

    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    • 16/04/2018 às 11:42

      É maravilhosa essa sensação, né? De estar no controle! 🙂 Organização é vida!

  3. Thedy
    16/04/2018 às 00:26

    Adorei o post, e me identifico muito com o item 3 rs
    Infelizmente sou desses que adora organização mas me faltam os hábitos necessários.
    Felizmente tenho me esforçado para isso, e tudo graças a você com a diga dos livros do milagre da manhã e das microrresoluções =)

    • 16/04/2018 às 11:41

      Fico muito feliz em saber que os conteúdos do blog estão ajudando você a ter uma vida mais organizada e produtiva, Thedy! 🙂

      Um beijo!