3 dicas para planejar o seu dia com eficiência

Organização PessoalProdutividade postado por Inara Souza em 11 de abril de 2018

Em primeiro lugar, acalme-se. Segure a caneta por alguns instantes. Planejar o seu dia com eficiência não tem nada a ver com criar uma lista cheia de afazeres e tarefas que, mesmo que você consiga realizar, vão trazer apenas ansiedade e uma agenda lotada de insignificância. Tem muito mais a ver com listar prioridades e ser gentil com você, para criar uma rotina diária que favoreça o seu crescimento pessoal, que permita a você realizar as tarefas e ações que forem importantes e, ao mesmo tempo, que permita a você ter qualidade de vida.

O que eu vejo são pessoas vivendo no automático a 100 km por hora. Diminua a velocidade. Você não precisa realizar 20 tarefas por dia. Isso não é ser produtivo. Respire. Confie em mim: por muito tempo, eu também acreditei que só seria produtiva se passasse o dia todo focada, realizando tarefas, uma atrás da outra, com um sorriso no rosto, para chegar ao fim do dia com uma lista imensa de afazeres cumpridos. E a minha incapacidade de realizar algo tão absurdo me deixava frustrada. Compreensivamente. Sem falar nos dias em que, apesar de ter feito muitas coisas, a sensação era de ter não ter feito nada do que eu realmente precisava fazer.

Foi só quando aprendi a diferença entre ser ocupada e ser produtiva é que consegui analisar a minha rotina diária e criar prioridades.

Foi nesse momento que eu consegui me livrar de ideias preconcebidas sobre coisas que eu precisava ou não fazer e focar no que era realmente importante para mim e para o meu futuro. E eu tenho certeza que se você olhar agora para a sua lista de tarefas, vai ter uma surpresa sobre a quantidade de ações que fazem você ficar ocupada, quando poderia estar usando esse tempo para produzir algo de valor.

Veja abaixo o vídeo com 3 dicas de como planejar o seu dia e ser mais produtiva:

Ser ocupada x ser produtiva

Aprendi a diferença entre as duas coisas no livro Produtividade Para Quem Quer Tempo: Aprenda A Produzir Mais Sem Ter Que Trabalhar Mais, do Geronimo Theml. Basicamente, segundo ele, nos OCUPAMOS com tarefas que, muitas vezes podem até ser necessárias, mas que não acrescentam muito na nossa vida. Declarar o imposto de renda e fazer compras no supermercado são atividades de ocupação obrigatórias, então não tem como não fazer. Mas checar as redes sociais enquanto trabalha e responder a todos os grupos de WhatsApp são tarefas de ocupação que você não precisa realizar se não quiser. E é aí que está a mágica: saber reconhecer as tarefas de ocupação e escolher não fazê-las.

PRODUZIR, no entanto, é realizar tarefas que a deixem orgulhosa porque seus resultados a levarão na direção da realização dos nossos sonhos.

Agora que você já sabe a diferença, verifique suas listas anteriores e analise se você passa mais tempo se ocupando ou produzindo.  Isso será essencial para que, de hoje em diante, você possa criar uma rotina diária realmente eficiente.

Use apenas uma ferramenta

Sabe o que mais eu aprendi? Que eu não preciso de mais do que uma ferramenta para me organizar com eficiência. Por muito tempo, dispersei informações entre cadernos, listas de tarefas, agenda e aplicativo no celular. Eu realmente acreditava que precisava de tudo isso para me organizar, para “categorizar” cada coisa, cada área da minha vida. Uma agenda para os compromissos, um caderninho ou lista de tarefas para os afazeres diários.

Hoje, tenho buscado cada vez mais simplificar a minha organização, limpar a gaveta da escrivaninha e a minha mente também. Criei um modelo de planejador diário que me permite concentrar em uma única página os meus compromissos, tarefas diárias e anotações. E, ultimamente, tem funcionado muito para mim assim.

Organização é um processo de aprendizado. Tem muito a ver com encontrar o que funciona para você, a despeito de tudo o que você lê sobre o assunto. Essas dicas podem ajudar você a encontrar uma direção, mas quem determina o caminho é você.

As tarefas mais importantes primeiro

Uma coisa que eu sempre fiz foi focar a minha atenção no que era mais importante logo pela manhã. Adoro chegar ao final da manhã com várias tarefas finalizadas ou encaminhadas e ter uma tarde mais tranquila, com tempo para ler um livro ou fazer um curso que vai me ajudar a desenvolver o meu potencial. Por isso, também tenho acordado mais cedo, pois assim sinto que as minhas manhãs rendem bem mais.

Para ajudar você a criar uma rotina matinal mais eficiente, eu recomendo muito a leitura de O milagre da manhã, escrito por Hal Elrod. É um dos melhores livros do gênero que eu já li, pois vai muito além de apresentar uma metodologia ou uma ideia – ele provoca uma mudança de mindset. Eu juro: depois de ler esse livro, você nunca mais será a mesma. Inclusive, se você quiser saber mais, tem uma resenha completa dele aqui no blog.

Como ferramenta para planejar os seus dias com eficiência, eu convido você a conhecer o nosso planejador diário, que vai ajudar você a desenvolver uma rotina diária produtiva e focada no que realmente importa para você.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje! Até o próximo post! Um beijo! 🙂

Leia mais sobre produtividade e organização pessoal clicando aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

COMO ESTUDAR SOZINHA EM CASA | 3 dicas para planejar os seus estudos!

4 razões por que você não consegue se organizar

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “3 dicas para planejar o seu dia com eficiência”

  1. Thedy
    16/04/2018 às 00:36

    De fato Nara, esse livro do milagre da manhã é sucesso de audiência *-*
    muito bom mesmo! tenho aplicado e está dando resultados

  2. 16/04/2018 às 18:20

    Adorei as dicas!