jogos vorazes - a esperança - parte 1 - 1

Panem é o que restou da América do Norte. Doze distritos são comandados por mãos de ferro pela Capital, denominação dada à cidade principal. Todos os anos, 24 jovens são enviados para uma arena onde devem lutar até a morte em uma espécie de reality show transmitido para toda Panem. Os Jogos Vorazes são a consequência de uma antiga revolta levantada contra a Capital, o modo como ela encontrou de subjugar os distritos e conter o avanço de outras possíveis revoltas.

Mas Katniss mudou tudo. Para salvar a irmãzinha Primrose, Katniss se voluntariou para os Jogos no lugar dela. Junto dela para representar o Distrito 12, o distrito do carvão, foi enviado Peeta, o filho do padeiro. Eles lutaram e foram vitoriosos. Eles mentiram e ganharam a afeição de toda Panem. Mas a rebeldia de Katniss, a menina selvagem de coração nobre, causou alvoroço na Capital e colocou os olhos do presidente Snow sobre ela. Para tentar conter a comoção causada por ela em Panem, a Capital convocou o Massacre Quaternário, um edição comemorativa dos Jogos Vorazes. Assim, 24 tributos foram escolhidos dentre os vencedores das antigas edições e, mais uma vez, Katniss e Peeta se viram subjugados pela Capital, tendo de lutar pela vida em uma nova arena repleta de perigos. Mas havia algo, algo perigoso e inigualável se formando no ceio de Panem, algo de que nem mesmo Katniss desconfiava. Quando a arena é derrubada, a supremacia da Capital cai um degrau e as revoluções começam a surgir nos pontos mais remotos, pobres e sombrios de Panem.

jogos vorazes - a esperança - parte 1 - 2jogos vorazes - a esperança - parte 1 - 3

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade dos Jogos Vorazes e da Capital, Katniss se vê no centro de um jogo muito perigoso de poder. Ao lado dos rebeldes do Distrito 13, o distrito que todos acreditavam que havia sido dizimado pela Capital, Katniss precisa lutar para se livrar da opressão da Capital e se tornar o símbolo da revolução em Panem. Ela precisa se tornar o Tordo.

A Esperança – Parte 1 é um filme bem mais contemplativo que os dois anteriores. Longe das arenas, o filme adquire força entre as propagandas vinculadas pelos rebeldes do Distrito 13 na tentativa de conseguir o apoio dos outros distritos na luta contra a Capital e contra o presidente Snow. Nelas, Katniss aparece como o Tordo, o símbolo de uma revolução que ela iniciou sem querer. Peeta foi capturado pela Capital, e as tomadas de cena em que ele aparece são simplesmente aterradoras. Eu já sabia o que esperar porque li o último livro, mas ainda assim foi bastante impactante.

jogos vorazes - a esperança - parte 1 - 4jogos vorazes - a esperança - parte 1 - 5

É um bom filme, mas eu não acho que justificou essa separação do último livro da trilogia. Fica bastante óbvio que a história podia ser contada em um único filme. Na verdade, eu particularmente odeio essa modinha de dividir os últimos livros de séries em dois filmes. É claro que isso é feito com a única intenção de lucrar mais. Apenas espero que a Parte 2 seja muito melhor!

Leia também:

1. Resenha do livro “Jogos Vorazes” – Suzanne Collins

2. Resenha do livro “Em Chamas – Jogos Vorazes #2” – Suzanne Collins

3. Crítica do filme “Em Chamas – Jogos Vorazes #2”

Quer mais indicações de filmes legais para assistir? Clique aqui.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Concordo plenamente que não precisava dividir o filme (igual fizeram com o Hobbit, poxa não precisava fazer 3 filmes!). Para mim até então foi o filme mais legal da série, mas sou suspeita, porque sou fã do último livro também.

    O final desta primeira parte eu estava me contorcendo ansiosa esperando na cadeira rs.

    http://www.hipermetropiafashion.com.br

    • Eu ainda prefiro “Em Chamas”, mas realmente o filme não é ruim! Apesar dessa divisão, é gostoso de assistir e realmente o coração bate mais forte naquele final, mesmo que a gente já tenha lido o livro antes! hehe

  2. Eu assisti ao primeiro filme da saga e li o primeiro livro e fiquei completamente doida.
    Aí, li o segundo livro e achei ele totalmente desnecessário, praticamente uma cópia do primeiro mas gostei bastante do segundo filme.
    Li o terceiro livro e achei um saco, não conseguia mais acabar, achei parado, achei a Katniss chata, odiei quase tudo haha. Tanto que ainda não me animei a resenhar o último no blog e nem assistir a essa primeira parte.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram