Casa Limpa – Como limpar os seus móveis

Eu prometi que 2015 seria um ano de novidades por aqui. Depois de apresentar para vocês a série Organize cada cômodo (que vai tratar da organização da casa, trazendo soluções e ideias simples para você organizar cada cômodo de um jeito incrível e prático), eu trago para você a série Casa Limpa, cuja proposta é trazer sempre dicas de limpeza para a casa!

Para começar, eu selecionei algumas dicas bem legais sobre como limpar os seus móveis. Além de retirar a poeira, o processo de limpeza dos móveis ajuda a proteger o material e manter o brilho original da peça. No entanto, é preciso saber que cada material exige uma atenção especial e que há um jeito certo de fazer a higienização de cada um deles. É o que vamos aprender hoje!

Móveis de madeira

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 1

Os móveis de madeira maciça são mais resistentes que os móveis feitos de outros materiais. A dica é limpar e lustrar móveis de madeira uma vez por semana, para remover a poeira. Para limpar, use uma flanela ou fralda de pano pré-umedecida. Para lustrar, use uma mistura de meia colher de chá de azeite de oliva com meia xícara de vinagre (ou suco de limão), borrifando no pano com a ajuda de um borrifador de plástico. Pelo menos uma ou duas vezes por ano pode ser uma boa ideia encerar a madeira.

Móveis de MDF

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 2

O MDF é mais sensível do que a madeira e por isso precisa de alguns cuidados especiais na hora da limpeza. Toda semana ou a cada 15 dias, limpe e lustre o seu móvel de MDF. Para limpar, use um pano umedecido em uma solução caseira de 1 colher de detergente neutro para cada 1 litro de água. Para lustrar, utilize um lustra-móveis à base de silicone incolor. Evite o uso de buchas e esponjas ásperas nesse tipo de material.

Móveis laqueados

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 3

{Imagem: via}

Os móveis laqueados são peças em madeira que foram pintadas e envernizadas. O ideal para a limpeza dese tipo de material é a utilização de um pano úmido. Se for preciso, você pode também empregar um pouco de sabão neutro para remover sujeiras mais pesadas. Outra boa dica é reaplicar a seladora pelo menos uma vez por ano, de modo a manter o brilho da peça.

Superfícies de vidro

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 4

Para limpar superfícies de vidro, use uma esponja umedecida em água e detergente neutro e esfregue as manchas até remover toda a sujeira. Em seguida, remova o sabão com o auxílio de um pano molhado. Enxugue com um pano seco. Finalize com papel toalha e um pouco de álcool.

Granitos e mármores

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 5

Utilize um pano seco para retirar o pó. Para limpar, aposte em uma esponja macia embebida em uma solução de água e detergente neutro. Retire todo o sabão com a ajuda de um pano molhado e depois seque.

Capas de poltronas e sofás

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 6

{Imagem: via}

Elas devem ser limpas pelo menos uma vez a casa três meses. No entanto, se você tiver animais de estimação, o ideal é limpá-las a cada seis ou oito semanas. Nunca tente lavá-las em uma máquina pequena. Para evitar que encolham, recoloque-as nos móveis quando ainda estiverem ligeiramente úmidas, deixando que acabem de secar neles.

Estofados de sofás e cadeiras

casa limpa - como limpar e conservar os seus móveis 7{Imagem: via}

Antes de usar qualquer produto específico de limpeza, aspire o pó do sofá ou da cadeira. Utilize um pano macio embebido em água e sabão neutro para realizar a limpeza. Deixe-o secar naturalmente. Para remover manchas mais difíceis, utilize uma esponja embebida em uma solução de água e vinagre branco.

***

Algumas das dicas do post foram retiradas do livro Casa Limpa e Arrumada (Donna Smallin). Clique aqui para saber mais.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

  1. Olá!!
    Conheci seu blog recentemente através de uma amiga e fiquei encantada com seus posts, essa ideia de ensinar como fazer a limpeza correta dos moveis é excelente. Muitas pessoas não fazem ideia e acham que a limpeza pode ser feita de apenas uma maneira em todos os moveis, o que não é o indicado realmente.
    De alguns deles eu até imaginava, mas de outros não fazia ideia de como fazer!
    🙂
    Um beijo

  2. Olá, acabei de conhecer seu site e estou adorando. Já estou te seguindo no Facebook.

    Estou com uma pequena dúvida: tenho móveis em MDF na cozinha e me preocupo muito com a limpeza dos respingos de gordura e com o possível acúmulo de gordura nos móveis…

    Você (ou algum leitor rsrsrsrs) tem alguma dica específica para limpeza dos móveis MDF na cozinha? Obrigada! Um grande beijo!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.