Eu prometi que 2015 seria um ano de novidades por aqui. Depois de apresentar para vocês a série Organize cada cômodo (que vai tratar da organização da casa, trazendo soluções e ideias simples para você organizar cada cômodo de um jeito incrível e prático), eu trago para você a série Casa Limpa, cuja proposta é trazer sempre dicas de limpeza para a casa!
Para começar, eu selecionei algumas dicas bem legais sobre como limpar os seus móveis. Além de retirar a poeira, o processo de limpeza dos móveis ajuda a proteger o material e manter o brilho original da peça. No entanto, é preciso saber que cada material exige uma atenção especial e que há um jeito certo de fazer a higienização de cada um deles. É o que vamos aprender hoje!
Móveis de madeira
Os móveis de madeira maciça são mais resistentes que os móveis feitos de outros materiais. A dica é limpar e lustrar móveis de madeira uma vez por semana, para remover a poeira. Para limpar, use uma flanela ou fralda de pano pré-umedecida. Para lustrar, use uma mistura de meia colher de chá de azeite de oliva com meia xícara de vinagre (ou suco de limão), borrifando no pano com a ajuda de um borrifador de plástico. Pelo menos uma ou duas vezes por ano pode ser uma boa ideia encerar a madeira.
Móveis de MDF
O MDF é mais sensível do que a madeira e por isso precisa de alguns cuidados especiais na hora da limpeza. Toda semana ou a cada 15 dias, limpe e lustre o seu móvel de MDF. Para limpar, use um pano umedecido em uma solução caseira de 1 colher de detergente neutro para cada 1 litro de água. Para lustrar, utilize um lustra-móveis à base de silicone incolor. Evite o uso de buchas e esponjas ásperas nesse tipo de material.
Móveis laqueados
{Imagem: via}
Os móveis laqueados são peças em madeira que foram pintadas e envernizadas. O ideal para a limpeza dese tipo de material é a utilização de um pano úmido. Se for preciso, você pode também empregar um pouco de sabão neutro para remover sujeiras mais pesadas. Outra boa dica é reaplicar a seladora pelo menos uma vez por ano, de modo a manter o brilho da peça.
Superfícies de vidro
Para limpar superfícies de vidro, use uma esponja umedecida em água e detergente neutro e esfregue as manchas até remover toda a sujeira. Em seguida, remova o sabão com o auxílio de um pano molhado. Enxugue com um pano seco. Finalize com papel toalha e um pouco de álcool.
Granitos e mármores
Utilize um pano seco para retirar o pó. Para limpar, aposte em uma esponja macia embebida em uma solução de água e detergente neutro. Retire todo o sabão com a ajuda de um pano molhado e depois seque.
Capas de poltronas e sofás
{Imagem: via}
Elas devem ser limpas pelo menos uma vez a casa três meses. No entanto, se você tiver animais de estimação, o ideal é limpá-las a cada seis ou oito semanas. Nunca tente lavá-las em uma máquina pequena. Para evitar que encolham, recoloque-as nos móveis quando ainda estiverem ligeiramente úmidas, deixando que acabem de secar neles.
Estofados de sofás e cadeiras
{Imagem: via}
Antes de usar qualquer produto específico de limpeza, aspire o pó do sofá ou da cadeira. Utilize um pano macio embebido em água e sabão neutro para realizar a limpeza. Deixe-o secar naturalmente. Para remover manchas mais difíceis, utilize uma esponja embebida em uma solução de água e vinagre branco.
***
Algumas das dicas do post foram retiradas do livro Casa Limpa e Arrumada (Donna Smallin). Clique aqui para saber mais.
As dicas são ótimas.
Reaumente, um pouco de sabão neutro ajuda bastante em móveis laqueados, tenho algumas peças em casa e só assim para deixa-los limpinhos.
Blog | Instagram | Facebook
Olá!!
Conheci seu blog recentemente através de uma amiga e fiquei encantada com seus posts, essa ideia de ensinar como fazer a limpeza correta dos moveis é excelente. Muitas pessoas não fazem ideia e acham que a limpeza pode ser feita de apenas uma maneira em todos os moveis, o que não é o indicado realmente.
De alguns deles eu até imaginava, mas de outros não fazia ideia de como fazer!
🙂
Um beijo
Oi, Bianca! Seja bem-vinda então! *.* Fico muito feliz que tenha gostado do post!
Ótimas dicas.
Sempre ficava com algumas dúvidas na limpeza de alguns móveis.
Olá, acabei de conhecer seu site e estou adorando. Já estou te seguindo no Facebook.
Estou com uma pequena dúvida: tenho móveis em MDF na cozinha e me preocupo muito com a limpeza dos respingos de gordura e com o possível acúmulo de gordura nos móveis…
Você (ou algum leitor rsrsrsrs) tem alguma dica específica para limpeza dos móveis MDF na cozinha? Obrigada! Um grande beijo!!
Oi, Aline! Fico feliz que tenha gostado do blog! Seja muito bem-vinda, viu? 🙂
Quanto aos móveis de MDF, eu já fiz um post aqui falando um pouquinho sobre eles: http://www.casinhaarrumada.com/2015/07/o-que-e-mdf-caracteristicas-do-material-e-os-cuidados-que-voce-deve-tomar-com-os-moveis-de-mdf.html
E também encontrei esse post que pode te ajudar com a limpeza, olha só: http://solucoeslucymizael.com.br/gordura-no-armario-da-cozinha/
Espero que ajude!
Um beijo!