Bicarbonato de sódio, vinagre branco e suco de limão podem ser excelentes aliados na luta contra o mofo, manchas de gordura e odores fortes. Eles podem ser tão eficazes quanto os produtos de limpeza industrializados, mas com a vantagem de não agredirem a nossa saúde ou o meio ambiente. São uma boa alternativa principalmente para quem costuma ter reações alérgicas a cheiros fortes e agentes químicos. Além disso, existe a vantagem adicional do preço econômico, uma vez que esses produtos podem ser comprados em grandes quantidades.

Vinagre: funciona como desinfetante e desengordurante por conta da alta concentração de ácido acético em sua composição.

Suco de limão: o ácido cítrico do fruto ajuda a dissolver o limo e até manhas de ferrugem.

Bicarbonato de sódio: atua como um excelente “sapólio” não abrasivo que limpa e desinfeta, além de eliminar eventuais manchas.

COMO LIMPAR A CASA COM VINAGRE

limpeza doméstica com produtos caseiros 2 - vinagre

Limpeza doméstica com produtos caseiros – vinagre. 

Desinfete superfícies: compre vinagre em grandes quantidades, misture-o com água e coloque dentro de um borrifador. Os melhores são o vinagre branco (de álcool) e o de maçã. Você pode usar a solução para limpar e desinfetar superfícies (desde tábuas de carne até bancadas e maçanetas) e eliminar odores.

Elimine a gordura: basta colocar um pouquinho de vinagre puro sobre a gordura do fogão, deixar agir por um minuto e limpar. Você também pode usar o vinagre para desengordurar fornos, bancadas e louças de cozinha.

Limpe superfícies de vidro e espelhos: misture 1 copo de água morna e 3 colheres de vinagre, coloque dentro de um borrifador e use essa solução para limpar superfícies de vidro e espelhos, deixando-os mais transparentes e brilhantes.

Deixe os rejuntes branquinhos: o vinagre também pode ser usado para limpar rejuntes e deixá-los mais branquinhos. Para isso, aplique vinagre puro com uma escovinha de dentes no rejunte do azulejo e deixe agir por cerca de duas horas, para então enxaguar com água.

Amacie roupas: quando você adiciona 1/2 copo de vinagre ao ciclo natural de lavagem de roupas, elas ficam mais macias.

Limpe a cabeça do chuveiro: limpe a cabeça do chuveiro usando vinagre. Você vai precisar de vinagre branco, um saquinho de plástico e um elástico. Coloque o vinagre dentro do saquinho e amarre-o no chuveiro com o elástico. Deixe o vinagre agir durante a noite.

limpar chuveiro com vinagre

Como limpar a cabeça do chuveiro com vinagre – Imagem: via.

COMO LIMPAR A CASA COM SUCO DE LIMÃO

limpeza doméstica com produtos caseiros 3 - limão

Limpeza doméstica com produtos caseiros – limão. 

Acabe com os odores: coloque uma solução de suco de limão e água em parte iguais em um borrifador e use para refrescar o ar de toda a casa.

Remova manchas de bolor e umidade: esfregue um limão cortado na superfície para remover manchas de bolor e umidade.

Roupas mais brancas: adicione 1/2 xícara de suco de limão ao clico natural de lavagem de roupas para conseguir roupas mais brancas.

COMO LIMPAR A CASA COM BICARBONATO DE SÓDIO

limpeza doméstica com produtos caseiros 1 - bicarbonato de sódio

Limpeza doméstica com produtos caseiros – bicarbonato de sódio. 

Polimento: o bicarbonato de sódio pode ser usado para polir pias, aparadores, boxes, banheiras e outras coisas. Basta misturar o bicarbonato de sódio com água até obter uma pasta e aplicá-la sobre a superfície a ser limpa.

Elimine o odor da caixinha de areia do seu gato: você também pode usar o bicarbonato de sódio para remover odores da caixinha de areia do seu gato bem como de latas de lixo.

Ralo entupido: acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. Para isso, coloque no ralo 1/2 xícara de bicarbonato de sódio seguida de 1 xícara de vinagre, deixe a mistura reagir e quando a espuma resultante da reação química diminuir, enxágue com água quente.

Remova odores e manchas de tapetes: basta despejar um tanto generoso do bicarbonato sobre o tapete e deixar atuar durante a noite. Pela manhã, varra ou aspire o sal. Remove o cheiro de gatos, cachorros e outros animais de estimação, além de manchas de comidas ou bebidas.

Livre-se do chulé em calçados muito usados: para isso, coloque um tanto de bicarbonato de sódio dentro de uma meia, amarre com um elástico e coloque dentro do sapato. Deixe agir por algumas horas e pronto!

***

E por hoje é só! Espero que tenham gostado das dicas! Para ler mais sobre limpeza doméstica, clique aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Casa Limpa – Como limpar os seus móveis

10 truques de limpeza que toda dona de casa deveria conhecer

Escreva um comentário

Seu comentário*

9 comentários para “Limpeza doméstica com produtos caseiros – Casa Limpa #3”

  1. 27/05/2015 às 01:13

    Que dicas ótimas, não sabia que o vinagre ajuda tanto assim na limpeza, muito bom saber, já vou colocar algumas dessas dicas em prática. 🙂
    Beijos

    http://www.rabiscando.org

    • Inara Souza
      27/05/2015 às 11:33

      Que bom que você gostou das dicas, Angélica! 😀

  2. 27/05/2015 às 02:29

    Oiii Inara, o vinagre e o limão eu sabia que ajudava bastante na limpeza, agora o bicarbonato é novo pra mim, ainda mais que tira o chulé.. hahaha
    Adorei!
    Beijos
    http://www.decorarepreciso.com.br/blog

    • Inara Souza
      27/05/2015 às 11:34

      Muito legal, né? Mas funciona sim!

  3. 12/10/2016 às 16:51

    Grandes dicas! =D

    Uma dúvida: tem algum vinagre que seja melhor que o outro? Alguns vinagres possuem um cheiro (e gosto) muito fortes. Tem algum mais ameno?

    • 13/10/2016 às 11:44

      Oi, Sybylla! Aqui eu costumo usar o vinagre branco de álcool, mas já li que o de maçã também é ótimo para a limpeza! 😉 Na verdade, qualquer um serve, mas você precisa tomar cuidado com os que têm coloração, porque podem manchar a superfície! 🙂

  4. 29/04/2017 às 19:22

    Inara, parabéns pelas dicas e pelo blog! Muito bem escrito, com ótimas dicas. Muitas vezes os produtos naturais superam os produtos químicos em termos de eficiência e segurança para se usar em casa. Beijos, Ana

  5. Malfiza de Campos
    26/04/2018 às 19:56

    A matéria è muito interessante e ao mesmo tempo econômica, já utilizei varias receitas suas.
    para a limpeza da casa.

    Gostaria de perguntar se você teria uma receita para retirar as manchas de sangue em tecido de algodão.
    Antecipadamente Agradeço se puder me enviar.