É comum que surjam dúvidas quando o assunto é a escolha do móvel para um determinado ambiente da casa.

O MDF é um material que tem sido bastante utilizado pela indústria de móveis por ser maleável e bastante versátil em termos de acabamento e revestimento. É um material bastante utilizado na fabricação de cadeiras, armários, estantes e mesas.

Embora essa sigla apareça com frequência quando procuramos por móveis para casa, ainda existem diversas dúvidas a respeito desse tipo de material, suas vantagens e o cuidado que deve ser tomado para que ele dure.

móveis de mdf o que é mdf 3
Imagem: via

O QUE É MDF?

A sigla MDF significa “Medium Density Fiberboard” e consiste em uma chapa de madeira de fibra de média densidade produzida a partir de um processo de aglutinação com a ajuda de resinas sintéticas e aditivos. As chapas são posteriormente coladas umas sobre as outras com resina e depois fixadas através de pressão. O resultado final é uma chapa ou painel de madeira de aspecto homogêneo e textura suave.

O fato das placas serem homogêneas e não apresentarem nódulos permite que a madeira seja cortada em qualquer direção, possibilitando um acabamento mais elaborado, com entalhes e bordas arredondadas. Além disso, os móveis de MDF podem ser revestidos com diferentes materiais (entre eles estão a fórmica, a pintura e as lâminas de PVC).

Apesar de ser um material vantajoso do ponto de vista de acabamentos mais elaborados, e de se tratar de um produto considerado ecologicamente correto, as placas ou painéis de MDF são frágeis e por isso alguns cuidados precisam ser tomados para preservar a peça e garantir que ela tenha uma durabilidade maior.

móveis de mdf o que é mdf 2
Imagem: via

COMO CONSERVAR MÓVEIS DE MDF

PROTEJA SEUS MÓVEIS DE MDF DA UMIDADE

Deve-se prestar uma atenção especial aos móveis de MDF que ficam em banheiros e cozinhas: a umidade pode danificar o acabamento das peças. Evite colocar toalhas e panos molhados sobre a superfície do móvel.

NÃO USE PRODUTOS ABRASIVOS NA LIMPEZA

Na hora de limpar móveis de MDF, use um pano macio levemente embebecido com água e sabão neutro. Evite produtos abrasivos que possam danificar o acabamento da peça.

CUIDADO COM OS OBJETOS QUE VOCÊ COLOCA SOBRE O MÓVEL

Nunca coloque objetos quentes diretamente sobre móveis de MDF porque isso pode deixar marcas permanentes no móvel. Tente não colocar peso excessivo sobre estes móveis pois isso pode causar irregularidades na peça ou até quebrá-la.

Você comprou uma peça de MDF e quer personalizá-la em casa? Separei algumas dicas para você!

móveis de mdf o que é mdf 1
Imagens: via

COMO PINTAR MÓVEIS E PEÇAS DE MDF

Veja aqui algumas dicas de como pintar móveis e peças de MDF, com o passo a passo bem explicadinho.

Peças e móveis de MDF comprados “crus” (sem pintura) são bem baratinhos e você pode personalizar como quiser! Eu mesma quase pirei na loja de MDF aqui da minha cidade quando fui escolher as peças para a decoração do lavabo aqui de casa! Comprei 3 quadrinhos, uma lixeira, dois nichos, duas bandejas e dois vasinhos com pouco dinheiro e depois foi só personalizar e deixar do jeitinho que eu queria! O resultando ficou tão lindo que eu até mostrei em vídeo.

As minhas peças eram pequenas então eu pintei com o pincel e tinta acrílica mesmo. Mas no caso dos móveis, é legal que a pintura seja feita com tinta automotiva para um melhor acabamento. Se você não tiver conhecimento ou habilidade nisso, pode contratar alguém para fazer o serviço por você (um funileiro, por exemplo).

E aí, gostaram? Espero ter tirado algumas dúvidas de vocês sobre móveis de MDF.

 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Gostaria de saber sobre esse produto MDF…pois estou vendo para comprar um balcão para colocar meu cooktop…será que aguenta o calor do cooktop?