Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Essa é a realidade de muita gente que vai estudar fora e acaba se mudando para pensões ou repúblicas e irmãos que precisam dividir o mesmo quarto em casa. Postando decorações para quem divide o quarto lá na página do blog no facebook, descobri que muitas leitoras passam por isso e esbarram na questão da decoração, afinal, como decorar levando em conta dois gostos e personalidades diferentes e a falta de espaço? Foi pensando nisso que eu fiz esse post mais do que especial para vocês! Vem comigo?

Dicas de decoração e organização para quem divide o quarto

O primeiro passo é sentar e conversar. Se você  com a sua irmã ou com uma amiga, é preciso entender o que cada uma precisa, quais são as suas necessidades, cores preferidas e etc. Criar uma ideia geral do que vocês querem, mas de olho no orçamento que vocês têm disponível, no dinheiro que vocês realmente podem gastar naquele momento. Ter em mãos a metragem do quarto também é essencial para não cair no erro de comprar móveis grandes demais, que não vão caber dentro do quarto! Desperdiçar dinheiro não dá, né?

Você e sua irmã. Você e uma amiga. A ideia é apostar em uma paleta de cores que agrade as duas. Usar o branco com pontos de cor também pode ser uma ótima ideia para uniformizar e aplicar uma identidade visual, já que aí é só apostar em objetos de decoração diferenciados. As colchas das camas, por exemplo, podem ter cores ou estampas diferentes. Você também pode brincar com as cores das almofadas, quadros, abajures e etc!

A primeira coisa é determinar a posição das camas. Principalmente se o quarto for pequeno. É preciso determinar o espaço que as camas vão ocupar e daí, então, quais outros móveis vocês realmente poderão inserir no espaço sem obstruir a circulação das pessoas, afinal, não dá para esbarrar nas coisas toda vez que entrar no quarto, né?

Se vocês escolherem deixar as camas lado a lado, marquem a separação com uma mesinha, um criado-mudo ou móvel com nichos. Apostar em baús, cestos e puffs no pé da cama também vai deixar tudo mais bonito e aconchegante!

Separei algumas imagens para vocês se inspirarem:

Marcas o espaço com as camas em L é uma opção para os quartos mais pequenos, já que as camas dispostas dessa forma deixam um espaço maior para a circulação das pessoas. Daí dá para apostar em uma escrivaninha no canto, um tapete bonito e quadros na parede!

E não poderiam faltar as beliches, não é? Quando se fala em quarto compartilhado e otimização de espaço, elas aparecem em primeiro lugar. Dá para apostar em modulados planejados também, com nichos, armário e até home office embutido! Nesses casos, acho que a melhor ideia é apostar em cores clarinhas, neutras, que não cansam. Assim, sempre que vocês quiserem mudar um pouquinho a decoração, é só trocar as peças e objetos de decor!

Considerações:

1. Espelhos ampliam visualmente o espaço, então coloque-os em lugares estratégicos, como de frente para as camas, por exemplo.
2. Que tal usar papel de parede atrás das cabeceiras das camas ou da escrivaninha?
3. Use cortinas pequenas que não pesam na decoração, assim você pode usar o espaço abaixo da janela para colocar uma escrivaninha, por exemplo.
4. Criados-mudos com gavetas são uma ótima opção para quem tem pouco espaço.
5. Armário compartilhado, então organização é fundamental! Aposte em espelhos nas portas e em cestos e caixas organizadoras.

Menino e menina no mesmo quarto e uma solução bem legal: demarcar bem o espaço através das cores (rosa para ela e azul para ele, por exemplo). Reparem que na primeira foto até a cômoda foi divida no meio!

***

3 perguntinhas: O que acharam do post de hoje? Alguém aí divide o quarto? Como vocês organizam as coisas por aí?

Escreva um comentário

Seu comentário*

13 comentários para “Dicas de decoração e organização para quem divide o quarto”

  1. 17/09/2013 às 01:42

    *——* falta dinheiro para investir em decor =s

    • 20/09/2013 às 12:15

      Somos duas, então. =/ Mas isso não impede a gente de ver e se apaixonar por modelos na internet, né? (rs)

  2. 18/09/2013 às 16:35

    dá vontade de ter várias casas, pra ter vários quartos lindos como esses expostos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  3. 18/09/2013 às 17:54

    Quando solteira, eu dividia o quarto com as minhas duas irmãs. Era tudo muito simples, nada tãoooo lindo quanto essas fotos que você postou ( inclusive, parabéns, post muito bem feito ;)), mas era muito divertido e tudo muito organizado, imagina 3 meninas….:) Beijos!!!

  4. 20/09/2013 às 11:22

    Ótimas dicas! Todos os modelos são lindos, e de muito bom gosto!!
    Bjuss…
    Paty Algayer – http://www.magicaliteraria.com/

  5. 22/09/2013 às 10:15

    Hey flor,
    olha graças a Deus que eu não tenho que dividir o quarto, eu não conseguiria. Preciso de um espaço onde eu possa trancar a porta e entrar no meu proprio mundo.
    Mas eu amei as dicas, em todos os quartos podemos ver as diferenças de personalidade combinadas na decoração.
    Indo conhecer essa lojinha e ficar ainda mais pobre rs

    Beijos
    Pepper Lipstick

    • 22/09/2013 às 19:00

      Oi, Bia!

      Eu entendo, também sou assim. Não gostaria de ter que dividir o espaço, não, ainda bem que nunca precisei também!

      Beijocas e obrigada pela visita!

  6. 22/09/2013 às 13:46

    Amei o post, super completo e deu pra ter muita ideia de decoração. Amei as beliche.
    Antes eu dividia o quarto com minha irmã, triste por esse post não ter sido feito a uns 5 anos atrás hehe
    Hoje divido o quarto, mas é com meu marido, ai complica um pouco mais na hora da decoração né 🙂 E o quarto é pequeno pra ajudar.

    Ideias Trocadas

    • 22/09/2013 às 19:01

      Obrigada, Day! <3

      É uma ideia também! Vou anotar aqui para preparar um post dando dica para os casais!

      Beijos!

  7. 29/09/2013 às 03:10

    Pra quem passa por isso, esse post é bastante útil, adorei. Bem, eu não passo por isso, sou filha única uheuheuhe. O que por um tempo, viaa como um problema, mas hoje estou tranquila rs.
    Um beijo, Yamim Gil
    http://dicasdagil.blogspot.com.br/