
“Sua vida é medida pelos resultados, não pelas intenções. Não se resume ao que você queria fazer ou ao que teria feito, mas não teve tempo. Não se resume ao que você achou que não conseguiria; é o que você acabou fazendo ou não.
Não se trata mais de quantos dias você queria ir à academia, mas, sim, de quantos você foi. Não se trata mais de querer estar disponível para os amigos, mas, sim, de estar ou não. Não se trata mais das grandes ideias que você teve sobre como mudar seu negócio, mas, sim, mudá-lo ou não.
Pare de aceitar suas próprias desculpas. Pare de ser complacente com sus próprias justificativas. Comece a quantificar seus dias pelas coisas saudáveis e positivas que você realizou e veja a rapidez com que começará a fazer progresso.”
Este é um trecho do livro A montanha é você, que conversa conosco sobre como transformar a autossabotagem em autocontrole. Ele serviu de inspiração para mim na hora de escrever o roteiro deste vídeo porque eu acredito que, no fundo, todos nós gostaríamos de ter mais tempo para fazer mais daquilo que nos faz feliz.
Gostaríamos de ser melhores em casa, com a família, no trabalho, com os amigos… Gostaríamos de ter mais tempo para cuidar de nós mesmas, aprender coisas novas… Mas nos sentimos sobrecarregados com a rotina, parece que as horas nunca são suficientes e, assim, chegamos ao fim do dia exaustos e com a sensação de que não fizemos o melhor que poderíamos ter feito por nós e pelos outros.
O que eu aprendi nos últimos anos construindo uma rotina focada e produtiva é que não se trata de ter mais horas disponíveis, mas sim de gerenciar as horas que já temos de uma forma melhor e mais sensata.
Você realmente não tem tempo para ler aquele livro ou está apenas procrastinando? Você realmente não consegue tirar alguns minutos do seu dia para se exercitar ou só está procurando desculpas? Você realmente não tem tempo para brincar com o seu filho ou simplesmente não consegue organizar sua rotina de trabalho de uma forma eficiente?
Não é uma jornada fácil, mas aprender a organizar a sua rotina e gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível é a única forma de garantir que você vai ter mais tempo sobrando para fazer mais daquilo que é realmente importante para você. Por isso, no vídeo de hoje, eu vou te contar 4 hábitos que me salvam +10 horas por semana. É assim que eu consigo ter mais tempo para a academia, para estar com as pessoas que eu amo, para gerenciar o meu negócio, aprender coisas novas, manter a casa em ordem e todo o resto que é importante para mim.
Como TER TEMPO PARA TUDO? [pare de aceitar suas próprias desculpas]
Hábito 1. Ser estratégica com meus níveis de energia
Pessoas diferentes têm níveis de energia diferentes ao longo do dia. Quem dita isso é o cronotipo, que é determinado pelo ritmo circadiano, um ciclo biológico de 24 horas. O cronotipo define os momentos em que uma pessoa está mais alerta e produtiva.
Por exemplo, algumas pessoas são naturalmente matutinas e se sentem mais energizadas, alertas e produtivas nas primeiras horas do dia. Outras pessoas são naturalmente noturnas, ou seja, elas costumam preferir acordar mais tarde e podem permanecer ativas até altas horas da noite.
É claro que fatores biológicos e ambientais influenciam, mas não vamos entrar muito a fundo neste tema, o que importa é que você saiba reconhecer quando seus níveis de energia estão mais altos e use isso ao seu favor. Se você é uma pessoa matutina e se sente mais alerta, produtiva e focada pela manhã, mas deixa para fazer as tarefas mais difíceis do seu dia na parte da tarde, por exemplo, quando já está ficando sonolenta e sem energia, isso é um grande desperdício de energia.
A dica aqui é saber reorganizar a sua agenda para cumprir as tarefas mais difíceis ou importantes para você nos seus momentos de pico de energia. Se você tem um trabalho ou uma tarefa muito importante para fazer, que vai exigir foco, concentração e esforço mental, e você é uma pessoa matutina, que se sente mais energizada ali entre 8h e 11h da manhã, você pode realocar esta tarefa para ser feita neste meio tempo, assim ela ficará mais fácil e ocupará menos tempo do seu dia.
Eu sou uma pessoa totalmente matutina. Como eu sei que o meu pico de energia é pela manhã, eu tento concentrar as tarefas que demandam mais de mim para o horário da manhã. Ou seja, é quando eu sento para escrever roteiros de vídeo, que demandam criatividade e clareza mental. Na parte da tarde, eu costumo ficar menos produtiva, mais sonolenta, mais distraída, então eu deixo para fazer as tarefas mais operacionais, como responder e-mails e comentários, fazer uma miniatura de vídeo, editar algum conteúdo…
Hábito 2. Combinar tarefas da maneira certa
Você provavelmente não vai conseguir organizar as refeições da semana e lavar o banheiro ao mesmo tempo. Nem responder e-mails e escrever aquele relatório ao mesmo tempo. Mas há tarefas que você pode combinar e que vão ajudar você a otimizar o seu tempo e ser mais produtiva ao longo da sua semana.
A melhor maneira de fazer isso é combinando tarefas passivas com tarefas ativas. Tarefas passivas são aquelas que não exigem muito esforço mental para serem realizadas. Já as tarefas ativas são aquelas tarefas que demandam mais foco e energia mental.
Vou dar um exemplo para você: eu amo ouvir podcasts enquanto faço meu treino na academia. Eu uso aquele momento para cuidar do meu corpo e também buscar o meu desenvolvimento pessoal ouvindo um conteúdo sobre um tema que me interessa aprender mais sobre enquanto eu caminho na esteira ou levanto pesos.
Enquanto organizo e preparo os refeições da semana (eu tenho o costume de preparar marmitas para a semana aqui em casa), eu geralmente estou assistindo as aulas de algum curso ao mesmo tempo.
Esta é uma maneira simples de resolver o problema caso você sinta que nunca tem tempo para buscar o seu desenvolvimento pessoal, aprender coisas novas, se atualizar na sua área de atuação profissional, por exemplo.
Hábito 3. Contar até 5, levantar e simplesmente fazer o que preciso
Você já parou para pensar em quanto tempo perde simplesmente pensando sobre as coisas que não quer fazer? Quanto tempo desperdiça na cama pensando que queria passar só mais 5 minutinhos dormindo? Ou quanto tempo perde pensando que não queria ir para a academia?
Uma técnica que me ajuda muito é simplesmente contar até 5, levantar e ir fazer. Se passamos muito tempo pensando sobre como não queremos fazer aquela tarefa, perdemos tempo e energia mental.
Costuma ser mais simples apenas contar até 5, levantar e ir fazer. Mesmo porque costumam ser coisas que precisamos fazer de qualquer maneira, então é melhor somente levantar e fazer.
Parece bobagem, mas você economiza muito tempo do seu dia, da sua semana, simplesmente treinando a si mesma para ter a disciplina de simplesmente fazer o que precisa ser feito ao invés de ficar ruminando sobre aquilo.
Hábito 4. Aprender a dizer “não”
Você pode ser a pessoa mais disciplinada mundo. Você pode gerenciar seus níveis de energia, combinar tarefas, criar sistemas e otimizar processos, mas nada disso será relevante se você não aprender a dizer não.
“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.” Esta frase é do Peter F. Drucker e ilustra muito bem o que é perder tempo com tarefas totalmente irrelevantes, que não irão produzir qualquer efeito significativo na sua vida.
Vou dar um exemplo pessoal: eu costumava postar 20 ou 30 stories por dia no meu perfil no Instagram. Eu realmente passava um tempão pensando sobre o que falar, como tornar meus stories mais atrativos e relevantes… Até que um dia eu pensei: eles somem em 24 horas! É um esforço gigantesco e um tempo considerável que eu passava planejando cuidadosamente algo que sumia em 24 horas, sendo que eu poderia gastar esse tempo produzindo um vídeo bem feito para o meu canal no YouTube, por exemplo, onde esse conteúdo é capaz de perdurar por semanas, meses e até anos…
Este é um pequeno exemplo de quando investimos tempo e recursos otimizando algo que não deveria ser feito desde o início. Isso até pode levar a uma sensação de realização imediata (porque estamos fazendo as coisas “direito”), mas no longo prazo, isso apenas consome energia e recursos valiosos sem gerar resultados significativos.
Eu não deixei de postar stories, mas diminui a quantidade e o esforço que eu despendia fazendo isso, para conseguir me dedicar mais em outras tarefas mais relevantes e significativas.
Olhe para a sua vida e tente identificar esses ralos de esforço e tempo e comece a dizer “não” para eles. Eu gosto sempre de pensar na Lei de Pareto. A Lei de Pareto, também conhecida como o Princípio de Pareto ou a Regra 80/20, é um conceito que descreve uma distribuição desigual entre causas e efeitos em muitos fenômenos. Ela afirma que aproximadamente 80% dos resultados são gerados por apenas 20% das causas ou esforços.
Pense: quais atividades na minha vida estão produzindo os maiores resultados? E então concentre sua atenção nisso!

E olha só, se você quer aprender a tirar as suas metas do papel em 2025 e fazer deste o melhor ano da sua vida até agora, clica aqui para ter acesso ao meu guia prático sobre como evitar a procrastinação, começar a estabelecer prioridades na sua vida e realizar seus objetivos!
Leia mais sobre organização pessoal e produtividade.
0 Comentários