O desafio da casa nova começa pela escolha dos eletrodomésticos. Geladeira, fogão, máquina de lavar e micro-ondas são produtos de primeira necessidade, que são difíceis de viver sem. Nessas horas, especialmente para quem está comprando esses produtos pela primeira vez, é normal ter muitas dúvidas e até bater aquele nervosismo sobre a escolha do produto certo. 

Por isso, pra te ajudar a escolher a primeira geladeira pra sua casa, eu separei algumas dicas essenciais sobre os modelos disponíveis no mercado e algumas funções que vão te ajudar a ter uma vida mais prática e fácil.

Espaço disponível

Antes de escolher a primeira geladeira para a sua casa, é importante decidir onde ela irá ficar. Depois, medir exatamente o espaço disponível, considerando ainda um respiro de 30 a 40cm nas laterais para que ela não fique tão próxima de outros eletrodomésticos ou móveis.

Pense também no espaço de abertura da porta da geladeira, além da porta de entrada da casa e elevador ou escada, para evitar transtornos na hora de receber o produto. Com essas medidas em mãos vai ser mais fácil decidir por um dos modelos.

Modelos de geladeira

Geladeira de uma porta

Esse tipo de geladeira é indicado para quem mora sozinho. A geladeira de uma porta tem como principal característica ter o freezer no mesmo espaço do refrigerador, sendo separados por uma porta interna. 

Elas são mais compactas, perfeitas para ajudar a otimizar o espaço da cozinha, e não costumam ter uma capacidade de armazenamento tão ampla. Como exceção, podem atender bem alguns casais, desde que sejam pessoas que não costumam cozinhar ou guardar muitas comidas e bebidas na geladeira. Costumam ser as versões mais baratas na hora de comprar.

Geladeira Duplex

O modelo duplex é o que tem duas portas, ou seja, o tradicional posicionamento de refrigerador embaixo e freezer em cima. Essas geladeiras, além de muito comuns, são as mais indicadas para casais ou famílias com três pessoas.

São mais espaçosos que os modelos de uma porta e tem o custo apenas um pouco acima, sendo uma ótima indicação.

Geladeira Inverse

A primeira geladeira para a sua casa pode ser um modelo Inverse. É possível dizer que essa versão é a evolução da geladeira Duplex, uma vez que ela também tem o freezer e o refrigerador separados, mas com uma grande diferença: na geladeira Inverse o refrigerador fica na parte de cima e o freezer na parte de baixo. 

Pode parecer apenas um detalhe, mas esse é um enorme benefício, especialmente para quem usa muito mais a parte refrigeradora do que do freezer. Assim, não precisa ficar se abaixando para pegar algo nas partes mais baixas da geladeira, já que tudo estará em uma altura mediana.

Para quem pode investir um pouco mais na hora de comprar a primeira geladeira para a sua casa, essa é uma ótima opção.

Geladeira Side By Side

O modelo perfeito para quem tem família grande. Certamente essa é uma opção mais robusta, que demanda mais espaço na sua cozinha, mas também não irá te deixar na mão quando o assunto for armazenar todas as suas compras. 

Ela tem duas portas que ficam lado a lado e abrem para lados opostos. Em uma fica o refrigerador e, na outra, o freezer. Para quem precisa de maior equilíbrio entre os espaços, é a opção mais indicada, uma vez que ambos são iguais na capacidade. 

Geladeira French Door

Esse modelo de geladeira é um dos mais caros do mercado e certamente é difícil ser uma possibilidade como primeira geladeira para a sua casa. Mas, se você realmente tem um bom poder de investimento e quer o melhor para a sua cozinha, não precisa pensar duas vezes.

Essa geladeira possui três portas e também é Inverse, ou seja, as duas portas de cima são para o refrigerador e a porta de baixo para o freezer. Elas costumam ser as versões mais modernas entre esse eletrodoméstico e certamente vão causar um impacto na sua cozinha.

Geladeira Frost Free

A maioria dos modelos de geladeira podem ser encontrados na com a tecnologia frost free. Mas o que isso quer dizer? Em termos de rotina, significa praticidade. Mas, explicando o real significado, essa tecnologia não permite o acúmulo de gelo na geladeira, evitando que você tenha que fazer o degelo.

Para quem optar por um modelo comum, o indicado é fazer o degelo a cada 15 dias ou uma vez por mês, o que acaba dando muito trabalho, principalmente para quem tem uma rotina corrida para cuidar da casa e ainda conciliar tudo isso com o trabalho. Ou seja, investir em uma versão frost free significa mais praticidade e tempo livre para você e sua família.

Qual a cor da geladeira

Na hora de escolher a primeira geladeira para a sua casa existem algumas opções de cores. Branca, preta ou de inox. As mais comuns são a branca e a de inox, e cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens.

Em relação à limpeza, a branca é mais fácil de limpar, uma vez que as marcas de sujeira ficam menos aparentes do que na de inox, que exige maior cuidado nesse sentido. Mas, a longo prazo, a durabilidade do modelo inox é maior – já que esse revestimento é feito de aço e cromo -, enquanto o branco tem uma tendência a amarelar com o passar do tempo.

Em termos de decoração, a decisão passa totalmente pelo seu gosto pessoal. Os modelos inox imprimem um ar mais moderno e contemporâneo na cozinha, enquanto a branca é mais clássica. Se a sua cozinha tem um estilo rústico, trabalhado em tons de madeira, a geladeira inox também é mais indicada. 

Agora que você já tem as principais informações para escolher a primeira geladeira para sua casa, acesse o Shoptime e aproveite as ofertas!

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.