Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Como organizar as refeições da semana? Como planejar a rotina de limpeza da casa? Como criar um orçamento doméstico eficiente? Hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas práticas e eficientes para organizar a sua rotina doméstica!

Planeje as refeições da semana

Eu começo a organizar a minha semana na sexta-feira, fazendo um planejamento com relação aos alimentos que pretendo consumir ao longo da próxima semana.

Isso permite que eu:

  • Planeje com calma as minhas refeições, para criar um cardápio equilibrado, e assim conseguir comer direitinho pelo menos entre segunda-feira e sexta-feira;
  • Crie uma lista de compras assertiva, para comprar apenas aquilo de que eu realmente vou precisar, evitando o desperdício e alimentos estragando dentro da geladeira;
  • Otimize o meu tempo na cozinha, uma vez que eu posso cozinhar apenas uma vez e congelar parte da comida para consumir nos próximos dias.

Para isso, eu começo elaborando o cardápio da semana. Nele, anoto as refeições que pretendo consumir ao longo da semana.

rotina doméstica cardápio semanal

Gosto também de pensar em pratos que eu possa preparar com antecedência e congelar. Isso me ajuda muito nos dias mais corridos!

Depois de elaborar o cardápio da semana, vou para a lista de compras.

Verifico a geladeira e a despensa e anoto os ingredientes que faltam para preparar as refeições ao longo da semana. Assim consigo ir ao supermercado e comprar apenas aquilo de que eu realmente vou precisar.

E, sim, costumo fazer compras semanais, pois assim sempre tenho alimentos fresquinhos na geladeira!

rotina doméstica lista de compras de supermercado

Na hora de preparar as refeições, eu sempre faço um pouquinho a mais, suficiente para almoçar e jantar naquele dia e congelar pelo menos outras 2 marmitas. Assim, garanto algumas refeições a mais, para os dias mais corridos, quando eu não tiver tempo sobrando para cozinhar!

Além disso, eu sempre tenho na geladeira saladas prontas, que compro no supermercado já cortadas, lavadas e higienizadas.

Crie um cronograma de limpeza eficiente – Rotina de limpeza doméstica

É importante criar um planejamento de rotina doméstica de limpeza, para evitar ficar sobrecarregada de tarefas no final de semana. Fazendo um pouquinho por dia, todos os dias, você mantêm a casa sempre limpa e arrumada.

Para isso, eu começo criando uma rotina de limpeza por cômodo. Em uma folha de papel, anoto quais tarefas devem ser realizadas por cômodo.

Anoto que, na cozinha, por exemplo, eu devo lavar a louça, limpar os armários da cozinha, organizar a despensa, limpar a geladeira, limpar o fogão, varrer e passar pano no chão, limpar o balcão da cozinha e higienizar a garrafa de café.

rotina doméstica cronograma de limpeza

Depois disso, de acordo com as tarefas por cômodo da casa, estabeleço rotinas diárias, semanais e mensais de limpeza, ou seja, anoto em um papel quais tarefas devem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente, para manter a casa em ordem.

rotina doméstica cronograma de limpeza da casa

Sabendo, por exemplo, que preciso recolher o lixo, arrumar a cama e lavar a louça todos os dias, incluo isso no meu planejamento diário, reservando alguns minutinhos logo pela manhã ou ao final do dia para realizar as tarefas da casa.

Leia também: Estratégias de limpeza: o que limpar diariamente

Eu também sei que devo limpar a geladeira, lavar o banheiro, passar um pano nos móveis, varrer e passar um pano no chão toda semana.

Posso escolher um dia da semana para realizar essas tarefas ou distribuí-las ao longo da semana, uma tarefa por dia.

Assim consigo planejar a minha rotina doméstica de limpeza e manter a casa limpa e arrumada de um jeito leve, sem sofrimento, sem passar horas do meu dia limpando ou perder o meu final de semana inteiro em uma faxina que não termina nunca.

Orçamento doméstico em ordem com a técnica dos envelopes

Se é você que cuida do orçamento doméstico, aqui vai uma dica simples pode ajudar você a manter as finanças em ordem.

Leia também: 5 dicas simples e práticas para você organizar as suas finanças pessoais

Use envelopes para “categorizar” o dinheiro. Guarde dentro deles o dinheiro referente às contas fixas como aluguel, água, luz e internet, bem como despesas variáveis como supermercado, por exemplo. Não se esqueça de criar um envelope para começar a construir a reserva de emergência da casa. Na frente do envelope, escreva: “Aluguel – R$1300,00” ou “Água – R$50,00”.

rotina doméstica orçamento doméstico técnica dos envelopes

Essa técnica é ótima para quem realmente sente dificuldade em organizar o orçamento doméstico e sempre extrapola no final do mês, ou seja, acaba gastando mais do que deveria.

Assim, “vendo” o dinheiro na sua frente, separado em categorias dentro dos envelopes que você criou, ficará muito mais fácil visualizar seus gastos e até mesmo poupar com mais facilidade.

Agora eu tenho uma novidade para você!

planner da casa

Conheça o Planner da Casa

O planner que vai ajudar você a criar uma rotina doméstica organizada, prática e eficiente! 

Organize as refeições da semana, elabore a sua lista de compras, crie a sua rotina de limpeza por cômodo da casa e liste as tarefas que devem ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente!

Clique aqui para conhecer e adquirir o seu.

***

Leia mais sobre organização da casa.

Escreva um comentário

Seu comentário*