Como tirar suas metas do papel e transformar a sua vida
Você sente dificuldade em estabelecer metas, definir prioridades e tirar as coisas do papel? Você até tenta se organizar, colocar as coisas no papel, mas, no dia a dia, as coisas nunca saem como você planejou? Aprenda o passo a passo completo para deixar de ser uma sonhadora e se transformar em uma mulher capaz de realizar todas as suas metas!
Precisa organizar a casa?
Talvez você não saiba muito bem por onde começar. O primeiro passo é sempre o mais difícil, eu prometo, e os conteúdos que você vai encontrar aqui vão literalmente pegar você pela mão e ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber para organizar cada cantinho da sua casa!

Como usar o Trello: Guia Completo

AplicativosOrganização PessoalTecnologia postado por Inara Souza em 27 de agosto de 2019

Guia completo de como usar o Trello

Quando escrevi o artigo O método Kanban de organização de tarefas, eu comentei que o Trello é um dos meus aplicativos de organização favoritos. Ele é realmente muito completo e me ajuda a organizar diferentes aspectos da minha vida, desde a minha rotina de trabalho até projetos pessoais.

Pensando em quanto ele pode ser útil na sua vida também, eu decidi gravar para você um tutorial completo de como utilizar as principais ferramentas do Trello. Você vai aprender o que é o Trello, como usar o Trello, como criar listas, cartões, inserir etiquetas, alterar a data de entrega, adicionar membros, inserir anexos e até mesmo como usar o power up de calendário.

Trello: o que é?

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Dentro dele, você pode criar listas e cartões. Cada lista representa uma coluna e dentro de cada coluna você pode inserir uma série de cartões. Dentro de cada cartão, você pode inserir etiquetas, alterar a data de entrega, criar checklists, adicionar membros e inserir imagens como anexos.

Trello: como usar?

Você pode criar diferentes quadros dentro do Trello, como:

Aqui estão listados alguns dos quadros inspiradores do Trello, uma coleção de quadros disponibilizados pelo Trello para que você possa se inspirar e ter uma ideia de como organizar sua vida pessoal e profissional.

O mais legal é que você pode copiar um quadro para dentro da sua página inicial do Trello. Para isso, basta acessar o quadro e clicar em “copiar quadro” na parte superior direita da tela.

quadros inspiradores Trello

Como criar o seu primeiro quadro no Trello

Cadastre-se ou faça login na sua conta de usuário do Trello. Na página inicial, clique em “criar novo quadro”. Dê a ele o nome de “Agenda Semanal”.

como usar Trello

A metodologia Kanban pode ser utilizada dentro do Trello. Entenda aqui o que é o método Kanban de organização de tarefas.

Listas

Comece criando 3 listas no quadro do Trello: “para fazer”, “em andamento” e “concluído”.

Kanban Trello

Cartões

Feito isso, comece a criar os cartões. Cada cartão pode sinalizar um compromisso ou tarefa que deve ser realizada ao longo da semana. Você pode incluir, por exemplo:

  • Ligar para a Paula
  • Entregar relatório do trabalho
  • Organizar o guarda-roupa do casal
  • Ligar para o contador
  • Consulta no médico
Quadros e cartões Trello

O próximo passo é clicar em um dos cartões criados. Uma página vai abrir e nela você encontrará uma série de opções para personalizar o seu cartão. Você pode adicionar uma descrição mais detalhada, inserir membros de uma equipe, editar as etiquetas, criar uma checklist, alterar a data de entrega ou inserir uma imagem como anexo.

como funciona Trello

Checklist

Para criar uma checklist, clique sobre a opção “checklist” , dê um nome para a sua lista e clique em “adicionar”. Como exemplo, eu criei um novo cartão: “Fazer compras no supermercado”. Dentro dele, inseri uma checklist em formato de lista de compras.

checklist Trello

Data de Entrega

Você também pode inserir uma data de entrega para sinalizar a conclusão de uma tarefa ou um compromisso com data e hora para acontecer. Para isso, clique na opção “Data Entrega”, escolha a data, a hora, defina a opção de lembrete e clique em “salvar”.

Data entrega Trello

Power up de calendário

Uma das funções mais legais do Trello está dentro dos power ups: o calendário. Depois de inserir as datas de entregas das suas tarefas e compromissos da semana, você pode ativar o power up de calendário para ter uma visão da sua agenda da semana em formato de calendário semanal ou mensal.

Para isso, vá até o menu, clique na opção “power ups” e dentro da lista que vai aparecer, procure por “calendar”. Clique em “adicionar”.

Power up calendário Trello

Uma nova ferramenta vai estar disponível dentro do seu quadro: a visualização em formato de calendário. Para ativá-la, bata clicar em “calendário” no topo da tela.

Calendário Trello

Agora você pode visualizar suas tarefas e compromissos em formato de calendário. Alterne a visualização clicando em “semana” ou “mês”.

Calendário Trello
Calendário Trello

Anexo

Adicione um anexo ao cartão. Basta clicar em “anexo” e escolher a imagem que você deseja adicionar dentro do seu computador, do próprio Trello, do Google Drive, do Dropbox, Box ou One Drive.

Após a inserção, a imagem vai aparecer acima do nome do cartão.

Anexo Trello

Etiquetas

Etiquetas servem para categorizar seus cartões. Você pode criar diferentes etiquetas, como:

  • Saúde
  • Casa
  • Trabalho
  • Relacionamento
  • Dinheiro

Para criar uma etiqueta, clique sobre “etiquetas”. Você pode nomear suas etiquetas clicando no lápis ao lado de cada uma delas. Para adicionar uma etiqueta ao cartão, clique sobre ela.

Etiquetas Trello

Kanban Trello

De acordo com a metodologia do Kanban, agora você pode mover seus cartões já criados ao longo do seu quadro, através das listas. Mova uma tarefa para a lista “em andamento” enquanto ela estiver sendo executada. Mova para “concluído” quando ela já tiver sido realizada.

Kanban Trello

Agora você já está pronta para criar seus primeiros quadros dentro do Trello para organizar toda a sua vida! Espero que você tenha gostado deste guia completo de como usar o Trello!

Leia mais sobre organização pessoal.

Escreva um comentário

Seu comentário*