Mais um vídeo da reforma do escritório e hoje eu quero mostrar para vocês como fiz essa mesa de jantar reaproveitando pés que encontrei em um ferro velho!

Hoje eu quero inspirar você a olhar para o lixo! Sim, para o lixo! Os pés da minha mesa foram encontrados em um ferro velho, estavam sujos e enferrujados, mas eu dei uma carinha totalmente nova para eles e o resultado ficou incrível! Vem ver!

DIY – MESA DE JANTAR (Encontrei os pés no ferro velho e reformei!)

Como eu já contei para vocês, encontrei esses 4 pés de ferro em um ferro velho e decidi reformar.

O primeiro passo foi lixar tudo muito bem. Usei uma lixa própria para ferro/metal, mais granulada, número 60. Essa é, sem dúvida nenhuma, a parte mais chata, a mais demorada, mas não pule essa etapa, porque ela é muito importante.

Não deixe de lixar cada cantinho, principalmente onde há ferrugem solta. Eu consegui remover boa parte da sujeira e ferrugem lixando. Dá um certo trabalho, mas vale a pena!

Depois de lixar tudo muito bem, passei água em tudo para remover a poeira antes de começar a preparar a superfície para a pintura. Joguei água em todos os pés e então deixei secar ao sol bem antes de começar a aplicação do fundo convertedor de ferrugem.

Eu já falei dele para vocês no vídeo da reforma das cadeiras (se você ainda não assistiu, é só clicar aqui), mas esse fundo cria uma camada protetora que impede que a ferrugem se alastre por baixo da pintura.

Fui aplicando o fundo convertedor de ferrugem por todo o pé, usando um pincel. Aí é só aguardar 24 horas antes de começar a aplicar a tinta.

Aqui eu vou usar uma tinta esmalte própria para metais.

Comecei então aplicando a primeira demão de tinta branca, para fazer um fundo para a pintura. Apliquei uma demão da tinta e então aguardei a secagem entre demãos, que é de 4 horas.

Passadas essas 4 horas, comecei a aplicar a segunda demão, agora na cor que eu havia escolhido.

Sabe quando você faz algo que não deveria fazer, parece que as coisas vão dar muito errado, e acaba dando tudo muito certo? Pois foi o que aconteceu!

Tinta para metais, aqui em casa, eu só tinha essa branca. E eu queria muito pintar os pés de rosa, mas não queria gastar mais dinheiro. Decidi então fazer arte: misturei um corante vermelho na tinta branca até obter o tom de rosa que eu queria.

Acontece que, bom, o meu corante era próprio para tintas a base de água. E a minha tinta era esmalte, a base de solvente. Era bem claro que não daria certo, mas eu decidi arriscar para ver o que aconteceria.

O corante se misturou na tinta e o branco virou o tom de rosinha que eu queria. Então, muito feliz, fui eu pintar os pés, agora com a segunda demão, de tinta rosa.

A primeira aplicação ficou perfeita, mas quando eu fui passar o pincel de novo, naquela tinta que escorria, a mágica começou a acontecer. Eu acabei não gravando isso para vocês, porque achei que estava dando tudo muito errado.

Acontece que o efeito ficou super legal! Depois de aplicar outras demãos por cima da primeira, foi isso que aconteceu: o corante começou a se separar da tinta em algumas partes, criando esse efeito incrível.

Eu amei e decidi fazer a mesma coisa em todos os outros pés!

Aí foi só deixar secar tudo muito bem.

Pés secos, foi hora de montar a mesa.

Eu comprei um tampo de madeira de 90 cm de largura por 1,70 m de comprimento. Pedi a madeira já laminada e com a fita de borda em todos os lados.

Aí foi só parafusar os pés na madeira. O único cuidado que eu tive foi de escolher um parafuso com comprimento menor que 1,5 cm, que é a espessura do meu tampo, assim ele não apareceria do outro lado.

E prontinho, olha só o resultado final! Não ficou linda? Eu amei esse efeito nos pés!

E então, gostaram da transformação de hoje?

A melhor parte é: essa mesa custou para mim cerca de R$60,00. Tive gastos apenas com o tampo de MDF e com a tinta para metais, pois os pés saíram totalmente de graça!

***

Então é isso, pessoal! Esse foi o vídeo de hoje! Espero muito que vocês tenham gostado! 🙂

Para quem ficou curioso sobre as cadeiras, no canal já tem um vídeo mostrando passo a passo como eu fiz! Para assistir, é só clicar aqui.

Se você gostou do vídeo de hoje, não esquece de deixar o seu like, de se inscrever lá no canal e de ativar as notificações para não perder nenhum dos próximos conteúdos!

Um beijo e até o próximo vídeo!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.