Sua sala de estar é pequena, mas isso não significa que não possa ser bonita e confortável. No post de hoje, separei algumas dicas de como decorar sala de estar pequena!

Como decorar sala de estar pequena: como escolher o sofá ideal

Escolher o sofá ideal para a sala nem sempre é uma tarefa fácil.

A dica é medir a sua sala antes de ir às compras. Meça tudo direitinho, incluindo portas e janelas, para saber com exatidão quais as medidas ideais para o sofá, de modo que ele se ajuste perfeitamente ao layout da sala.

Se a sua sala de estar é também sala de tv, é preciso, além de respeitar o espaço disponível, pensar no conforto. Nesse caso, a melhor dica é testar o sofá, ainda na loja.

Dependendo do uso que será feito, você tem algumas opções disponíveis no mercado: sofás com encosto reclinável e assento retrátil, com chaise, de canto, em “L”, com dois ou três lugares.

Se a sua sala é pequena, uma opção interessante é usar apenas um sofá com dois ou três lugares (dependendo do tamanho da sala) e completar a decoração com pufes, cadeiras e poltronas.

sofá ideal sala de estar pequena como decorar sala de estar pequena
Imagem: Revista Minha Casa

Qual modelo de rack e painel escolher?

Outro ponto muito importante da decoração da sala é o rack e também o painel da tv.

O rack, por exemplo, é elemento essencial para a decoração e organização da sala, uma vez que costuma acomodar aparelhos eletrônicos e também itens de decoração, deixando a sala de estar muito mais organizada e bonita.

O primeiro passo na escolha do rack e painel da tv é definir o local que ele deverá ocupar. Tire as medidas, para saber exatamente quanto seu rack deverá ter de comprimento, altura e profundidade, de modo que não atrapalhe a circulação e faça parte da decoração sem poluir o espaço. Para decorar sala de estar pequena, escolha um modelo de rack com uma profundidade menor, para garantir um espaço mais amplo de circulação.

Se a sua sala é pequena, um rack com painel já acoplado pode ser a escolha ideal. O painel esconde os fios aparentes da televisão, deixando o visual da sala muito mais limpo.

Mesa de centro ideal para sala de estar

Você já escolheu o sofá e o rack e painel para televisão, agora é hora de acertar na escolha da sua mesa de centro. É imprescindível que ela converse com o restante da decoração, mas também que seja prática e funcional.

Seja ela de madeira, vidro, laminada, espelhada, rústica ou moderna, alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha da mesa de centro certa: é preciso que ela permita um espaço de circulação em torno de 60 cm, ideal para que as pessoas possam transitar pelo espaço com conforto e segurança.

Lembre-se que a função principal da mesa é servir de apoio para quem está sentado no sofá, para acomodar copos e petiscos. Se achar necessário, e se o espaço permitir, você ainda pode completar a decoração com uma mesa lateral, que também servirá de apoio.

Uma sugestão são as mesas de centro e apoio do kit Retrô Valentina da Lojas RPM. Elas são lindas, possuem um design moderno, e não são muito grandes. Combinaram perfeitamente com os móveis da sala aqui de casa e estão servindo de apoio para os nossos momentos em família.

O tapete certo para a sala

O tapete costuma deixar a sala muito mais aconchegante e bonita, mas é preciso saber escolher o modelo certo. Se a sua sala é pequena, o cuidado deve ser redobrado.

A dica é optar por modelos mais simples e lisos se a sua sala já é bastante carregada, com muitas cores, estampas e texturas. Se, ao contrário, a sua sala possui paredes brancas e móveis com cores claras e linhas simples, você pode investir sem medo em uma tapete estampado ou colorido.

tapete certo para sala de estar pequena como decorar sala de estar pequena
Imagem: Revista Minha Casa

A maior dúvida costuma ser com relação ao tamanho do tapete. Para não errar, meça o tamanho da sua sala. O ideal é que o tapete acomode o sofá e as poltronas laterais, ficando por baixo dos mesmos, e chegue até o rack, mas sem ficar abaixo dele, e sim rente ao móvel.

Como colocar uma adega ou mini bar em uma sala de estar pequena

Para você que gosta de receber em casa: já pensou em apostar em uma adega ou mini bar na sala? Não precisa ser nada muito grande, mas um espaço gostoso, para acomodar as bebidas, onde você possa recepcionar seus amigos e familiares. Qualquer espacinho na sala já serve.

Há alguns móveis lindos (e compactos), pensados exatamente para esse fim, como o aparador bar com adega Sonatta da Lojas RPM. Ele já vem com adega que acomoda até 10 garrafas e espaço para as suas taças (que você pode organizar sobre uma bandeja bem bonita). É o espaço ideal para um bom whisky, para algumas garrafas de vinho, vodka e licores.

Ou, que tal, um cantinho do café na sala de estar?

Pode ser que você não consuma bebidas alcoólicas, então uma boa solução ao mini bar ou adega seria o cantinho do café.

Imagine um espaço gostoso na sala, aconchegante, que acomode a máquina de café, as cápsulas, xícaras e bolachinhas. Em um dia frio ou chuvoso, será o paraíso!

Mais uma vez, você não precisa de nada muito grandioso. Um móvel compacto, que acomode tudo o que você precisa, ou até mesmo uma bandeja sobre um aparador já funciona muito bem.

Vai escolher móveis novos para a sala de estar? Visite a Lojas RPM para conhecer todas as opções de móveis para decorar a casa.

***

E essas foram as dicas de hoje de como decorar sala de estar pequena! Espero que tenham ajudado você a criar um ambiente bonito e confortável! 🙂

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.