Segundo vídeo da reforma do escritório no ar!

Hoje eu trouxe para vocês o passo a passo do rack flutuante da sala. Além de aprender a fazer e instalar seu próprio rack para a sala, você também vai aprender a fazer uma caixa organizadora reaproveitando uma caixa de papelão. Mais uma ideia fácil e barata para decorar e organizar a sua casa!

Vem assistir!

Anote o que você vai precisar:

  • 2 tábuas de MDF de 1,5 cm de espessura medindo 1,40 m de comprimento por 30 cm de largura
  • 4 tábuas de MDF de 1,5 cm de espessura medindo 30 cm de comprimento por 30 cm de largura
  • Furadeira
  • Régua e Lápis
  • 4 cantoneiras de metal
  • Parafusos e buchas
  • Chave Philips

Eu comecei fazendo as marcações em uma das tábuas maiores de 1,40 m de comprimento para poder furar depois. Usei uma das tábuas de 30 cm para fazer a marcação da espessura da madeira em ambas as extremidades.

Então, a partir dessa marcação, medi 45 cm com a régua. Mais uma vez marquei a espessura usando a própria madeira. Então medi mais 45 cm com a régua e novamente marquei a espessura da madeira.

No final, teremos 3 nichos, dois com 45 cm de comprimento e um com 44 cm de comprimento.

Nas marcações de espessura da madeira, vou medir 5 cm a partir de ambos os lados, para marcar a posição dos parafusos.

Repita o processo em ambas as madeiras de 1,40 m de comprimento por 30 cm de largura.

Feito isso, é só furar usando uma broca um pouquinho menor do que a espessura do parafuso. O furo vai servir de guia depois para parafusarmos. Vamos fazer 8 furos em cada uma das tábuas maiores de 1,40 m de comprimento.

Furos feitos, vamos agora marcar a posição da cantoneira de metal na madeira. Nossa rack ficará flutuante, presa pelas cantoneiras. Vamos usar 4 delas.

Marque a posição dos parafusos e use a furadeira para fazer uma guia para o parafuso entrar. Vamos instalar 2 cantoneiras em cada madeira.

Depois de furar, foi hora de começar a parafusar tudo, primeiro as cantoneiras. Use um parafuso com comprimento menor do que a espessura da sua madeira, para que ele não fique aparecendo do outro lado.

Cantoneiras posicionadas, foi hora de começar de fato a montagem da rack. Comecei parafusando as laterais e então o interior. Com a marcação dos furos, fica bem fácil.

Depois é só virar e parafusar a parte de cima.

Rack pronto, foi hora de instalar na parede. Pedi ajuda para o meu pai e instalamos a rack na parede usando buchas e parafusos nas cantoneiras.

Para esconder os parafusos na parte de cima da rack, usei papel contact. É só desenhar um círculo no papel contact e recortar. Você ainda pode usar tapa furo.

Nossa rack possui 3 nichos e eu quis ainda trazer essa sugestão para vocês: uma caixa organizadora linda que você pode fazer gastando bem pouquinho e usar para decorar e organizar o móvel. Eu fiz apenas uma, mas outra opção bem legal é fazer 3 iguais, para usar como gavetas dos nichos.

Anote o que você vai precisar:

  • Caixa de papelão
  • Papel colores estampado
  • Cartolina na cor que você preferir
  • Tesoura
  • Rolinho de pintura
  • Cola branca
  • Cordão (para fazer o puxador)

O primeiro passo foi encontrar uma caixa de papelão que coubesse perfeitamente nos 45 cm que eu tinha disponível.

Eu comecei removendo a tampa da caixa.

Para encapar a caixa, vou usar cartolina e papel colorset estampado.

Não tem segredo: passe cola em um dos lados da caixa, cole o papel, faça recortes nos cantos então dobre e cole o papel para dentro. Repita o processo em ambas as laterais da caixa.

Faça a mesma coisa na parte da frente e de trás da caixa, corte o excesso nas laterais e dobre o papel apenas para dentro e por baixo da caixa, para o acabamento ficar mais bonito.

 

 

Para forrar o interior da caixa, usei cartolina rosa. Medi e recortei a cartolina com as medidas da caixa e colei usando cola branca e um rolinho de pintura.

Para o puxador, decidi usar um cordão que eu já tinha por aqui. Foi só medir o centro, fazer os furinhos, encaixar o cordão e dar um nó na parte de dentro.

E prontinho, já temos uma caixa organizadora linda para decorar o nosso móvel!

E esse foi o resultado final! Eu amei e espero que vocês tenham gostado também e se inspirado para fazer aí na casa de vocês!

Veja mais ideias faça você mesma para decorar a casa clicando aqui.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Ficou muito lindo! Quero fazer também! 😀 Onde encontro essas tábuas de mdf em Dracena, vc sabe me dizer? se puder me dizer eu agradeço!
    bjo bjo :*