Eu sempre adorei estudar. Terminei o ensino médio, comecei a faculdade, fiz cursos diferentes nesse meio tempo e, quando a faculdade acabou, emendei logo uma pós-graduação. Concluí a pós-graduação no ano passado e resolvi continuar estudando, mas agora em casa, sozinha.

Mas a verdade é que estudar sozinha em casa não é fácil, principalmente se falta planejamento. São muitas distrações e é realmente muito fácil perder o foco. Tenho aprendido diariamente o que funciona e o que não funciona para mim, e, pouco a pouco, tenho melhorado o meu planejamento e aumentado o meu foco nos estudos.

Desde que decidi estudar em casa por conta própria, comecei a buscar métodos diferentes de planejamento de estudos, de anotações e de memorização. E é isso que quero compartilhar com vocês hoje, pois é algo que tenho vivido e que acredito que possa ser útil para vocês também!

COMO ESTUDAR SOZINHA EM CASA

1. PLANEJAMENTO

A primeira coisa que eu fiz quando decidi estudar sozinha em casa foi criar um cronograma de estudo, que nada mais é do que listar os temas que você pretende estudar ao longo da semana de acordo com o tempo que você tem disponível. O cronograma de estudos sempre foi muito útil para mim, desde os tempos de escola, quando estava estudando para passar no vestibular.

Comecei definindo o tempo que teria diariamente para me dedicar aos meus estudos. Também defini os conteúdos que preciso estudar e os distribui ao longo da semana. Hoje, tenho me dedicado a estudar temas que tenham relação com o desenvolvimento de uma empresa, desde a sua criação até estratégias de marketing (principalmente o digital) e também finanças para empresas. Você pode aplicar o mesmo modelo se estiver estudando para o vestibular, para um concurso ou até mesmo uma língua estrangeira.

Nesse momento, eu também gosto muito de fazer uma análise sobre os temas que tenho mais dificuldade de assimilar e então acabo priorizando esses temas durante a semana.

Para esse planejamento, eu uso o cronograma de estudo do Planner de Estudos do blog. Clique aqui para conhecer e adquirir o seu.

2. MATERIAL

Outro ponto importante é que, se você está estudando por conta, vai precisar buscar materiais de boa qualidade para auxiliarem você. Eu tenho estudado por métodos bem diferentes: cursos online, apostilas e livros. Talvez você tenha uma lista de temas para estudar, que tenha sido disponibilizada pelo edital do concurso que pretende prestar, por exemplo. Caso você esteja estudando para o vestibular, pode pedir emprestado para um amigo o material do cursinho, caso ele não precise mais dele.

Eu sempre fui do tipo que adora anotar tudo. Amo colorir o caderno, grifar os pontos mais importantes, colar posts-its em todo o canto. Mas o mais importante é que isso funciona para mim, ou seja, eu consigo assimilar melhor os conteúdos quando anoto em uma folha de papel. Por isso, separei um caderno para os meus estudos, para poder fazer todas as anotações que preciso. 

Mas pode ser que você prefira um sistema de fichas. Ou até mesmo gravar áudios sobre o que achar mais relevante. Pode ser que você precise de uma lista de exercícios e simulados para assimilar melhor a matéria. Ou até mesmo de um programa no computador para aplicar o que está aprendendo. Separe o seu material e crie um espaço em casa para acomodar tudo referente aos seus estudos. De preferência, um espaço bem iluminado, arejado e longe de distrações.

3. MÉTODOS DE ESTUDO

Também é muito importante se conhecer, saber como você estuda melhor. Existem diferentes tipos de métodos de estudo que podem ajudar você, como, por exemplo, o sistema de fichas, mapas mentais, associações, gravação de áudio e técnica das cores. É importante descobrir qual deles funciona melhor para você.

Eu, por exemplo, prefiro estudar por meio de resumos, usando a técnica das cores. Funciona assim: você elege cores de canetas para os seus estudos, sendo que cada um delas será utilizada de acordo com a legenda que você definiu com a ordem de importância das passagens nos seus estudos. Por exemplo, você pode usar a caneta vermelha para destacar os pontos mais importantes do texto; a caneta amarela para as passagens que não são tão importantes, mas precisam de atenção; a caneta verde para anotações extras, como uma leitura complementar; e assim por diante.

COMO ESTUDAR SOZINHA EM CASA

É claro que esse método funciona melhor para disciplinas mais teóricas. No caso de disciplinas como matemática e física, eu acho imprescindível fazer uma lista de exercícios para assimilar melhor o conteúdo. Ou, se você estiver fazendo um curso sobre determinado programa de computador, é muito importante praticar.

A parte mais legal de estudar em casa é que você pode usar métodos alternativos para aprender, ou seja, não precisa ficar engessada nas apostilas e cadernos. Você pode, por exemplo, assistir vídeos relacionados na internet ou ouvir músicas (por exemplo, se você estiver estudando uma língua diferente). Particularmente, eu acho muito importante levar o que aprendemos para a nossa realidade, para o nosso dia a dia, sabe? Praticar mesmo!


Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Eu também já falei sobre como organizar os estudos na faculdade e também sobre cursos que você pode fazer para se atualizar ou aprender uma nova profissão.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

O milagre da manhã – Hal Elrod

3 dicas para planejar o seu dia com eficiência

Escreva um comentário

Seu comentário*

4 comentários para “COMO ESTUDAR SOZINHA EM CASA | 3 dicas para planejar os seus estudos!”

  1. 05/04/2018 às 22:22

    Olá Inara, estou pretendendo estudar em casa, e não sabia por onde começar, com seu post já sei por onde começo. Vou estudar na hora que meu filho for para o colégio a tarde. Faz mais post assim para nós.

    Obrigada. ..bjs

    • 06/04/2018 às 13:49

      Que bom que gostou do post, Flavia! Pode deixar que pretendo abordar o assunto mais vezes, sim! 🙂

  2. Sara
    06/04/2018 às 14:23

    Legal, Inara! Foi bom ler esse texto!

    Eu terminei a escola, fui direto pra faculdade, emendei no mestrado – que terminei há duas semanas. Estou tentando conseguir um emprego, mas ao mesmo tempo encaminho uma licenciatura à distância, comecei a estudar pra concurso, dou aula voluntariamente e preciso voltar a estudar inglês. Fora os estudos pessoais… Enfim, são diversos projetos, que hora conversam entre si e hora não. Está sendo um enorme desafio pra mim organizar isso tudo, tentar modos de me disciplinar (porque realmente estudar em casa é uma loucura em relação à distrações). Ontem mesmo travei porque surgiu uma aula extra que eu precisaria dar e estragou todo o meu planejamento. Eu simplesmente fiquei indo de um lado pra outro sem saber o que fazer! Quanto estou estudando pra uma coisa, minha mente fica “olha, você deveria estar estudando pro outro projeto” e assim num ciclo interminável. Um horror. Sigo tentando conseguir formas de me organizar e conseguir focar…

    Continue escrevendo sobre isso!

    • 14/04/2018 às 11:26

      Oi, Sara! Muito obrigada por comentar! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha ajudado você de alguma forma! Parabéns pela conclusão do mestrado! <3 E boa sorte com os seus estudos, viu? Pode deixar que falarei mais sobre o assunto aqui no blog, sim! 🙂