4 sinais de que você precisa fazer uma pausa

Saúde postado por Inara Souza em 18 de abril de 2018

Vivemos em um mundo onde se fala muito sobre produtividade, sobre correr atrás dos nossos sonhos e trabalhar pelo que queremos. Eu mesma sou apaixonada pelos temas produtividade e carreira e estou sempre buscando criar algo de valor significativo para a minha vida, algo que eu possa olhar lá na frente e sentir orgulho por ter conquistado. E sabemos que apenas com trabalho duro somos capazes de alcançar os nossos sonhos e criar para nós mesmas a vida que queremos.

Mas, quer saber? A verdade é que não precisamos ser produtivas o tempo todo. Na verdade, produtividade não tem a ver com trabalhar exaustivamente por semanas – é muito mais sobre criar uma rotina que favoreça o seu bem-estar, para que você possa criar o máximo (e com a maior qualidade possível). Esse é um engano que muitas pessoas cometem: associar produtividade com uma vida de exaustão.

Fazer uma pausa não é apenas necessário – é essencial para criar uma rotina de sucesso. Seu corpo precisa de uma pausa – e, principalmente, sua mente precisa de uma pausa. E, acredite, eles começam a dar sinais para você – sinais de que alguma coisa não está bem. Você já parou para olhar para si mesma hoje?

Aqui estão 4 sinais de que você precisa fazer uma pausa.

Você está constantemente doente

Você está constantemente lidando com uma dor de cabeça que não passa de jeito nenhum. Ou com uma crise de rinite. A verdade é que, se o seu emocional está abalado, seu corpo reflete os sintomas, como um aviso em letras garrafais de que você anda precisando cuidar mais de si mesma.

É hora de fazer uma pausa, descansar e até mudar a sua rotina, para incluir mais horas de sono nos seus dias e talvez até uma mudança de hábitos de alimentação e exercícios.

Você se sente irritada o tempo todo

É claro que todas nós estamos suscetíveis ao mau humor, mas não é normal se sentir irritada o tempo todo. Se está acontecendo com você é porque alguma coisa não está bem. Sentir-se frustrada, irritada e perder a calma com frequência significa que você precisa parar por alguns instantes e avaliar o seu estilo de vida. É bem provável que a sua irritação tenha muito mais a ver com seus próprios sentimentos do que efetivamente com as pessoas que estão em volta de você.

Tire um tempo para analisar o motivo pelo qual você anda tão irritada. É possível que alguns dias de descanso, respirar novos ares, sejam o suficiente para você recuperar a sua energia e paz de espírito.

Você não consegue se concentrar no que precisar fazer

Se sua mente vive constantemente divagando e você não consegue se concentrar no que precisa fazer, é outro sinal de que sua mente precisa de uma pausa. Não insista no trabalho porque sua dificuldade em ser produtiva só vai causar mais frustração em você. Por isso, faça uma pausa, nem que seja de apenas alguns minutos, para dar uma volta e aliviar a mente.

Volto a falar: você não precisa ser produtiva o tempo todo. Está tudo bem fazer uma pausa, perder algum tempo nas redes sociais, ver um episódio da sua série favorita. Você não é uma máquina.

Apesar do cansaço, você não consegue dormir

Outro sinal de que você precisa de uma pausa é quando, apesar do cansaço, você não consegue dormir.

Acho que você vai se identificar com a seguinte situação: deitar a cabeça no travesseiro, pronta para uma bela noite de sono, e ser assombrada por pensamentos ininterruptos, que roubam a sua paz – e o seu sono.

É sinal de que você precisa limpar a sua mente, recuperar o controle sobre as suas emoções.


Está na hora de olhar mais para si mesma, de parar de cobrar tanto de si mesma, deixar de julgar a si mesma tão severamente. Você merece compaixão e cuidado – e eles precisam vir, primeiramente, de você.

Clique aqui para ler mais posts sobre saúde.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

10 hábitos saudáveis para praticar no novo ano

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “4 sinais de que você precisa fazer uma pausa”

  1. Silmara
    18/04/2018 às 13:50

    Olá! Me identifiquei muito com seu post! Estou na fase de fazer pausas e reorganizar a minha rotina. Estou procurando não procrastinar e ir fazendo o que preciso aos poucos, assim fico menos estressada. Eu costumava ser 8 ou 80, e isso estava me fazendo mal. Eu também estou aprendendo a lidar com o que não está no meu controle, não é nada fácil. Meu organismo entrou em pane com muitas coisas para administrar na vida pessoal e no trabalho. Tive que parar para cuidar da saúde e desacelerar, para previnir problemas maiores. Juntando a tudo tem a ansiedade, estou tentando viver o hoje, afinal o tempo está passando muito rápido e eu sentia que não estava aproveitando o meu dia, estou em processo e quero muito melhorar meu estilo de vida. Obrigada por compartilhar! 🙂

  2. Adriana Cristina Ferreira da Silva
    18/04/2018 às 14:42

    Ando muito cansada serviços casa não tenho tempo para mim,fico muito irritada as vezes fico até chata meus filhos meu marido já não tá suportado fica perto de mim o que faço

  3. Thedy
    23/04/2018 às 01:16

    Voce é uma ótima vidente, Nara rsrs
    dos 4 itens tenho 3 deles muito fortes rs.. acho que é hora de fazer uma pausa