Oi, gente! Tudo bem com vocês? No post de hoje vamos falar sobre como organizar as roupinhas do bebê e vou dar algumas dicas para facilitar a vida das mamães no dia a dia!
Arrumar as roupinhas do bebê é uma das etapas mais esperadas pelas mamães, mas é necessário que essa organização facilite a vida na hora das trocas, afinal, os bebês são imprevisíveis e muitas vezes essas trocas precisam ser rápidas!

Como organizar as roupinhas do bebê:
1. PENSE NO ESPAÇO
A organização das roupinhas do bebê precisa começar bem antes do nascimento, normalmente no momento da compra dos móveis. Esse é o momento ideal para planejar como você irá organizar tudo: as roupinhas, sapatinhos, acessórios, brinquedos, livros, entre outros.
No meu caso, optei por um guarda-roupa de quatro portas, a cômoda e uma estante de madeira.
Veja aqui algumas opções bem legais:
O pulo do gato é comprar móveis que poderão ser utilizados por mais tempo e acompanhar o crescimento das crianças.
2. LIMPE E ESVAZIE OS MÓVEIS
Com os móveis escolhidos e antes de começar a organização, esvazie e limpe todos muito bem. Essa limpeza é importante para manter a saúde e higiene do pequeno.

Depois da limpeza, abra todos as portas e gavetas dos móveis, pois isso dará a você uma visão ampla do espaço disponível.
3. COMO ORGANIZAR?
Pronto! Agora é hora de colocar a mão na massa! Mas antes, para facilitar a organização, separe as roupinhas e sapatinhos por tamanho.

Quando eu estava grávida, pesquisei bastante sobre organização e muitas das dicas que li na internet não funcionaram para mim na prática (só descobri depois que o Lucas nasceu… passei um aperto, viu?), por isso desenvolvi meu próprio método de arrumação e vou dividir com vocês.
Primeiro, pendurei todas as roupinhas do Lucas que necessitam ser penduradas: macacões, casacos, roupas que amassavam. Fiz essa separação por tamanho das roupinhas.
Depois fui para as gavetas da cômoda. Separei uma gaveta para cada tipo de roupinha:
- Uma gaveta para bodys (separei por tamanho e estação)
- Uma gaveta para calças
- Uma gaveta para conjuntos de frio
- Uma gaveta para conjuntos de calor
Essa separação ajuda muito na hora de montar os looks do bebê e você já sabe onde encontrar o que procura sempre. Ainda utilizei as gavetas para separar as peças menores: meias, luvas, toalhinhas de boca, entre outras.
Esse tipo de arrumação pode variar de acordo com a quantidade de peças que o enxoval tiver e a estação do ano que o bebê nascer. O Lucas nasceu no outono, por isso priorizei as roupas de frio, deixando-as sempre a vista e em local de fácil acesso.
4. PADRONIZE
Essa padronização é importante tanto para organizar e manter organizado quanto para deixar tudo visivelmente mais agradável.

5. OTIMIZE O ESPAÇO
Pode ser com cestas, organizadores, caixas, potes de sorvete, enfim, o que for mais fácil para você e combinar com seu estilo de decoração e de vida. Você pode usá-los nas prateleiras (para aproveitar ao máximo o espaço) ou nas gavetas.
Veja algumas ideias bem bacanas:


É legal para organizar brinquedos, toalhas, roupas maiores, roupas de cama, enfim, tudo que poderia ficar meio bagunçadinho ou fora do lugar!
Confesso que não sou muito de usar organizadores, mas ando numa vibe de mudanças e com certeza vou incorporá-los à rotina da minha casa.
6. GUARDE O QUE SERÁ USADO MAIS TARDE
Essa dica é bem legal. Você não precisa deixar a mostra as roupas que seu filho vai usar só quando fizer dois anos. O legal é deixar sempre a mão as coisas que ele mais usa no dia a dia e guardar tudo que ainda não serve. Mas atenção: crianças crescem muito rápido e é sempre bom dar uma olhada nas roupas, seja para retirar o já não serve como para acrescentar alguma coisa.
***
Bem, gente, essas foram as minhas dicas de hoje! Espero que tenham sido úteis e que ajudem vocês a organizar as roupinhas de seus pequenos!
E você? Gostou das dicas? Tem algum outro toque para me dar? Conta para mim aqui nos comentários!
Beijos e até a próxima!
Muito útil! valeu pelas dicas!