
Cortina sem costura, feita em casa gastando pouco? Temos!
No vídeo de hoje, vou compartilhar com você passo a passo como fiz a minha nova cortina da sala de estar, gastando pouco, sem costura, de um jeito muito simples e prático!
Vem comigo?
De quantos metros de tecido eu preciso?
O primeiro passo foi medir a minha janela.
Na hora de medir a sua, lembre-se de contar pelo menos mais 10 cm de cada lado e pelo menos mais 20 cm acima da janela, bem como a distância entre a janela e o piso.
No meu caso, eu fiquei com as medidas de 2,70 m de altura e 1,40 m de largura.
Mais um detalhe: lembre-se de duplicar a largura. Você precisará comprar tecido a mais na largura, para que a cortina fique com aquele acabamento com ondinhas. Sendo assim, eu precisei comprar exatamente 2,70 m de altura e 2,80 m de largura de tecido.
Qual tecido comprar?
O tecido que eu comprei foi o Oxford branco.
Cortina sem costura?
Como eu já disse, eu não usei costura na minha cortina. Tudo foi colado.
É importante prestar atenção no tipo de cola que você vai usar. Das que eu testei, a que eu achei melhor, mais resistente, foi essa cola de silicone líquido da marca Luli.
Comprei 2 embalagens da cola e cada uma delas custou cerca de R$4,00.

Veja outras dicas de decoração.
DIY – Cortina sem costura
Mão na massa!
Eu comecei fazendo a barra da cortina. Para isso, dobrei cerca de 1 cm do tecido para dentro e colei usando a cola de silicone líquido.

Essa cola leva um tempo para secar, então, para me ajudar, eu fui colocando alguns prendedores, desses de papelaria, ao longo da barra para segurar enquanto a cola secava.

Nós também vamos precisar de uma entretela.
A função dela basicamente é dar estrutura para inserirmos os ilhós, que vão ser encaixados ao longo do varão. A entretela vai dar estrutura, deixar a cortina com um acabamento mais firme, com ondinhas.
Uma vez que a nossa cortina é toda feita com cola, eu comprei a entretela que é colada no tecido com o auxílio do ferro de passar. Há outros modelos de entretela, que devem ser costurados, mas esse serviu melhor para o que eu queria.
Basta medir a espessura da entretela, levando em conta o diâmetro dos seus ilhós, e então recortar.


Para colar no tecido, lembre-se de posicionar a parte mais brilhante da entretela para baixo, então passe o ferro por toda a extensão até que a entretela fixe no tecido.

Fiz o acabamento então virando a entretela para baixo e colando. A entretela deve ficar no meio do tecido, assim.

O próximo passo foi marcar a posição dos ilhós. Posicionei os ilhós no tecido de 22 cm em 22 cm.

Recortei o tecido e encaixei os ilhós.

O próximo passo foi instalar o varão na parede e encaixar a cortina para que eu pudesse medir e fazer a barra. Achei melhor finalizar a barra já com a cortina na janela, para que eu pudesse medir o comprimento direitinho.

Bastou medir e colar.

E prontinho! Olha só como ficou linda! Eu amei, e você?
***
Mais vídeos sobre a decoração da sala:
0 Comentários