Como organizar uma festa de aniversário para o seu filho

AniversárioFestasMaternidade postado por Josy Souza em 26 de abril de 2016

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 11

Olá, gente bonita! Tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos tratar de um tema que eu particularmente amo demais: festa de aniversário infantil. Tem coisa melhor do que brigadeiro, bolo de aniversário e riso de criança, tudo junto em um só lugar? Com certeza não, né?! (rs)

Combinei com a Inara de escrever esse post depois que passasse a festinha do Lucas, para poder ver o que funcionou na prática e contar tudo para vocês.

A situação não anda fácil para ninguém, não é verdade? Por isso a palavra de ordem por aqui foi economizar. Por isso, resolvi colocar a mão na massa no melhor estilo “faça você mesmo” e fazer eu mesma o que fosse possível e economizar uma grana. E gente, vou falar a verdade: não me arrependo, o resultado ficou incrível! E nem deu tanto trabalho assim! Juro!

Antes de falar da minha festa em si, tenho que dividir duas regras de ouro com vocês:

1. A regra número um não podia ser outra: ANTECENDÊNCIA. Planeje tudo com muita antecedência, pois isso vai te possibilitar pesquisar mais, conseguir melhores preços e ter tranquilidade para curtir a festa sem dor de cabeça!

2. PESQUISE. Sim, muita pesquisa, gente! Na internet existem vários blogs e sites especializados em festas infantis que ajudam muito a ter inspiração, encontrar ideias de projetinhos DIY e itens de decoração.

Com essas regras em mente, vamos falar sobre como eu planejei toda a festinha infantil para comemorar os 2 anos do Lucas.

1. DEFINIR A LISTA DE CONVIDADOS

A primeira coisa que eu fiz foi sentar com o meu marido e definir a lista de convidados. Isso vai te ajudar a decidir todo o rumo da festa, desde a quantidade de bebida e comida até o local da festa. Optamos por fazer uma festinha caseira, só para a família e os amigos mais próximos. Tem um jeito bem legal de decidir quem convidar ou não para a festa do seu filho e assim evitar problemas e constrangimentos, veja:Como organizar uma festa de aniversário para o seu filho 1

2. ESCOLHER A DATA E O HORÁRIO DA FESTA

Com a lista de convidados feita, escolhemos a data da festa. Lembrando que você deve começar a planejar tudo com bastante antecedência. No nosso caso, começamos o planejamento em dezembro e a festa foi realizado em abril. (Não gente, não foi cedo demais, prezamos por aproveitar a festa, por isso pensamos em tudo bem antes!)

3. DEFINIR O LOCAL DA FESTA

Então foi a hora de decidir o local da festa. Nossa festa foi para cerca de 40 pessoas e como nossa casa é bem grande, resolvemos poupar uma graninha e fazer tudo aqui mesmo. Nessa hora, tudo deve ser levado em consideração: o número e faixa etária dos convidados, a duração da festa, as atividades que serão realizadas. Pense bem na hora de fazer essa escolha.

4. ESCOLHER O TEMA DA FESTA

Depois escolhemos o tema da festa infantil. Esse passo pode ser muito divertido ou uma verdadeira dor de cabeça. A escolha do tema é fundamental para que todo o resto flua com naturalidade. Isso vai depender da idade e gosto da criança. Acho essencial que os pais levem em conta o que os filhos gostam na hora de escolher o tema da festa, afinal, a festa vai ser para a criança e ela tem que gostar do resultado final. No nosso caso, optamos por uma festa infantil com o tema O Pequeno Príncipe porque a idade do Lucas permitia e ele ainda não tem uma opinião forte formada e gostou muito do filme do “Pinpe” (é assim que ele se refere ao filme “O Pequeno Príncipe”). Ficamos em dúvida já que ele gosta de muitos personagens. Veja nossas inspirações:

Como organizar uma festa de aniversário para o seu filho 2

(Fontes: 1 | 2 | 3 | 4)

5. O CONVITE

Agora que já sabíamos o tema, o local, a data e o número de convidados, foi hora de colocar a mão na massa e fazer os convites. Procurei modelos na internet e editei no meu computador mesmo, depois foi só levar na gráfica, imprimir, cortar, colocar no envelope e sair à luta para distribuir tudo. Vejam como ficou:

Convite festa infantil menino tema O Pequeno Príncipe

Achei que ficou uma graça, bem do jeito que queríamos.

6. AS LEMBRANCINHAS

O próximo passo foi escolher as lembrancinhas, já que eu optei por fazer o máximo que pudesse em casa mesmo. Confesso para vocês que a internet foi minha maior fonte de inspiração e achei muitas ideias lindas e criativas. Também visitei lojas de artigos para decoração aqui da minha cidade e vi muita coisa fofa. Optei por fazer um combo com tubete de balas personalizado + algodão doce no pote personalizado + cofrinho personalizado.

Para fazer os tubetes e os cofrinhos, comprei as embalagens no atacado (vocês acham ótimos preços em sites especializados em venda de artigos para festa). Procurei etiquetas na internet e editei sozinha, imprimi e colei tudo. Essa parte foi bem tranquila. Já os algodões doces ficaram por conta de uma empresa especializada aqui da minha cidade mesmo. Olhem o resultado:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 2

7. O MENU DA FESTA

O próximo passo foi pensar no menu da festinha. Para decidir isso é bom ter algumas informações em mente: qual horário de realização da festa? Qual a duração? O que a criança gosta de comer? Ela tem algum pedido especial? Na festinha do Lucas, que aconteceu entre 19:00 e 22:00 horas, optamos por um menu que o Lucas super aprovou: servimos salgadinhos de festa (coxinha, empadinha e pastel), cachorro quente, pipoca, pão de queijo e pipoca.

Para os doces, as escolhas foram todas do aniversariante: brigadeiro, cajuzinho, beijinho de coco, bala de goma e bala macia. Ele ainda me pediu para servir amendoim na festa, pode? Ele é apaixonado por “doim”! (rs)

As bebidas servidas foram suco de uva e de laranja, água de coco, água e refrigerantes variados.

Para calcular as quantidades usei a seguinte lógica:

  • 10 docinhos e salgadinhos por adulto e 5 por criança
  • 2 cachorros quentes grandes por adulto e 1 por criança
  • 700 ml de bebidas por adulto e 300 ml por criança

Não sei se foi exagero, mas o fato é que todos saíram da festa satisfeitos e sobrou pouca coisa no final.

A escolha do bolo também deve ser adiantada já que na internet achamos 1 milhão de opções lindas, né? Escolham alguém ou alguma empresa de confiança para evitar dor de cabeça na hora da festa. Veja minhas inspirações favoritas:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 3

(Fontes: 1 | 2)

Por fim, optamos por um modelo simples de dois andares com cores suaves. Quem fez essa obra de arte foi a Liliane, uma doceira de mão cheia aqui da minha cidade mesmo! Estava lindo e delicioso! Eu amei o resultado, vejam:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 4

Também aproveitei para encomendar os bonecos de feltro e biscuit que usei para enfeitar a mesa e o bolo, já que essas peças são artesanais e levam tempo para ficar prontas. No meu caso, optei pelo trabalho de pessoas que eu já conhecia e que já haviam feito outros trabalhos para mim. Mas você encontra facilmente esse tipo de trabalho em sites como o Elo7 (super confiável, recomendo). Vejam como ficaram as nossas encomendas:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 5

8. A DECORAÇÃO DA FESTA INFANTIL

Por fim, nos preocupamos com a decoração, já que fizemos a festa em casa. Decidimos usar peças que tínhamos em casa e que usávamos para decorar o quartinho do Lucas e outras partes da casa para decorar e dar charme para a mesa de doces e ao painel.

Usamos travessas e vasilhas da cozinha para colocar doces e balas, porta retratos como bandejas e jarras de flores aqui de casa mesmo. Para criar ainda mais esse clima de festa, fiz mini pôsteres que usei na mesa do bolo e na mesa de presentes:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 6 Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 7

Para fazer o painel que ficou atrás da mesa do bolo, usamos TNT e ilhós de cortina e fizemos uma cortina para cobrir toda extensão da parede. Ornamentamos com balões azuis e dourados e para dar um charme a mais, fizemos uma coroa em EVA dourado. Olha o resultado:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 8 Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 9 Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 10

Confesso que não foi assim tão fácil, mas também não é coisa de outro mundo e no final gostei bastante do resultado e aconselho quem tem algum tipo de habilidade e tempo disponível a tentar a fazer alguma coisa na festa dos filhos. Deixar eles se envolverem na preparação pode ser uma atividade muito legal!

Vejam mais algumas fotos da festinha e se inspirem:

Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 17Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 13Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 12Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 14Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 15Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 18Festa Infantil Menino Tema O Pequeno Príncipe 16

Ficou simples e bem familiar mesmo, do jeito que havíamos imaginado no começo! E o melhor: o Lucas adorou tudo!

Bem, por hoje foi isso, gente! Espero que tenha ajudado vocês e inspirado de alguma forma! Contem para mim o que acharam nos comentários e se tem alguma dica bem legal para eu usar no ano que vem!

Beijos e até a próxima! 🙂

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Maternidade: O que fazer durante a gravidez?

Como organizar as roupinhas do bebê

Escreva um comentário

Seu comentário*

5 comentários para “Como organizar uma festa de aniversário para o seu filho”

  1. 27/04/2016 às 00:20

    O mapa de convidados é bem interessante. Vou fazer na minha próxima festa.

    • Josi Souza
      28/04/2016 às 01:12

      Que bom que gostou Anderson! Realmente facilita né?!

    • Josi Souza
      28/04/2016 às 01:17

      Lívia! Que bom que gostou! Vou ficar ligadinha e assistir o seu vídeo! Beijos sua linda!

  2. 27/04/2016 às 20:42

    Olá Josiane, que maravilha ler esse post. Gravei um vídeo hoje sobre como organizar uma festa para o meu canal e vejo que bateu certinho com as suas dicas.
    Adorei!
    Beijos
    http://www.ideiasemcasa.com.br

  3. Sueli
    01/05/2016 às 20:17

    Gostei muito,ficou mais prático! Parabéns pelo post!