Ideias para reciclar potes de vidro e latinhas de alimentos

Olá! Mais uma quinta-feira aqui no Casinha Arrumada e esta em especial está muuuito criativa: trouxe para o post de hoje ideias para reciclar potes de vidro e latinhas de alimentos.

O tutorial está bem fácil, com poucos materias que são bem fáceis de encontrar ou de adaptar com o que você tem na sua casa, justamente para você conseguir reproduzir aí no seu lar doce lar.

Os queridinhos de hoje podem ser usados na cozinha, penteadeira, banheiro e de quebra ajudar a nossa querida mãe natureza!

Então, vamos lá e mão na massa!!!

Utilizei uma latinha de extrato de tomate e potes de vidro de azeitona, iogurte e palmito. O primeiro passo foi higienizar todos eles com água: coloquei todos em uma panela grande e deixei ferver com água, depois lavei com água e sabão normalmente.

Latinha de destaque

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 1

Nesta latinha, utilizei tinta spray na cor dourada e foram necessárias duas demãos de tinta para tampar todo o escrito da lata. Deixei secar por umas 3 horas e, em seguida, arrematei com lacinhos de fitinha vermelha que já tinha em casa e meia pérola.

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 2

Caso queria utilizar para guardar canetas, pincéis, lápis ou qualquer outra coisa, já está pronto!

Agora se você deseja um potinho para colocar algodão, cotonete e o que mais desejar, pinte a tampa da lata e uma rolha com a tinta spray dourada também e depois cole a rolha na tampa com cola de silicone.

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 3

Colorido é sempre mais divertido

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 6

Estes potinhos de vidro ganharam vida com tinta para artesanato (uso da marca Acrilex), que vocês acham fácil fácil em papelaria. O segredo é colocar um pouco de tinta dentro do vidro, fechá-lo com a tampa e sacodir o potinho. Isso, minha gente, força no braço e ‘bora fazer essa tinta descer!

Quando a tinta tiver preenchido boa parte do vidro, abra-o novamente e coloque de boca para baixo sobre uma toalha de papel e aí é só deixar o excesso de tinta escorrer (isso serve para que a pintura do vidro fique bem lisinha).

Depois, pinte a tampinha da cor que quiser e arremate com detalhes. No verde eu usei um puxador de gaveta e essa fitinha com o acabamento mais rústico, já no roxo utilizei meia pérola, fitinha de acabamento rústico e essa pedra que reutilizei de um brinco que quebrou e que eu guardei os pedaços… rsrs

Pronto, você já pode utilizá-los no banheiro, quarto ou home office.

Um toque de amor na cozinha

Cozinha é aquele ambiente que une os integrantes da casa, afinal, é ao redor da mesa que sai as conversas mais divertidas, e é claro que ela merece potinhos lindos e personalizados feitos por você.

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 4

Estes potinhos ficam um charme e são muito rápidos de fazer! O bacana aqui é colocar a criatividade em ação!

Usei tinta spray dourada, rolha, fitinha com acabamento rústico e alguns ramos destas flores muito usadas em trabalhos manuais. Todos estes materias (até a rolha, mas é claro que se você gostar de vinho pode reaproveitar a da garrafa) você acha em lojas de materias para artesanato.

Primeiro pinte todas as tampinhas com a tinta spray, cole a fitinha conforme achar bacana com cola de silicone e finalize com as flores ou o que desejar usar. Em um dos vidros, usei um pedaço de canela em pau e ficou muito bonitinho e cheiroso.

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 5

Dica valiosa: quando for usar a tinta spray, siga as instruções, não dê jatos contínuos e entre um jato e outro sempre agite a lata.

Ideias para reciclar potes de vidro e latas de alimentos 7

Bom, acho que é isso! Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários que eu respondo! Espero muito que tenham gostado das dicas de hoje! Não deixem de fazer aí na casa de vocês também! Até semana que vem!

Beijos e bom resto de semana para vocês! 🙂

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Bibiana Perdomo de Freitas
Bibiana Perdomo de Freitas

24 anos, casada, mora no interior de Goiás. Advogada por profissão e Design de Interiores em formação e por opção. Amante da decoração, apaixonada por aventuras, boa música, conhecer novos lugares, beleza e gastronomia. A Bibiana é colaboradora do Casinha Arrumada. Siga nas redes sociais: Facebook - Instagram - YouTube

8 Comentários

    • oláa Livia, que bom que gostou! fico muito feliz!! eu te achei do insta e adorei seu perfil, muitas cores!! hehe também amo tudo colorido!!

      Grande beijo!!

  1. Menina. Que ideias legais hein! Achei fofos esses vidrinhos. Ja quero fazer os meus. To de casa nova, quero dar um “Up” na minha cozinha. Valeu por partilhar essas dicas. Beijos flor……

    • OLá Rose!!! que bom que gostou!! Ai casa nova é uma delicia né, colocar as ideias em pratica!!! já viu o insta @decoraaoporpaixao tb estou de casa nova e posto muitas ideias por lá! vou adorar suas visitas!! bjos!

  2. Olá, adorei suas idéias. Será que você poderia passar certinho qual a tinta que você usa? Tanto a dourada como a que posso pintar os vidros? Muito obrigada.

    • Oi, Teresa! A dourada eu sempre uso tinta em spray! (gosto dos da marca Colorgin) Mas para pintar vidros, e economizar, você pode comprar um pote de primer para vidro (que serve para fixar a tinta) e usar tinta acrílica mesmo, aquelas dos potinhos pequenos! (eu costumo usar Acrilex) 🙂 Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só chamar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.