Decoração de quartos pequenos: otimizando cada espaço

Decoração de quartos pequenos: otimizando cada espaço

por Bianca Alvarenga – equipe Viva Decora

A realidade de muitas pessoas é viver em um apartamento pequeno, não apenas pela questão financeira mas porque cada vez mais os apartamentos têm diminuído de tamanho. Hoje em dia, para caprichar na decoração de quartos pequenos são exigidos criatividade e planejamento.

Encontramos com maior facilidade residências com espaços otimizados e integrados. Um dos cômodos que mais sofrem com essa mudança são os quartos. Por esse motivo é essencial muita atenção na hora de planejar a decoração de quartos pequenos.

unnamed (3)

{Imagem: via}

Veja algumas dicas de decoração para quartos pequenos

Nos quartos pequenos aconselhamos priorizar as cores claras, como o branco, bege ou outros tons pastéis. O uso desses tons fará com que o ambiente fique mais claro e com a impressão de mais espaço. Outra dica que ajuda a aumentar a sensação de espaço é pintar listras em uma parede ou ainda utilizar papel de parede com cores mais claras, deixando o ambiente sofisticado e agradável.

unnamed (4)

{Imagem: via}

Para não perder a sensação de amplitude, utilize o mesmo piso em todos os ambientes. Dessa forma não há a sensação de quebra de ambiente, facilitando a harmonia e a sensação de continuidade.

Os móveis planejados são uma ótima escolha para aproveitar todos os espaços, pois você já monta o seu quarto com base no espaço que possui disponível. Armários e nichos embutidos nas paredes também economizam espaço e auxiliam na organização. Cama ou puffs com baús embutidos são excelentes para economizar espaço e ajudar na limpeza e arrumação do ambiente.

unnamed (2)

{Imagem: via}

Geralmente os móveis com múltiplas funções são recomendados para os espaços pequenos. Numa cama baú, por exemplo, você pode guardar roupas de inverno, cobertas, edredons, roupas de cama ou toalhas. Isso economiza espaço no seu guarda-roupa.

Invista sempre em espelhos, tanto nas paredes quanto nos móveis. Alguns guarda-roupas e criados mudos são revestidos com esse material para ajudar na sensação de amplitude. A dica é que o espelho reflita áreas com menos informações, para não poluir o ambiente visualmente.

unnamed (1)

{Imagem: via}

Caso o seu quarto e a sala sejam unidos, vale a utilização de um sofá cama. Se preferir dividir os espaços, coloque um móvel como uma estante ou uma cortina para separar os espaços. Não esqueça que você deve facilitar a passagem da luz tanto para o quarto quanto para sala. Tente não bloquear as janelas.

unnamed

{Imagens: via}

Com essas dicas, você poderá caprichar na decoração de quartos pequenos aproveitando cada espaço.

Artigo escrito por Bianca Alvarenga, da equipe Viva Decora – Decoração.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Viva Decora
Viva Decora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de decoração, design de interiores e arquitetura em um só lugar. O Viva Decora é colaborador do Casinha Arrumada.

4 Comentários

  1. Acho que a DIca de espelho é uma das melhores, é muito bons espelhos grandões pra dar impressão que o quarto é maior !
    Adoro Posts de Decoração *—*
    Beijos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.