As férias de inverno estão chegando e, nessa época, sempre surge um certo receio por parte dos pais sobre como entreter as crianças em casa. Eu não sou mãe ainda mas tenho uma irmã dez anos mais nova do que eu, de quem eu sempre cuidei durante as férias escolares enquanto os meus pais estavam trabalhando. E com o tempo a gente acaba aprendendo alguns truques para mantê-las ocupadas nesse tempo livre.

A palavra de ordem para entreter as crianças dentro de casa durante as férias é criatividade. Elas se cansam rápido da rotina e querem sempre coisas diferentes para fazer. Entretenha-as com tarefas manuais, jogos, concursos e, vez ou outra, permita que as crianças se reúnam com os amiguinhos e primos para brincar. Dessa forma, nenhum dia será igual ao outro!

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 3

TAREFAS MANUAIS

Junte todo o material artístico que você tem em casa: tintas, pincéis, canetinhas, giz de cera, papel sulfite colorido, papelão, tesoura, régua e cola, por exemplo. A ideia é que cada criança pense em algo diferente para criar e, ao final, podem até mesmo fazer um concurso para eleger a arte mais criativa! Elas vão adorar!

ACAMPAMENTO DENTRO DE CASA

E que tal permitir que elas façam um acampamento dentro de casa? Bastam quatro cadeiras e um lençol grande para a brincadeira começar! Elas podem levar cobertores, almofadas e uma lanterna para dentro e brincarem de contar histórias!

MASSINHA DE MODELAR

Se os seus filhos gostam de usar a imaginação para criar coisas, a massinha de modelar pode ser um ótimo entretenimento! Por aqui essa sempre foi uma brincadeira recorrente, embora eu nunca tenha gostado daquelas massinhas que você compra em papelarias. Então aqui vai a dica: faça a sua própria massinha de modelar e permita que as crianças ajudem no processo. Basta um tanto de farinha de trigo, algumas pitadinhas de sal e água para moldar a massa até ela estar bem firme e desgrudando das mãos. E o melhor: para colorir você pode usar pó de gelatina ou de suco! As crianças vão adorar!

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 2

CINEMA EM CASA

Outra opção simples e barata de entreter as crianças em casa é fazer uma pequena sessão de cinema. Mas envolva-as na preparação: permita que elas ajudem a fazer a pipoca, arrumar os cobertores e almofadas na sala e deixe-as escolherem o filme.

JOGOS DE TABULEIRO E CARTAS

Outra opção divertida são os jogos, do tabuleiro às cartas. Basta ficar atento à faixa etária dos jogos e selecionar aqueles que mais tem a ver com o perfil das crianças. Jogos que estimulam o raciocínio, a memória e onde elas lidam com dinheiro podem até mesmo ajudar no desenvolvimento das crianças!

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 1

CHEF DE COZINHA

Principalmente para as meninas, essa pode ser uma brincadeira muito divertida! Dê a elas um punhado de comidinha de verdade (grãos de arroz, feijão, farinha, pó de café e etc) e permita que elas brinquem de preparar pratos e servi-los em um restaurante (você pode ser o cliente). Elas podem até mesmo juntar folhas de papel sulfite e canetas coloridas e preparar o cardápio.

COMPUTADOR E JOGOS ELETRÔNICOS

É bastante óbvio o modo como essa nova geração nasceu conectada. Proibir o uso do computador não é necessário: estipule horários e conteúdos que podem ser acessados. Os jogos online são uma ótima opção!

REDECORE O QUARTO DAS CRIANÇAS

Outra tarefa que pode deixá-las bastante animadas é redecorar o quarto com a ajuda delas. Peça a opinião delas, troquem os móveis de lugar, escolham novos objetos de decoração juntos nas lojas, façam trabalhos manuais para decorar o quarto novo e etc…! Elas vão adorar!

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 4

QUAL É A MÚSICA?

Outra maneira de entreter as crianças em casa é promovendo pequenos jogos como “qual é a música?”. Aqui você pode separar as crianças em dois grupos, selecionar algumas músicas no computador e colocá-las para tocar. Dado o início, alguém diz “stop”, a música para e alguém de um dos grupos deverá continuar cantando a letra. A cada acerto, o grupo ganha 1 ponto.

CAÇA AO TESOURO

Você também pode organizar uma caça ao tesouro para elas! Basta esconder pela casa alguns objetos (pode até mesmo ser pacotes de biscoito e balas) e depois dar o sinal verde para as crianças procurarem! Ao final, contabilize os achados de cada um.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje! 🙂 Quem aqui já é mãe? Quais brincadeiras costuma fazer para entreter os filhos em casa durante as férias escolares?

 

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.