As férias de inverno estão chegando e, nessa época, sempre surge um certo receio por parte dos pais sobre como entreter as crianças em casa. Eu não sou mãe ainda mas tenho uma irmã dez anos mais nova do que eu, de quem eu sempre cuidei durante as férias escolares enquanto os meus pais estavam trabalhando. E com o tempo a gente acaba aprendendo alguns truques para mantê-las ocupadas nesse tempo livre.

 

A palavra de ordem para entreter as crianças dentro de casa durante as férias é criatividade. Elas se cansam rápido da rotina e querem sempre coisas diferentes para fazer. Entretenha-as com tarefas manuais, jogos, concursos e, vez ou outra, permita que as crianças se reúnam com os amiguinhos e primos para brincar. Dessa forma, nenhum dia será igual ao outro!

 

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 3

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias

 

TAREFAS MANUAIS

 

Junte todo o material artístico que você tem em casa: tintas, pincéis, canetinhas, giz de cera, papel sulfite colorido, papelão, tesoura, régua e cola, por exemplo. A ideia é que cada criança pense em algo diferente para criar e, ao final, podem até mesmo fazer um concurso para eleger a arte mais criativa! Elas vão adorar!

 

ACAMPAMENTO DENTRO DE CASA

 

E que tal permitir que elas façam um acampamento dentro de casa? Bastam quatro cadeiras e um lençol grande para a brincadeira começar! Elas podem levar cobertores, almofadas e uma lanterna para dentro e brincarem de contar histórias!

 

MASSINHA DE MODELAR

 

Se os seus filhos gostam de usar a imaginação para criar coisas, a massinha de modelar pode ser um ótimo entretenimento! Por aqui essa sempre foi uma brincadeira recorrente, embora eu nunca tenha gostado daquelas massinhas que você compra em papelarias. Então aqui vai a dica: faça a sua própria massinha de modelar e permita que as crianças ajudem no processo. Basta um tanto de farinha de trigo, algumas pitadinhas de sal e água para moldar a massa até ela estar bem firme e desgrudando das mãos. E o melhor: para colorir você pode usar pó de gelatina ou de suco! As crianças vão adorar!

 

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 2

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias

 

CINEMA EM CASA

 

Outra opção simples e barata de entreter as crianças em casa é fazer uma pequena sessão de cinema. Mas envolva-as na preparação: permita que elas ajudem a fazer a pipoca, arrumar os cobertores e almofadas na sala e deixe-as escolherem o filme.

 

JOGOS DE TABULEIRO E CARTAS

 

Outra opção divertida são os jogos, do tabuleiro às cartas. Basta ficar atento à faixa etária dos jogos e selecionar aqueles que mais tem a ver com o perfil das crianças. Jogos que estimulam o raciocínio, a memória e onde elas lidam com dinheiro podem até mesmo ajudar no desenvolvimento das crianças!

 

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 1

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias

 

CHEF DE COZINHA

 

Principalmente para as meninas, essa pode ser uma brincadeira muito divertida! Dê a elas um punhado de comidinha de verdade (grãos de arroz, feijão, farinha, pó de café e etc) e permita que elas brinquem de preparar pratos e servi-los em um restaurante (você pode ser o cliente). Elas podem até mesmo juntar folhas de papel sulfite e canetas coloridas e preparar o cardápio.

 

COMPUTADOR E JOGOS ELETRÔNICOS

 

É bastante óbvio o modo como essa nova geração nasceu conectada. Proibir o uso do computador não é necessário: estipule horários e conteúdos que podem ser acessados. Os jogos online são uma ótima opção!

 

REDECORE O QUARTO DAS CRIANÇAS

 

Outra tarefa que pode deixá-las bastante animadas é redecorar o quarto com a ajuda delas. Peça a opinião delas, troquem os móveis de lugar, escolham novos objetos de decoração juntos nas lojas, façam trabalhos manuais para decorar o quarto novo e etc…! Elas vão adorar!

 

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias 4

10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias

 

QUAL É A MÚSICA?

 

Outra maneira de entreter as crianças em casa é promovendo pequenos jogos como “qual é a música?”. Aqui você pode separar as crianças em dois grupos, selecionar algumas músicas no computador e colocá-las para tocar. Dado o início, alguém diz “stop”, a música para e alguém de um dos grupos deverá continuar cantando a letra. A cada acerto, o grupo ganha 1 ponto.

 

CAÇA AO TESOURO

 

Você também pode organizar uma caça ao tesouro para elas! Basta esconder pela casa alguns objetos (pode até mesmo ser pacotes de biscoito e balas) e depois dar o sinal verde para as crianças procurarem! Ao final, contabilize os achados de cada um.

 

separator de texto

 

Espero que tenham gostado das dicas de hoje! 🙂 Quem aqui já é mãe? Quais brincadeiras costuma fazer para entreter os filhos em casa durante as férias escolares?

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 blogs sobre casa e decoração que você precisa conhecer também

Vai pra cozinha? Canal Receitas de Minuto

Escreva um comentário

Seu comentário*

2 comentários para “10 dicas para entreter as crianças em casa nas férias”

  1. 22/06/2015 às 18:43

    Acho que nessas férias minhas primas não vai passar aqui, mas a gente sempre jogar quebra cabeça ou banco imobiliário esse jogos interativos. Cinema em casa é muito legal também!
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

    • Inara Souza
      22/06/2015 às 19:36

      Eu também adoro, Fran! 🙂