Mais um vídeo da reforma do quarto novo para vocês. Dessa vez, resolvi reformar a minha cadeira de escritório. É um modelo bem antigo e o tecido já estava bem velho e desgastado, com manchas e rasgos, então eu decidi que era hora de dar uma carinha nova para ela.

Usando tecido e um grampeador de tapeceiro, troquei todo o estofado da cadeira e o resultado ficou incrível! Gravei o passo a passo para vocês para, quem sabe, inspirar alguém aí do outro lado a colocar a mão na massa e reformar uma cadeira velhinha de escritório que tenha em casa também!

Como reformar uma cadeira de escritório

Como reformar uma cadeira de escritório

Então esse é o antes da cadeira. Ela tinha um tecido azul escuro, que já estava bem velhinho, manchado e rasgado. Com certeza estava na hora de renovar o estofado, e foi isso que eu fiz!

Como reformar uma cadeira de escritório

Comecei removendo o encosto e o assento da cadeira. Precisei de uma chave de fenda para remover os parafusos, mas foi muito simples!

Em seguida, foi hora de remover o tecido do assento. Comecei removendo a borracha ao redor do assento e depois os grampinhos na parte de baixo, que prendiam o tecido na madeira. Essa parte deu um pouquinho de trabalho, sim, porque precisei remover grampo por grampo, usando a chave de fenda e também um alicate. Haviam muito grampinhos espalhados pela madeira, então foi preciso tempo e paciência para remover um por um.

Fiz a mesma coisa com o encosto da cadeira depois. A única diferença é que eu não removi o plástico preto na parte de trás do encosto. Decidi cortar o tecido rente ao plástico, para não ter um trabalho ainda maior.

Também precisei remover todos os grampos de dentro da borracha que faz o acabamento ao redor do assento e do encosto da cadeira. Mais uma vez, fiz isso com a ajuda da chave de fenda e do alicate.

Todos os grampinhos removidos, eu decidi aproveitar o tecido antigo da cadeira como molde para cortar o tecido novo que escolhi. Como optei por um tecido branco, comprei também um plástico para colocar por cima do tecido, para garantir que o estofado não sujasse facilmente.

Cortei ambos os tecidos: do assento e também do encosto.

Depois foi preciso grampear o tecido novo no lugar, bem como o plástico de proteção. Para isso, usei um grampeador de tapeceiro.

Gosto de grampear primeiro as extremidades, esticando bem o tecido, e depois vou grampeando ao redor do assento. Grampeei todo o tecido primeiro e depois o plástico de proteção por cima.

Recolocar a borracha foi bem chatinho também, mas deu tudo certo! Fui abrindo a borracha e grampeando por dentro, ao redor de todo o assento.

E aí foi só repetir o processo no encosto também! No encosto, cortei o tecido um pouquinho maior, grampeei ele todo e depois fiz o acabamento bem rente ao plástico preto, usando a tesoura.

Assento e encosto renovados, foi hora de remontar a cadeira.

Como reformar uma cadeira de escritório
Como reformar uma cadeira de escritório
Como reformar uma cadeira de escritório

E prontinho, cadeira novinha em folha! Eu amei o resultado! Queria a cadeira assim, branquinha, para combinar com a mesa do escritório! O espaço ficou até mais claro e aconhegante!

Como reformar uma cadeira de escritório

Nem parece a mesma cadeira, né? O que vocês acharam?

Veja também como reformei a sala de jantar.

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Parabéns, essa é uma arte que faço desde 1993, trabalhando com reforma de cadeira de escritório.
    hoje percebo que as pessoas tem muita dificuldade de aprender a arte de reformar, tento ensinar a alguns funcionários para dá continuidade nessa arte, mas sempre tem esse tipo de obstáculo no aprendizado deles.
    Não consegui desenvolver.