Manter a casa sempre limpa e arrumada sem esforço seria maravilhoso, né? Casa limpinha em um passe de mágica! A realidade, infelizmente, é bem diferente, mas isso não significa que você precisa gastar horas do seu dia todos os dias para manter a casa organizada e perfumada.

Já compartilhei com vocês algumas dicas de como manter a casa (toda) sempre limpa e arrumada, mas as dicas de hoje são especificamente para a cozinha que, nós sabemos, é uma das partes da casa mais difíceis de limpar e de manter limpa e arrumada por mais tempo!

No entanto, alguns truques simples podem ajudar você a perder menos tempo na limpeza, para que você possa fazer mais daquilo que realmente gosta, tarefas que envolvam o seu bem-estar e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

cozinha sempre limpa e arrumada

Pia sempre limpinha

Louça suja sobre a pia é a primeira coisa que evidencia uma cozinha desorganizada, então, a regra de ouro é: sujou, lavou! Aqui em casa, eu costumo lavar a louça enquanto cozinho, o que acaba agilizando muito o processo para mim! Outra regra importante por aqui é sempre dormir com a pia limpinha, pois a sensação de acordar e saber que não há nenhum trabalho para fazer na cozinha é simplesmente maravilhosa!

Veja alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça.

Higienize a esponja de lavar louça

Outra tarefa muito importante quando falamos da limpeza da cozinha é a higienização da esponja de lavar louça. A esponja que você usa para lavar a louça precisa ser higienizada diariamente, pois acumula fungos e bactérias prejudiciais à saúde. A higienização é bem simples: basta lavar a esponja muito bem após o uso e então deixá-la submersa em um recipiente com água fervente por 10 minutos. Além disso, lembre-se de trocar a esponja da cozinha uma vez a cada 15 dias.

Veja 10 erros que você comete na hora da faxina.

A limpeza da garrafa de café

Lembre-se de higienizar a garrafa de café também. O bicarbonato de sódio também pode ajudar você a eliminar manchas de café e fazer a limpeza da garrafa térmica. Para isso, adicione 2 colheres de bicarbonato de sódio na garrafa, complete com água quente, feche a garrafa e deixe agir por pelo menos 1 hora. Depois disso, é só enxaguar e a garrafa estará limpinha! Repita esse processo sempre que acho necessário!

Geladeira sempre limpa e organizada

O ideal é limpar a geladeira completamente de 15 em 15 dias. Use uma esponja macia e uma misturinha de água, detergente e vinagre fazer a limpeza. A organização também é muito importante, para evitar alimentos estragados dentro da geladeira. Veja como organizar a geladeira.

Lixeira sem cheiro ruim

Não se esqueça de retirar o lixo diariamente. Lave a lixeira normalmente e, quando achar necessário, use uma pasta de bicarbonato e água morna para remover o cheiro ruim de dentro da lixeira. É só adicionar 2 colheres de bicarbonato de sódio e 1 colher de água morna em um recipiente, misturar até formar uma pastinha e depois passar essa pasta de bicarbonato no interior da lixeira.

Chão sempre limpinho

Passe um pano úmido embebido em solução de limpeza direta e use para fazer uma limpeza rápida no chão da cozinha. A facilidade dos produtos de uso direto é a de conseguir realizar a limpeza muito rapidamente, sem precisar de água ou balde. Já falei sobre esse tipo de produto lá no canal.

Panos de prato sempre limpos

Troque o pano de prato a cada 2 dias, no máximo, e coloque imediatamente para lavar. Se forem branquinhos, você pode deixar de molho em uma mistura de água, água sanitária e sabão em pó. Deixe de molho por algumas horas e depois lave e enxágue normalmente.


Eu sei que, olhando para essa lista de tarefas, parece simplesmente complicada ou trabalhosa demais a limpeza da cozinha. Mas a verdade é: a limpeza só se torna complicada ou trabalhosa quando você deixa para depois. Quando a  sujeira acumula, é inevitável gastar horas do seu dia limpando. Então, a minha dica é: faça um pouquinho todos os dias. Manter a casa limpa e arrumada no dia a dia é muito mais simples do que remover crostas de sujeira.

Quer aprender a fazer um pouquinho todos os dias? A Ylka é criadora de um treinamento incrível, que eu fiz e gostei bastante, voltado para rotinas domésticas. Se você quiser conhecer a Ylka e o trabalho dela mais de pertinho, e talvez até fazer o curso também, é só clicar aqui.

Leia mais sobre limpeza da casa.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

DIY – 3 ideias simples para deixar a casa cheirosa o dia todo

Estratégias de limpeza: o que limpar diariamente

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “Como manter a cozinha sempre limpa e arrumada”

  1. Áurea Amaral
    09/07/2018 às 16:03

    Oi Inara, eu estou tentando manter uma rotina diária de limpeza e organização aqui em casa e suas dicas estão me ajudando bastante. Obrigada! Bjs

    • 09/07/2018 às 16:05

      Fico muito feliz que esteja gostando dos posts, Áurea! Um beijo! 🙂

  2. 10/07/2018 às 14:09

    Inara
    Amei a dica do bicarbonato na cafeteira! Vou colocá-la em prática, já!!

    Beijokas,
    DMulheresInstagramFanpage