Eu tenho certeza que você, assim como eu, já cometeu algum erro na limpeza da sua casa. E o resultado pode ser desesperador, como uma mancha impossível de remover, seja do tecido do sofá ou da superfície de algum móvel.

Acho que as duas principais dicas quando falamos em limpeza da casa são: ler atentamente o rótulo dos produtos antes de utilizá-los na limpeza e não deixar “para depois”, principalmente quando aquele líquido derramado pode se tornar uma mancha difícil depois. No vídeo de hoje, separei 10 erros que você comete na hora da faxina e que talvez nunca tenha se dado conta!

1. Usar palha de aço para limpar superfícies metálicas

A palha de aço pode ser uma excelente aliada na limpeza da casa, mas não devemos usá-la para limpar utensílios de aço inox e ferro, pois pode acabar arranhando as superfícies.

2. Limpar o piso com sabão em pó

O uso do sabão em pó na lavagem dos pisos pode acabar ocasionando corrosão no revestimento, principalmente quando usado com frequência. O sabão em pó tem fórmula alcalina que danifica o esmalte do revestimento e pode ocasionar manchas. O melhor é usar produtos específicos para a limpeza do seu tipo de piso, seja ele cerâmico, porcelanato, mármore, granito ou madeira.

3. Usar muito sabão e amaciante para lavar roupa de banho

Usar muito amaciante na lavagem da roupa de banho não faz as peças ficarem mais macias. Ao contrário, o excesso de sabão e amaciante pode acabar endurecendo as peças com o tempo, pois diminui a capacidade de absorção dos tecidos. A dica aqui é substituir o amaciante pelo vinagre de álcool.

4. Misturar roupas brancas e coloridas na lavagem

Todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida. Ao misturar ambos os tipos de roupa durante a lavagem, as roupas brancas podem acabar manchadas, principalmente quando as roupas coloridas são muito escuras ou foram adquiridas recentemente. Então, o ideal é separar as roupas por cor durante a lavagem das peças.

5. Não higienizar a esponja que usa para lavar a louça

A esponja que você usar para lavar a louça precisa ser higienizada diariamente, pois acumula fungos e bactérias prejudiciais à saúde. A higienização é bem simples: basta lavar a esponja muito bem após o uso e então deixá-la submersa em um recipiente com água fervente por 10 minutos. Além disso, lembre-se de trocar a esponja da cozinha uma vez a cada 15 dias.

6. Usar muita água na limpeza

Não precisa exagerar na quantidade de água, pois a limpeza não será mais eficaz por causa disso. O único resultado verdadeiro será o aumento no valor da sua conta de água e os prejuízos causados ao planeta. Troque a mangueira pelo balde e use apenas a quantidade essencialmente necessária para fazer a limpeza.

Leia também: Como organizar a sua rotina de limpeza semanal

7. Não usar luvas para proteger as mãos

Outro erro comum é esquecer de proteger as mãos durante a limpeza. Produtos de limpeza podem conter substâncias que causam ressecamento da pele e até alergia, por isso, sempre use luvas durante a limpeza.

8. Borrifar produto de limpeza diretamente na superfície a ser limpa

Esse erro pode acarretar manchas nos móveis. Nunca aplique produtos de limpeza diretamente sobre as superfícies a serem limpas. O ideal é aplicar o produto no pano e só depois esfregá-lo sobre o móvel que precisa ser limpo.

Leia também: Como manter a casa limpa e arrumada todos os dias

9. Não ler o rótulo dos produtos de limpeza

No rótulo do produto estão informações importantes sobre como utilizá-lo corretamente na limpeza, bem como a lista das superfícies que podem ser limpas com aquele determinado tipo de produto. Esse cuidado pode evitar problemas como a utilização incorreta do produto, que acaba manchando e danificando superfícies.

10. Deixar as manchas para depois

Quando algo cai sobre uma superfície e causa alguma mancha, o ideal é tratá-la no mesmo instante, para que não seque e fique ainda mais difícil de limpar. É claro que cada tipo de mancha requer um tratamento diferente e, nesse caso, vale muito a pena ter algum tipo de manual para consultar. Eu tenho amado usar as dicas do livro A dica do dia (compre aqui), porque a autora lista no livro como retirar a maioria das manchas de diferentes tipos de superfícies, como manchas de sangue, suor, mofo e bolor, café, caneta hidrográfica e muito mais!

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas! Me contem: que tipo de erro vocês já cometeram na hora da faxina? 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Faxina no banheiro + Testando produtos de limpeza

8 dicas que facilitam as tarefas domésticas

Escreva um comentário

Seu comentário*

30 comentários para “10 erros que você comete na hora da faxina”

  1. Elaine Cristina Vieira Naves
    22/01/2018 às 20:12

    Amei as dicas! Não sabia que excesso de amaciante endurecia as toalhas! Obrigada pela dica!

    • 23/01/2018 às 19:04

      Fico feliz que tenha gostado das dicas, Elaine! 💜💜💜

  2. Ivanilde
    22/01/2018 às 20:43

    Excelentes dicas. Já cometi alguns dos erros citados, como usar palha de aço nas panelas de inox, usar muito sabão na hora de lavar roupa kkkk. Agora encontrei um medidor para dosar o sabão. Difícil é substituir a palha de aço.

    • 31/01/2018 às 11:23

      Eu também já cometi muitos erros do post, Ivanilde! 🙁

  3. Ivanilde Freitas
    22/01/2018 às 20:44

    Excelentes dicas. Já cometi alguns dos erros citados, como usar palha de aço nas panelas de inox, usar muito sabão na hora de lavar roupa kkkk. Agora encontrei um medidor para dosar o sabão. Difícil é substituir a palha de aço.

  4. Silmara
    22/01/2018 às 23:24

    Olá! Antes eu usava sabão e amaciante a mais nas toalhas de banho, isso me rendeu alergia, eu tinha muita coceira nos braços após o banho, troquei de marca de sabonete várias vezes, e nada de resolver o problema, depois acabei descobrindo a verdadeira causa. Obrigada pelas dicas!!! 🙂

    • 31/01/2018 às 11:23

      A dica é usar um sabão líquido bem cheiroso na lavagem e o vinagre para amaciar! 💛

  5. 23/01/2018 às 01:36

    Nossa Inara…cometo alguns destes erros :(.Borrifar produto direto na superfície,não uso luvas diariamente e limpar o piso com sabão em pó.
    Muitoo Obrigado pelas dicas de ouroo :).Vou fazer correto a partir de agora bjs.

  6. Paula
    23/01/2018 às 08:03

    Já cometi alguns erros no passado…kkkkk Lembro de uma vez que esqueci de separar roupa branca das coloridas e acabou manchando uma blusinha branca que eu adorava..deu uma raiva. Mas também depois dessa, tenho muito cuidado.

    Costumo usar luvas p/ fazer faxina pois tem produtos que tenho alergia, não gosto muito de usar luvas não, mas uso assim mesmo. Saúde é tudo!

  7. CAMILLA SYAL
    23/01/2018 às 10:09

    Oi Inara, que maravilha, amei as dicas, confesso que fazia muitas coisas erradas, rsrs, na próxima faxina vou usar as dicas. Bjusss

  8. Paola Reis
    23/01/2018 às 13:24

    Amei as dicas! Ja cometi alguns erros sim 🙂 ja usei sabao em po para lavar pisos e reparei que ficavam opacos, e foi muito dificil me acostumar com as luvas… adorei a dica para higienizar a esponja de lavar louça!

    • 31/01/2018 às 11:25

      Eu também já cometi o erro do sabão em pó, Paola! 🙁

  9. Carol Galvão
    23/01/2018 às 13:38

    Nossa… eu cometia vários desses… mas duas maniacas por limpeza, minha mãe e minha tia cometem ai que tenho certeza que elas não sabem… já enviei o link pra elas lerem e não fazerem mais… super validas suas dicas como sempre S2

  10. Tânia Regina Marconato Capello
    23/01/2018 às 14:14

    Ótimas dicas! Alguns erros eu cometo, como não usar luvas e borrifar o produto direto na superfície. Aplico o desengordurante direto no fogão de inox, não sabia que não podia. Agora eu sei…rs. Pra lavar o porcelanato uso detergente diluído na água, será que tem problema? Confesso que usar luvas não me atrai muito não, eu acho que atrapalha…rs.

    • 31/01/2018 às 11:27

      Pelo que sei, a dica é mesmo usar o detergente neutro diluído em água, Tânia! 💛

  11. Daniele Pereira
    23/01/2018 às 14:32

    Como sempre, ótimas dicas!!!

  12. 23/01/2018 às 18:21

    UAU! Excelentes dicas! Essa de higienizar a esponja de lavar pratos, eu não sabia :~ Vou começar a fazer! Esse post salva vidas kkk

    Beijos!

  13. 23/01/2018 às 19:20

    Sempre joguei sabão em pó na cozinha para esfregar bem… Não sabia disso 🙁
    Adorei as dicas.

    • 31/01/2018 às 10:28

      Eu também tinha o costume de fazer isso, só que no banheiro! :/

      • 31/01/2018 às 17:32

        Aiii ainda tem o banheiro, tbm faço muito nos banheiros aqui de casa… Já estou pesquisando mais sobre cada um dos pisos pra nao correr o risco de danificar..

  14. Thedy
    25/01/2018 às 22:54

    Nossa, fiquei até com vergonha porque realmente, vários deles eu cometo kkkk especialmente o de aplicar os produtos direto sobre a superfície..
    Uma dúvida sobre o amaciante ser substituído por vinagre: O vinagre serve apenas para deixar macio né? mas adoro o cheirinho do amaciante rs.. como faz? vinagre não deixa com cheiro azedo de vinagre?

    • 31/01/2018 às 10:44

      Não, não deixa cheiro nenhum! 🙂 Minha dica: usa um sabão líquido bem cheiroso! 🙂

  15. Nídia Muniz
    20/02/2018 às 12:42

    Adorei as dicas, já cometi todos esses erros aí! Kkk