Por ser algo tão rotineiro, você pode até achar que já sabe tudo sobre a tarefa. Mas conhecer alguns truques capazes de tornar a tarefa de lavar a louça mais rápida e eficiente não faz mal nenhum. Por isso hoje eu trouxe algumas dicas e truques simples para você aplicar na sua rotina doméstica, que eu tenho certeza que farão a diferença no final.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

ESPONJAS SEMPRE LIMPAS

Comece tomando o cuidado diário de desinfetar as esponjas que você usa para lavar a louça suja.

Sempre que terminar de usar a esponja, elimine qualquer resto de comida que possa ter ficado preso nela, lave-a, torça bem para que a maior parte da água seja eliminada e deixe a esponja secando. Isso é importante para evitar a proliferação de bactérias na esponja de lavar louça, uma vez que elas adoram restos de alimento e umidade. Ou seja, nunca deixe a esponja sobre a pia ou dentro de um recipiente fechado, porque assim ela não seca. O ideal é deixá-la secar sobre o escorredor de louça.

Uma dica legal para desinfetar a esponja de lavar louça e garantir que nenhuma bactéria vá viver nela é mergulhá-la em um recipiente com água fervendo por cerca de 3 minutos todos os dias.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

ELIMINE RESTOS DE COMIDA

Eliminar os restos de comida de dentro dos pratos e panelas é o primeiro passo. Use um garfo ou toalha de papel para remover os restos de alimentos e jogue no lixo. Isso é importante e vai otimizar o seu tempo na cozinha, principalmente impedindo que você precise se preocupar com um ralo entupido.

DEIXE AS PANELAS MUITO SUJAS DE MOLHO

Antes de começar a limpeza da louça, mergulhe as panelas muito sujas em uma bacia com água quente e detergente. Deixe de molho enquanto lava os itens menos sujos, para que a água quente e o detergente consigam agir e ajudem a soltar os resíduos de alimentos e gordura das panelas, facilitando a limpeza delas.

COMECE PELOS COPOS

O ideal é começar o processo de lavar a louça dos itens menos sujos para os mais sujos. Sendo assim, comece organizando a tarefa colocando pratos e talheres dentro da bacia ou cuba e os copos ao redor da pia. Você deve começar a lavagem pelos copos, que são os itens menos sujos, e evoluir gradativamente até as panelas. O processo inverso pode acabar tornando a tarefa mais difícil, engordurando o que antes teria sido fácil de limpar. Uma ordem legal para seguir é essa: copos, xícaras e canecas, seguidos dos talheres, depois pratos, pires e travessas, potes plásticos e, por fim, panelas.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

ECONOMIZE ÁGUA E DETERGENTE

Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça. Outra dica é ensaboar todo um tipo de louça e depois enxáguar tudo de uma vez só. Por exemplo: lave todos os copos e depois enxágue tudo de uma vez. Seu bolso agradece (uma vez que a conta de água fica mais barata) e o meio ambiente também.

Os detergentes são bastante concentrados e para uma limpeza comum você pode muito bem misturar com um pouco de água. Ou seja, ao invés de encher a esponja de detergente, procure reservar um recipiente com água e adicionar dentro dele um pouco de detergente. Vá molhando a esponja dentro dele conforme vai lavando a louça.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

PIA LIMPA

Assim que terminar de lavar a louça, realize imediatamente a limpeza da pia. Procure lavar bem toda a superfície com água e sabão. Em seguida, enxágue e seque com um pano.

Além disso, procure já secar e guardar a louça, para deixar a cozinha limpinha e arrumada.

Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça

NÃO DEIXE PARA DEPOIS

Eu gosto muito de já ir lavando a louça enquanto cozinho. Procuro ir lavando o que não será mais utilizado e assim restam apenas algumas poucas peças para lavar depois do almoço ou jantar.

No entanto, se for impossível lavar o item naquele exato momento, procure enchê-lo com água, para evitar que os restos de comida fiquem secos e grudem no utensílio, dificultando a limpeza depois.

LEIA TAMBÉM: Como lavar as roupas de cama e banho

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que ao menos uma delas tenha sido útil para vocês! Um beijo e até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Truques caseiros para acabar com as formigas dentro de casa

Como limpar o banheiro de forma rápida e eficiente

Escreva um comentário

Seu comentário*

4 comentários para “Alguns truques simples que vão ajudar você na hora de lavar a louça”

  1. sueli
    12/10/2016 às 20:01

    Adorei as dicas! Sempre deixo de molho com água quente e detergente!

  2. 13/10/2016 às 02:30

    Lavar a louça parece tão simples, mas a gente comete tantos erros. Infelizmente aqui em casa eu não tenho espaço para ensaboar e depois enxaguar, a pia é muito pequena e acabo não tendo espaço para fazer, mas é uma dica super boa e que ajuda até a fazer a tarefa ser mais rápida.
    Eu vi no YT que colocar a esponja no micro-ondas por 30 segundos tira as bactérias, agora fiquei em dúvida de qual dos métodos seguir…. O post ficou incrível, parabéns

    Pink is not Rose

    • 13/10/2016 às 11:31

      Oi, Carol! Fico feliz que tenha gostado do post! 🙂

      Sim, pode ser feito no micro-ondas também, mas tem que tomar cuidado: a esponja precisa estar úmida e não pode conter partes metálicas, se não pode dar ruim, derreter e pegar fogo! Por isso nem indiquei essa técnica no post… (hehe)

      Beijos!