Jogo americano ou toalha de mesa? Quando usar cada um!

Mesa PostaReceber em Casa postado por Inara Souza em 19 de fevereiro de 2018

Quando comecei a me interessar por mesa posta, não tinha muita noção de etiqueta à mesa (por exemplo, sobre como arrumar pratos, taças, copos e talheres sobre a mesa). Eu também fazia uma ideia mínima das diferenças entre sousplat, jogo americano e toalha de mesa – ou quando deveria usar um ou outro.

É claro que, aos pouquinhos, tenho procurado aprender mais e mais sobre o tema. E como com quase tudo, quero compartilhar com vocês meus aprendizados sobre o tema. Hoje vamos falar sobre jogo americano e toalha de mesa e sobre quando usar cada um!

Uma das principais dúvidas que surgem na hora de montar uma mesa posta para receber os amigos ou familiares em casa é sobre quando usar a toalha de mesa e quando usar o jogo americano. Na verdade, a escolha é sua, mas a análise do tipo de situação e evento pode ajudar na sua decisão, já que ambos possuem vantagens e desvantagens.

QUANDO USAR A TOALHA DE MESA

De maneira simples, a toalha de mesa é indicada para ocasiões em que você pretende receber um número grande de convidados, o que demandará um espaço maior sobre a mesa para pratos, copos, taças e talheres. Usar o jogo americano nessas ocasiões acaba sendo inviável pois ele ocupa um espaço maior sobre a mesa. Já com a toalha é mais fácil ajeitar e acomodar uma ou duas pessoas a mais na mesa.

Se for um evento formal, você pode usar a toalha e o sousplat por cima dela. O sousplat (ou “prato de baixo”) é um prato maior de 35 cm que irá servir a refeição, protegendo a toalha de mesa de respingos e farelos de comida. Ele deve permanecer na mesa durante a troca de pratos (como quando a entrada é substituída pelo prato principal). O sousplat serve de base para o prato e somente para ele – copos, taças e talheres permanecem sobre a toalha.

QUANDO USAR O JOGO AMERICANO

A grande vantagem do jogo americano é a praticidade que oferece. São mais fáceis de limpar e armazenar e também permitem que se monte ou desmonte a mesa com muita rapidez, por isso são a opção perfeita para o dia a dia, como em um almoço em família ou em uma mesa ao ar livre.

Mas isso não quer dizer que você não pode utilizá-los em uma ocasião mais formal. A dica aqui é optar por um jogo americano feito com tecido nobre para valorizar a ocasião que pede uma maior sofisticação à mesa.

O jogo americano também é a opção perfeita se a sua ideia é valorizar a mesa. Como eles não cobrem toda a superfície, evidenciam o móvel.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Para ler mais sobre receber em casa e mesa posta, é só clicar aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

5 drinks sem álcool para receber em casa

Aperitivos fáceis e rápidos de fazer para receber em casa

Escreva um comentário

Seu comentário*

8 comentários para “Jogo americano ou toalha de mesa? Quando usar cada um!”

  1. Tânia Regina Marconato Capello
    19/02/2018 às 14:49

    Oi Inara. Tudo bem? Muito bom o post. Eu costumo usar mais a toalha de mesa, acho mais prático…rs…mas acho lindo o jogo americano. E o sorteio do blog, quando vai ser? bjs

    • 12/03/2018 às 11:38

      Tem tantos modelos lindos, né? Também amo! 🙂

      Tânia, o sorteio já foi realizado! No comecinho de fevereiro, lá no meu Instagram! (@casinhaarrumada)

      Quem ganhou foi o Thedy! 🙂

  2. Paula
    20/02/2018 às 09:39

    Na minha casa temos o hábito de usar o jogo americano, eu adoro. E realmente é muito prático.
    Temos alguns mais simples e outros mais “elegantes” para ocasiões especiais.rsrsrs
    Faz toda uma diferença, gosto bastante.

  3. 21/02/2018 às 03:38

    Estou amando suas postagens! Parabéns 😍

    • 12/03/2018 às 11:36

      Que bom que está gostando dos posts, Thais! Fico muito feliz! 🙂

      Um beijo!

  4. Silmara
    21/02/2018 às 21:15

    Eu uso mais toalhas para receber visitas, para aproveitar o espaço da mesa, mas acho uma graça os jogos americanos, dá um charme na decoração. Inara só consigo comentar aqui no seu cantinho depois que alguém comenta, pois quando ainda não comentaram não abre o espaço para digitar. Isso aconteceu em várias postagens. Testei no not para ver se o problema acontecia só no celular, mas também não abre. Você sabe o motivo? Bjs

    • 12/03/2018 às 11:35

      Puxa, que estranho! Não faço nem ideia! 🙁 Vou tentar entender o que está acontecendo, pode deixar!