Dicas de etiqueta à mesa

Receber em Casa postado por Inara Souza em 13 de abril de 2017

Se você foi convidada para um almoço ou jantar mais formal, um casamento, formatura ou reunião profissional, deve conhecer as regras de etiqueta à mesa para saber como se comportar e causar uma boa impressão. Pensando nisso, trouxe para vocês algumas regras gerais e dicas de etiqueta à mesa. São dicas simples, as principais dúvidas que a maioria de nós tem em relação ao tema, desde como usar os talheres e taças dispostos na mesa até como se comportar durante o almoço ou jantar.

MESA AMERICANA X MESA EUROPEIA

Há duas formas de manusear os talheres durante as refeições: o modo americano e o modo europeu.

O estilo americano é o mais comum. Aqui, usa-se o garfo na mão direita e a faca descansa na parte superior do prato, com as cerdas voltadas para dentro. Quando é necessário cortar um alimento, transfere-se o garfo para a mão esquerda e usa-se a faca com a mão direita. Assim que terminar de cortar o alimento, a faca volta para a sua posição de descanso dentro do prato e o garfo volta para a mão direita. No modo americano, não usamos a faca como auxílio para levar a comida até o garfo.

Já no estilo europeu, o garfo está sempre na mão esquerda e a faca na mão direita. Aqui também é permitido usar a faca como auxílio para levar a comida até o garfo.

DISPOSIÇÃO DOS PRATOS, COPOS E TALHERES À MESA

Veja abaixo uma maneira comum de disposição dos pratos, copos e talheres à mesa. Os talheres são dispostos em sequência, sendo que vamos começar a refeição usando os talheres mais afastados do prato. O guardanapo pode estar a esquerda do prato ou no centro dele. A taça de água estará a esquerda da taça de vinho tinto e a taça de vinho branco à sua direita. A taça de champagne deverá ser posicionada atrás da taça de vinho tinto.

Veja também: Tipos de taças e copos ideais para cada bebida

REGRAS GERAIS DE ETIQUETA À MESA

1. O guardanapo estará sempre na esquerda do prato ou no centro dele. Coloque o guardanapo no colo assim que sentar-se à mesa.

2. Aquela dica de começar a usar os talheres de fora para dentro é realmente válida. Sendo assim, comece a refeição pelos talheres mais afastados do prato.

3. Depois de terem sido usados pela primeira vez, os talheres não devem retornar à mesa. Apoio-os sobre o prato quando for necessário.

4. As taças estarão sempre a direita do prato. A taça maior será sempre a de água. Pode ser que haja também uma taça de champagne, que é a mais alta e fina.

5. Ao terminar a sua refeição, posicione os talheres na diagonal sobre o prato, lado a lado. Dessa forma, o garçom saberá que pode retirar o seu prato da mesa.

***

Viu só? São dicas simples e muito fáceis de memorizar! De resto, fica a boa edução que todo mundo deveria conhecer: não falar com a boca cheia, mastigar de boca fechada, falar baixo, não gesticular com os talheres nas mãos e agradecer ao anfitrião pela refeição.

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Um beijo e até a próxima! 🙂

Leia mais sobre receber em casa.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

DIY – Decoração de Mesa + Bazar do Elo7 no Shopping Lar Center

DIY – Ideias de marcadores de lugar para mesa posta

Escreva um comentário

Seu comentário*

3 comentários para “Dicas de etiqueta à mesa”

  1. Marinela Josefe
    04/07/2018 às 09:31

    Tudo lindo

  2. 16/08/2018 às 17:41

    Exatamente o que eu estava procurando, obrigada!