Dicas para escolher a melhor toalha de banho

DicasEnxoval postado por Inara Souza em 14 de fevereiro de 2018

Eu tenho certeza que você já passou pela experiência de comprar uma toalha de banho que parecia macia e gostosa e, ao chegar em casa, descobriu que era áspera e nem um pouco absorvente. Acontece que existem diferentes tipos de toalhas de banho disponíveis no mercado e escolher a melhor pode não ser exatamente uma tarefa fácil. Pensando nisso, separei aqui algumas dicas que podem ajudar você na hora de escolher a melhor toalha de banho.

O TECIDO

Na hora de escolher a toalha de banho, comece verificando a etiqueta. Quanto maior a porcentagem de algodão, mais macia ela é. Se você quer uma toalha bem macia, felpuda e absorvente, o ideal são as toalhas 100% algodão ou de algodão egípcio. As fibras desse tipo de toalha são longas e duráveis.

Os tecidos que misturam fibras de algodão e poliéster ou outro tipo de tecido sintético são menos macios e possuem menor capacidade de absorção.

Também é muito importante verificar a gramatura do tecido. Quanto maior a gramatura de um tecido, mais macio ele será ao toque. Toalhas com gramatura 360 g/m² já são bem macias, mas as melhores são as com gramatura superior a 500 g/m².

O TAMANHO

O tamanho da toalha também é muito importante. Os tamanhos mais comuns são 70 x 135 cm e 90 x 150 cm. As toalhas infantis possuem tamanhos diferentes, para que a criança não fique arrastando a toalha pelo chão.

A QUANTIDADE E A COR

A quantidade ideal é de 3 toalhas de banho de boa qualidade por pessoa. Essa quantidade é suficiente para que as toalhas possam ser trocadas pelo menos 1 vez por semana.

Quanto a cor da toalha, prefira as mais claras. Os tecidos mais escuros podem desbotar com facilidade, sem falar que a maior quantidade de corante acaba comprometendo um pouco a maciez do tecido também. Ou seja, as toalhas mais claras são mais macias.

COMO LAVAR E SECAR

Separe a a roupa de banho a ser lavada por tonalidade e intensidade das cores das peças. Esse cuidado evita manchas e mantêm as cores vivas por mais tempo.

Não exagere na quantidade de amaciante, pois ele forma uma película sobre o tecido que diminui a capacidade de absorção de água.

Enxágue as toalhas com uma mistura de água e vinagre de cozinha branco. O vinagre ajuda a amaciar as fibras de algodão e é um excelente antibacteriano.

Seque as toalhas à sombra e em local arejado.

Não é necessário passar a toalha de banho.

Veja também como escolher um bom jogo de cama.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler:

Como acompanhar o blog de pertinho?

Qual o melhor tipo de panela para cozinhar?

Escreva um comentário

Seu comentário*

7 comentários para “Dicas para escolher a melhor toalha de banho”

  1. Thedy
    15/02/2018 às 00:50

    Nossa, nunca parei para pensar sobre a gramatura do tecido sabia?
    Ganhei uma de uma amiga (claro que cavalo dado não se olha os dentes) que não seca nada; parece que espalha água apenas, apesar de ser muito bonita.
    Não vi a etiqueta agora, mas imagino que seja bastante sintética e de pouca gramatura.

    De qualquer modo, obrigado pelas dicas!

    • 15/02/2018 às 18:34

      Sim, é bem provável! Eu já comprei algumas bem ruins também, que pareciam macias mas que, depois de lavar algumas vezes, não absorviam água nenhum! 🙁

  2. Sara
    15/02/2018 às 11:28

    Olá!
    Qual a proporção de vinagre branco que você usa para o enxágue?

  3. Carol Galvão
    15/02/2018 às 14:06

    Meu maior problema com as toalha boas são a quantidade de pelo que elas soltam no inicio do uso… mas as que não soltam geralmente não gosto..srsrrs… vou testar a dica do vinagre

    • 15/02/2018 às 18:32

      O vinagre é ótimo, Carol! Depois que descobri não uso mais amaciante! 🙂

  4. Silmara
    16/02/2018 às 15:47

    Aqui em casa temos um cuidado especial com as toalhas, como é bom ter toalhas cheirosas e macias a disposição! No meu noivado ganhei várias, tanto de banho como de rosto, felizmente todas de boa qualidade, não vou precisar comprar tão cedo. Se surgir a necessidade de comprar para presentear agora sei sobre a gramatura. Obrigada! 🙂