Dicas para escolher a melhor toalha de banho

Eu tenho certeza que você já passou pela experiência de comprar uma toalha de banho que parecia macia e gostosa e, ao chegar em casa, descobriu que era áspera e nem um pouco absorvente. Acontece que existem diferentes tipos de toalhas de banho disponíveis no mercado e escolher a melhor pode não ser exatamente uma tarefa fácil. Pensando nisso, separei aqui algumas dicas que podem ajudar você na hora de escolher a melhor toalha de banho.

O TECIDO

Na hora de escolher a toalha de banho, comece verificando a etiqueta. Quanto maior a porcentagem de algodão, mais macia ela é. Se você quer uma toalha bem macia, felpuda e absorvente, o ideal são as toalhas 100% algodão ou de algodão egípcio. As fibras desse tipo de toalha são longas e duráveis.

Os tecidos que misturam fibras de algodão e poliéster ou outro tipo de tecido sintético são menos macios e possuem menor capacidade de absorção.

Também é muito importante verificar a gramatura do tecido. Quanto maior a gramatura de um tecido, mais macio ele será ao toque. Toalhas com gramatura 360 g/m² já são bem macias, mas as melhores são as com gramatura superior a 500 g/m².

O TAMANHO

O tamanho da toalha também é muito importante. Os tamanhos mais comuns são 70 x 135 cm e 90 x 150 cm. As toalhas infantis possuem tamanhos diferentes, para que a criança não fique arrastando a toalha pelo chão.

A QUANTIDADE E A COR

A quantidade ideal é de 3 toalhas de banho de boa qualidade por pessoa. Essa quantidade é suficiente para que as toalhas possam ser trocadas pelo menos 1 vez por semana.

Quanto a cor da toalha, prefira as mais claras. Os tecidos mais escuros podem desbotar com facilidade, sem falar que a maior quantidade de corante acaba comprometendo um pouco a maciez do tecido também. Ou seja, as toalhas mais claras são mais macias.

COMO LAVAR E SECAR

Separe a a roupa de banho a ser lavada por tonalidade e intensidade das cores das peças. Esse cuidado evita manchas e mantêm as cores vivas por mais tempo.

Não exagere na quantidade de amaciante, pois ele forma uma película sobre o tecido que diminui a capacidade de absorção de água.

Enxágue as toalhas com uma mistura de água e vinagre de cozinha branco. O vinagre ajuda a amaciar as fibras de algodão e é um excelente antibacteriano.

Seque as toalhas à sombra e em local arejado.

Não é necessário passar a toalha de banho.

Veja também como escolher um bom jogo de cama.

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

  1. Nossa, nunca parei para pensar sobre a gramatura do tecido sabia?
    Ganhei uma de uma amiga (claro que cavalo dado não se olha os dentes) que não seca nada; parece que espalha água apenas, apesar de ser muito bonita.
    Não vi a etiqueta agora, mas imagino que seja bastante sintética e de pouca gramatura.

    De qualquer modo, obrigado pelas dicas!

    • Sim, é bem provável! Eu já comprei algumas bem ruins também, que pareciam macias mas que, depois de lavar algumas vezes, não absorviam água nenhum! 🙁

  2. Meu maior problema com as toalha boas são a quantidade de pelo que elas soltam no inicio do uso… mas as que não soltam geralmente não gosto..srsrrs… vou testar a dica do vinagre

  3. Aqui em casa temos um cuidado especial com as toalhas, como é bom ter toalhas cheirosas e macias a disposição! No meu noivado ganhei várias, tanto de banho como de rosto, felizmente todas de boa qualidade, não vou precisar comprar tão cedo. Se surgir a necessidade de comprar para presentear agora sei sobre a gramatura. Obrigada! 🙂


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.