Escolher um bom jogo de cama não precisa ser uma tarefa difícil. Se você já teve dúvidas na hora da compra, principalmente em relação ao tamanho do jogo de cama, a quantidade de fios ou o tipo de tecido, o post de hoje vai ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas.

Tipo de Tecido

O tipo de tecido pode variar bastante. O algodão é comumente o material mais utilizado na confecção. Lençóis 100% algodão ainda são os preferidos dos consumidores por apresentarem um ótimo custo-benefício: não são tão caros e proporcionam uma sensação gostosa de maciez e conforto, além de serem antialérgicos.

Para as noites mais quentes, prefira os tecidos de fibras naturais, como os de algodão.

Já nas noites mais frias, prefira os lençóis de flanela, pois aquecem de maneira natural.

Quantidade de fios

A quantidade de fios define a maciez e durabilidade da roupa de cama. Os números podem variar de 150 a 1000 fios ou mais. De maneira geral, quanto mais fios, mais macia e durável é a roupa de cama. No caso, a qualidade também é refletida no preço, ou seja, quanto mais fios, mais cara é a roupa de cama.

Um jogo de cama de 200 fios ou mais já é bastante confortável. Lembrando que, no verão, o ideal é que o jogo de cama tenha 300 fios ou menos, uma vez que, quanto mais fios, mais fechadas são as tramas do tecido, o que impede a passagem do ar, tornando-o mais quente.

Tamanho do Jogo de Cama

Antes de sair às compras, o ideal é que você tenha anotado as medidas da sua cama, para não errar e acabar comprando um jogo de cama muito maior ou muito menor do que as medidas do seu colchão.

As principais medidas são:

Colchão de casal King Size: 1,93 de largura por 2,03 de comprimento

Colchão de casal Queen Size: 1,58 de largura por 1,98 de comprimento

Colchão de casal Padrão: 1,38 de largura por 1,88 de comprimento

Colchão de solteiro Viúva: 1,00 de largura por 2,05 de comprimento

Colchão de solteiro Padrão: 0,88 de largura por 1,88 de comprimento

Caso tenha dúvidas sobre o seu colchão, você pode medi-lo com o auxílio de uma fita métrica.

Cores e Estampas

Isso vai variar muito de acordo com seus gostos pessoais. De maneira geral, uma boa dica é apostar em jogos de cama neutros caso o quarto já apresente muita informação como, por exemplo, um papel de parede com uma estampa bastante vibrante. Caso o espaço seja um pouco mais monocromático, apostar em um jogo de cama com cores mais vivas e estampas bonitas pode fazer a diferença na decoração.

***

Espero que tenham gostado das dicas e que elas tenham sido úteis para vocês! Beijos! ☺

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Oi, Inara! Tudo bom? Estou tendo dificuldades para achar um jogo de cama que sirva bem no meu colchão (espuma D33 – 1,88 x 0,88 x 0,18), todos que encontro são para colchões com 30 centímetros de altura, ficaria sobrando muito tecido. Você sabe de algum lugar que venda lençóis nessas dimensões a um precinho legal?
    Abraços!