Se você também mora em uma casa ou apartamento cuja cozinha é pequena, vai adorar as dicas de organização para cozinhas pequenas que eu separei para vocês, mesmo aquelas que possuem poucos armários ou na qual você não pode fazer grandes intervenções, como no caso de cozinhas de casas e apartamentos alugados.

Um dos maiores desafios de quem tem uma cozinha pequena, é organizar todos os utensílios de cozinha da melhor maneira possível dentro dos armários e prateleiras. E quanto a isso, tenho uma pergunta simples para você: já parou para pensar que você pode ter coisas demais?

Às vezes, o motivo pelo qual a sua cozinha vive bagunçada é que ela está abarrotada de coisas desnecessárias, que você não usa. E se você não usa, é muito comum que essas coisas simplesmente não tenham um espaço certo para ficar.

Veja abaixo 10 dicas de organização para cozinhas pequenas.

1. PENSE EM ARMÁRIOS PLANEJADOS

Fotos: Reprodução | via

A primeira dica é provavelmente a mais óbvia, mas um bom planejamento dos armários da cozinha vai permitir que você otimize o espaço e aproveite-o da melhor maneira possível.

Pensar em móveis planejados, principalmente quando falamos de espaços pequenos, é a melhor maneira de garantir que o ambiente permanecerá organizado, já que cada coisinha terá um espaço definido para ela.

O mesmo nem sempre acontece com espaços modulados, uma vez que são peças pré-fabricadas e que nem sempre serão capazes de atender as necessidades da sua cozinha pequena, o que resultará em espaços mal aproveitados e perda de dinheiro.

2. QUANDO FALAMOS DE ORGANIZAÇÃO PARA COZINHAS PEQUENAS, O MELHOR É OLHAR PARA AS PAREDES

Fotos: Reprodução | via e via

Nem sempre é possível investir em móveis planejados, principalmente em casos como o de um apartamento alugado no qual você não pretende ficar por muito tempo. Se esse for o seu caso, pare um pouquinho e olhe para as paredes: elas podem ser excelentes aliadas!

Uma ótima solução é instalar um painel do tipo pegboard na parede para organizar suas panelas mais bonitas e utensílios de cozinha diversos. O mais legal é que se trata de uma solução que ajuda você a organizar a cozinha e ainda deixa o espaço mais bonito!

3. ORGANIZE A DESPENSA

Fotos: Reprodução | via e via

Aproveite da melhor maneira possível o espaço interno dos armários. Comece organizando a despensa: retire todos os alimentos abertos das embalagens originais e organize tudo em potes transparentes, que facilitem a visualização.

Essa dica é ótima porque você pode até empilhar alguns desses potes de modo a aproveitar melhor o espaço vertical do armário, sem falar que tudo fica esteticamente mais bonito e organizado assim. Veja mais dicas de como organizar a despensa ou o armário da cozinha.

4. OTIMIZE O ESPAÇO DENTRO DOS ARMÁRIOS

Fotos: Reprodução | via e via

Outra dica muito legal é investir em organizadores próprios para armários da cozinha, como suportes de aramado para xícaras e pratos, que também auxiliam você na tarefa de aproveitar melhor o espaço vertical dentro do armário da cozinha.

5. ORGANIZE PANELAS E POTES COM TAMPA

Fotos: Reprodução | via e via

Quanto às panelas, organize-as por tamanho e tipo de utilidade. Como são peças que geralmente ocupam bastante espaço, tenha a certeza de manter na sua cozinha apenas as peças que você realmente usa no seu dia a dia. Descarte panelas muito velhas, com o cabo quebrado ou teflon danificado, que você não usa mais.

Quanto aos potes com tampas, procure guardar os potes e as tampas separados. Guarde um pote dentro do outro e armazene as tampas dentro de um organizador próprio para elas ou improvise com uma caixinha qualquer que você tenha em casa.

6. ORGANIZE A GELADEIRA

Fotos: Reprodução | via e via

Manter a geladeira limpa e organizada também é muito importante! Algumas dicas que eu tenho para você são: coloque na frente os produtos com prazo de validade menor, assim eles serão consumidos primeiro, e use cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira e organizar tudo. Você também pode ver outras dicas de como limpar e organizar a geladeira clicando aqui.

7. PORTA TEMPEROS MAGNÉTICO

Fotos: Reprodução | via e via

Se você gosta de cozinhar, provavelmente ama ter diferentes tipos de temperos na cozinha para usar nas suas receitinhas. Acertei, não é? Uma dica para organizar os potes de temperos é usar um porta tempero magnético, cujo imã permite que você organize os potinhos na vertical, inclusive na porta da geladeira, economizando espaço.

8. APROVEITE MELHOR O ESPAÇO DAS PRATELEIRAS

Fotos: Reprodução | via e via

Prateleiras são muito úteis na cozinha, para decorar e organizar itens diversos, então saiba tirar o máximo proveito delas. Use não apenas a parte superior da prateleira, mas a parte inferior também, pendurando potes para guardar mantimentos e itens da cozinha. Basta parafusar a tampa do pote na prateleira e depois rosqueá-lo. É uma ótima maneira de organizar a cozinha otimizando espaço!

9. LIBERE ESPAÇO NO BALCÃO

Fotos: Reprodução | via e via

Procure manter o balcão sempre limpo e com espaço livre, afinal, ele é um dos móveis mais importantes da cozinha, onde preparamos as refeições.

Em cozinhas pequenas, é muito comum querermos aproveitar cada espacinho para guardar as coisas, mas tente manter o balcão livre o máximo que conseguir. Afinal, não tem nada mais chato do que ter que realocar todas as coisas quando precisamos de espaço para cozinhar ou até para fazer uma refeição rápida na cozinha, não é verdade?

10. O QUE VOCÊ MAIS USA NA FRENTE

Fotos: Reprodução | via

Procure manter em locais de fácil acesso os itens que você usa mais no dia a dia. Nas prateleiras e armários mais altos, você pode armazenar aquilo que é utilizado apenas em determinadas ocasiões, como panelas grandes, travessas e pratos festivos. Além disso, procure não amontoar as coisas, pois isso só dificultará o processo de manter a cozinha organizada, uma vez que você estará sempre movendo as coisas de lugar para alcançar aquilo que deseja.

***

E, ah, tem um vídeo bem legal lá no canal do Casinha Arrumada no YouTube com ideias para decorar e organizar a cozinha que eu tenho certeza que você vai gostar! Olha só:

E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de organização para cozinhas pequenas! Um beijo e até a próxima! 🙂

Leia mais sobre organização da casa.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Livre-se da bagunça, uma gaveta de cada vez

6 erros de organização que você comete na sua casa

Escreva um comentário

Seu comentário*

5 comentários para “10 dicas de organização para cozinhas pequenas”

  1. 11/04/2017 às 12:21

    Inara
    Amo ambientes práticos e tudo em seu lugar! Adorei as inspirações e as dicas, de aproveitar pequenos espaços.

    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagram

    • 12/04/2017 às 13:02

      Obrigada, Sheyla! Fico feliz que tenha gostado do post!

      Um beijo e uma ótima semana para você também! 🙂

  2. 12/03/2018 às 17:21

    Adorei as dicas de organização. Já coloquei algumas em prática e hoje tenho uma despensa clean e toda separada por cestinhas organizadas por temas. Exemplo: itens do café da manhã em uma, guloseimas das crianças em outra, macarrão de vários tipos em outra, molhos e queijo ralado em outra e assim tenho feito. Quando chego do mercado é super prático guardar as compras.
    Adotei as cestinhas também na geladeira, tudo muito prático e super organizado.

    Parabéns pelo artigo.

    • 06/04/2018 às 13:35

      Que bom que gostou, Regiane!

      É ótimo quando a organização facilita a nossa rotina, né?

  3. angela silva
    05/09/2018 às 04:47

    muito rico esse blog parabéns.