Desde que eu comecei a gravar vídeos de faça você mesma para o YouTube, tenho juntado uma verdadeira coleção de materiais como tintas, pincéis, diferentes tipos de fitas, linhas, agulhas, colas, objetos de reciclagem, lápis, canetas, tecidos, caixas… E o problema é que são coisinhas pequenas que vão se avolumando e de repente você percebe que não tem lugar para acomodar tudo, sabe?

Foi por isso que eu comecei a pesquisar por opções na internet, ideias e soluções que eu pudesse usar aqui em casa para acomodar todo o meu material, e acabei percebendo que esse poderia não ser um problema só meu. Se você também faz trabalhos manuais em casa, provavelmente já teve dificuldades para lidar com todo o material que vamos acumulando com o tempo. Por isso, no post de hoje, trouxe para vocês algumas ideias de como decorar e organizar um ateliê em casa.

como-decorar-e-organizar-um-atelie-em-casa-8

Imagem: Sew Can Do

como-decorar-e-organizar-um-atelie-em-casa-6

Imagem: HGTV

O ESPAÇO DE TRABALHO

Meu sonho é ter um cômodo da casa só para organizar meus materiais. Acontece que simplesmente não existe essa possibilidade por enquanto e eu preciso mesmo lidar com a ideia de encontrar um espacinho, por menor que seja, para acomodar esses materiais no meu quarto. Eu pensei muito e a melhor solução que encontrei foi olhar para o espaço vertical e talvez pensar em algumas prateleiras e nichos específicos para essa função.

Agora se você tem o privilégio de ter um cômodo dedicado, procure criar um ambiente confortável, aconchegante e funcional. Acho que a palavra de ordem quando falamos em um ateliê em casa é organização. Como eu já disse, são muitas coisinhas pequenas (fitas, miçangas, retalhos de tecidos…) e se não houver organização, as coisas com certeza vão sair do controle.

Uma boa ideia é usar o seu home office como ateliê também.

COMO ORGANIZAR

As caixas organizadoras serão suas melhores amigas. Acho que a melhor opção é mesmo organizar tudo em caixas, talvez separar uma determinada categoria de material em cada uma. Por exemplo: em uma caixa você pode guardar todas as suas tintas, em outra os pincéis, em outra os retalhos de tecido e assim por diante. Outra dica legal é organizar categorias de materiais parecidos em uma mesma área do ateliê. Por exemplo: se a máquina de costura fica ali, coloque junto também suas linhas e barbantes, os tecidos, agulhas e aplicações. Isso acabará otimizando o seu trabalho, uma vez que não precisará se levantar de dois em dois minutos para procurar por algo.

como-decorar-e-organizar-um-atelie-em-casa-9

Imagem: Sew Can Do

Eu acho que reciclar materiais como caixotes e pallets no caso de um ateliê em casa faz todo o sentido. Você pode usar os caixotes como caixas organizadoras ou até criar uma estante com eles. Outra ideia legal é usar potes de conserva para organizar miudezas como pregos e botões.

Os quadros tipo pegboard também são uma ótima maneira de organizar o ateliê em casa, uma vez que eles permitem o encaixe de ganchinhos para pendurar todo tipo de material, desde tesouras e estiletes até barbantes e linhas.

COMO DECORAR

Iluminação é fundamental! Fica quase impraticável realizar trabalhos manuais sem uma boa iluminação, por isso, se você não conseguir aproveitar a luz do sol, opte pela iluminação artificial e instale lâmpadas e luminárias, principalmente sobre as bancadas de trabalho.

Um ateliê em casa tem tudo a ver com criatividade, então não hesite em inserir na decoração elementos que estimulem a sua criatividade e tragam boas lembranças.

Não guarde suas revistas nas gavetas! Deixe-as expostas para serem consultadas sempre que você precisar de inspiração! Elas também ficam lindas no resultado final da decoração!

***

E essas foram as dicas e inspirações de hoje sobre como decorar e organizar um ateliê em casa, pessoal! Espero muito que tenham gostado e se inspirado muito! Me contem: quem aí costuma realizar trabalhos manuais em casa? Como vocês organizam o material de trabalho de vocês? Estou precisando mesmo de ideias legais! 🙂

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

3 maneiras criativas de usar tambor na decoração

A cozinha dela: Raiza Costa, do Dulce Delight

Escreva um comentário

Seu comentário*

8 comentários para “Como decorar e organizar um ateliê em casa”

  1. 21/09/2016 às 12:11

    Eu amo materiais escolares, sempre fui apaixonada!
    Estou mais agora por essas inspirações <3
    Minha cara!!

    Beijocas, bezinha!
    ♡ Casal Be&Be ♡

  2. 23/09/2016 às 17:34

    Uau!
    Meu sonho é ter metade desse seu canto. O meu interesse por faço você mesmo é novo, aqui tem muita inspiração!
    Estou seguindo!
    Beijos!!!

    ♥Um ótimo dia pra você♥
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

  3. 27/09/2016 às 13:21

    Também não tenho um ateliê e meus materiais ficam guardados em diversas caixinhas, uma dentes da outra no guarda-roupa do quarto. É um transtorno quando preciso de algo, tenho que sair abrindo tudo. Sonho com um lugar só pra mim…
    Adorei o seu blog. Estou bisbilhotando tudo
    Bjk

    • 28/09/2016 às 20:47

      Fico feliz que tenha gostado do blog, Karine! Seja muito bem-vinda! 🙂

  4. Luci Moraes
    26/07/2017 às 01:15

    Olá querida Inara! VC não tem idéia de como tô feliz é inspirada cheia de vontade de continuar. Sabe estou começando agora e sem quase recurso, mas já me atrevo a costurar e também a desenvolver pequenas peças artesanais. E tem um quarto não muito grande na minha casa que tô tentando transformar em ateliê ” ou melhor num lugar para deixar a bagunça concentrada” kkk. As duas máquinas que tenho uma foi da Vovó ( que já brilha no céu) e a outra foi uma amiga que mim deu. E a mobília não é nova, mas não vou desistir e depois dessa moral que você deu, já vou começar a melhorar meu espaço que tanto amo, pois é de lá que sai um pedacinho do sustento da minha família. Te desejo tudo de bom, e espero receber mais inspirações. Desculpa pela carta. (Risos). Com carinho beijos!!! 🙂

    • 31/07/2017 às 12:26

      Oi, Luci! Que linda! Fico feliz que o post tenha inspirado você! E espero que o seu cantinho fique lindo, viu?

      Um beijo!

  5. 31/07/2017 às 21:21

    Amooo estou tentando montar um ateliê em casa adirooo ver coisas nivas